
17 Fevereiro 2025
A Nokia trouxe a tecnologia PureView para o 808, um smartphone que infelizmente trazia o Symbian para comportar tamanha qualidade de imagens. Agora, o Windows Phone recebe a novidade e passa a trabalhar com ela de forma muito superior ao que o falecido Symbian fez. É o caso do Lumia 1020 e seu sensor de 41 megapixels que faz fotos lindíssimas e com a melhor qualidade que já registrei com um smartphone. Além disso, o aparelho conta com um processador Snapdragon S4 de dois núcleos rodando a 1.5 Ghz, 2 GB de memória RAM e, neste caso, 64 GB de memória interna sem espaço para microSD (com tudo isso de memória, quem precisa de microSD?).
A caixa é bastante simples e lembra muito o que a Nokia entrega até para modelos de entrada, mas com uma lingueta de tecido e não do mesmo papelão que existe nos outros aparelhos da empresa. Dentro da caixa há todos os acessórios organizados, cada um no seu espaço delimitado e arrumado. O cabo microUS está presente, junto de um pequeno e belo carregador de tomada com porta USB, manuais de instrução e um fone de ouvido de ótima qualidade que acompanha a cor do aparelho.
Como o nosso Lumia 1020 é amarelo, o fone é no mesmo tom. Boa sacada a Nokia!
Olhando de fora nós temos a mesma cara que começou, lá no Nokia N9. É lindo e traz um plástico da melhor forma possível. Um bloco único, sem acesso a bateria e mesmo assim com um material de primeira qualidade. Na frente, a mesma configuração de vários Lumias está presente, com algumas variações para o tamanho físico de tela. O display conta com 4,5 polegadas que exibem pixels com tecnologia AMOLED, protegidos por um Gorilla Glass 3 em uma resolução de 1280 x 768 pixels. Existe também uma câmera frontal de 1.2 megapixel que faz filmes em até 720p.
Do lado direito, encontramos botões para a câmera, volume e liga/desliga do aparelho e tela. No lado oposto, nada.
Abaixo, está o microfone principal, entrada microUSB e alto-falante.
Acima, o microfone secundário, entrada para fone de ouvido no padrão de 3,5 milímetros e uma gaveta para o micro-SIM.
Atrás está o carro chefe deste aparelho. Há um enorme pedaço de metal fosco, com flash Xenon, luz guia para o foco, pontos para conexão de cases e a pomposa câmera de 41 megapixels, que também filma em Full HD com a possibilidade de aplicar um zoom de até quatro vezes no vídeo, sem perder qualquer qualidade da imagem - algo único, parabéns Nokia!
Diferente do Galaxy S4 Zoom, a lente deste aparelho não é enorme, não é estranha e não atrapalha a pegada do dispotivo. Ela apenas é pouco mais saltada, mais nada.
A pegada deste aparelho é tão confortável quanto o que existe em outros dispositivos da Nokia, os Lumias mais recentes. As bordas são arredondadas e a lente não atrapalha na firmeza. O policarbonato (plástico) é fosco e adere bem nas mãos, a lente, de metal, também é no mesmo padrão e apenas dá uma sensação mais gelada do que o restante do conjunto.
A tela é grande, não dá para usar muito bem com uma só mão pois as bordas do display são largas - mas isso não prejudica tanto assim a ergonomia. Suas dimensões são 130,4 milímetros de altura, por 71,4 milímetros de largura e 10,4 milímetros de espessura. Tudo isso somado junto de 158 gramas com a bateria 100% carregada.
Não é o aparelho mais fino e leve do mercado, mas dá um banho de qualidade no seu rival de fotografia, o Galaxy S4 Zoom.
O Windows Phone 8 que está presente neste gadget é exatamente o mesmo Windows Phone que está em outros aparelhos da Nokia, com os mesmos aplicativos e o mesmo desempenho de demais gadgets mais recentes da fabricante finlandesa. A tela inicial conta com uma série de atalhos que apresentam algumas informações, como widgets e a parte onde todos os apps instalados ficam visíveis fica na parte direita.
Para diferenciar este modelo de outros concorrentes, a Nokia traz alguns aplicativos próprios. O Angry Birds Roost, primeiro da lista de apps, é apenas uma forma de publicidade do fenômeno de pássaros criado lá no mesmo país da Nokia. Não, não é um jogo gratuito.
