
15 Fevereiro 2016
A linha de entrada da família Lumia de dispositivos conta com uma série de smartphones com hardware semelhante. É o caso do Lumia 625, que lembra um aparelho mais parrudo, mas que tem quase o mesmo hardware do Lumia 520 e com uma pegada maior para o público jovem - já que as cores dele são bem bacanas e estão distantes do preto e branco básicos. A Nokia trouxe um processador Snapdragon S4 rodando dois núcleos a 1.2 GHz, acompanhado de 512 MB de memória RAM e 8 GB de espaço interno que pode crescer com um cartão microSD de até 64 GB.
A caixa segue o padrão da Nokia de embalagens. Isso significa que você encontra um retângulo volumoso e na cor azul, com a foto as cores que você pode encontrar no mercado. Dentro dela, há uma separação para os manuais, carregador de tomada, cabo de dados e um simples fone de ouvido.
Um problema, aparentemente recorrente de aparelhos de baixo custo, é que a Nokia está incluindo apenas um cabo nanico para a conexão USB. Isto não é problema quando o usuário está em um notebook, mas para ligar no gabinete de um computador de mesa, a história é bem diferente.
Do lado de fora, encontramos um design muito semelhante aos outros aparelhos da segunda geração de smartphones Lumia, com o Windows Phone 8. Ele conta com capa colorida na parte traseira - branca, no nosso caso - e bordas totalmente arredondadas. Na frente, encontramos uma grande tela de 4,7 polegadas com resolução de 800 x 480 pixels, câmera frontal de resolução VGA e que filma também nesta resolução, junto do vidro Gorilla Glass 2.
Do lado direito, é possível notar os únicos botões físicos do dispositivo. Um