Seguindo, encontramos o Data Sense, que ajuda na hora de controlar quanto de dados você pode gastar de forma avulsa, mensal ou sem limites. O app mostra, no tempo estipulado, quanto foi utilizado de rede celular e quanto veio de redes Wi-Fi. Há também um programa de ajuda da Nokia, chamado de Nokia Care. Com ele o usuário encontra uma série de tópicos para ajudar na utilização do aparelho - como um manual de instruções.
Para tirar mais proveito - mesmo - da câmera, há dois apps. O Smart Cam permite que você escolha como quer tirar uma foto, ao escolher uma entre várias tiradas, criar uma sequência de fotos em movimento e mantendo o fundo intacto, focar no objeto em movimento, alterar apenas o rosto das pessoas para evitar olhos fechados e até remover um objeto da imagem. Basta segurar o disparador e esta lista de opções é exibida após bater a foto.
O outro app é o Nokia Pro Cam. Este app permite o controle de vários aspectos da foto, como o balanço de branco, o centro do foco, o ISO, o tempo de abertura do obturador e a compensação de luz da foto. É possível deixar tudo no automático, ou partir para as alterações manuais.
Um aplicativo da própria Nokia, junto dos anteriores, é o PhotoBeamer. Ele permite que fotos sejam compartilhadas com qualquer navegador (seja de tablet, computador ou outro smartphone) que pode acessar o site da empresa com este recurso - que aparece em um código QR na tela.
O navegador padrão do Windows Phone 8 ainda é o Internet Explorer. Ele funciona bem e abre as páginas com certa rapidez. Porém, mesmo com um hardware potente, o aparelho leva mais tempo para renderizar as páginas após o zoom, do que concorrentes como Android, iOS e BlackBerry.
A lista de games para Windows Phone não é tão rica quanto o que existe para Android e iOS, mas há alguns games bacanas e o grande trunfo de poder experimentar para depois saber se quer comprar. Bem, testamos então o Modern Combat 4, game mais recente da Gameloft para a franquia de tiro da empresa e que conta com gráficos bem bacanas. A GPU Adreno 225 lidou muito bem com a grande quantidade de detalhes que é exibido no game, com direito ao reflexo do Sol, transparência da água e partículas de todos os tipos flutuando na tela. Tudo sem um engasgo sequer.
O app de música é o mesmo que a Nokia entrega desde o primeiro Windows Phone. Com ele você pode ouvir rádio online e comprar canções na loja da Nokia, listar os shows que estão acontecendo nas proximidades e até tocar suas músicas em MP3 que estão no aparelho. Tudo foi reproduzido sem problemas, com direito a capa do álbum na tela.
O player de vídeo, padrão do Windows Phone e nada da Nokia, reproduziu vídeos de até 1080p sem qualquer problema ou engasgo quando alguma função dele era ativada.
A câmera é o carro chefe, de longe, deste produto. Ele pode não ter o hardware mais parrudo e nem a placa gráfica que entrega os melhores gráficos em games, mas a câmera é a melhor do mercado. Nenhum iOS, nenhum Android e nem BlackBery chega aos pés da qualidade - e não estou dizendo de megapixels, mas do resultado final da tecnologia PureView.
As fotos podem ser manipuladas manualmente com o Pro Cam ou registradas com tudo no automático no app padrão do Windows Phone - que é acionado com o botão físico da câmera. O Pro Cam permite os ajustes finos para ISO (que vai de 100 até 4.000), balanço de branco, modo de foco, velocidade do obturador (de 1/16000 até 4 segundos) e a compensação de luz. As fotos com boa iluminação ficam incríveis, com uma ótima reprodução de cores e alta taxa de contraste - mesmo com tudo no automático. As fotos podem ser capturadas em 5 megapixels e outra em 34 megapixels, para poder realizar algum corte e aproximar a imagem.
Com alguns ajustes, as fotos noturnas ficam com pouquíssimo ruído e com muitas informações. Mesmo no automático, o resultado é superior a qualquer concorrente. Nos vídeos a qualidade é igualmente excepcional, não há nada igual no mercado.
Pontos fortes
Pontos fracos
Se você procrua a melhor câmera em um smartphone, não há nada melhor
Tudo bem organizado e o fone na cor do aparelho, muito bem bolado
Extremamente confortável, mesmo com a lente mais para fora
Windows Phone não é tão simples de usar, para marinheiros de primeira viagem
Rodou tudo que testamos, sem mimimi
É o melhor smartphone para fotos, não há nenhum Android, iOS, BlackBerry ou qualquer outro que seja superior a este. O problema ainda é o Windows Phone e sua carência de bons apps
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Nokia Lumia 1020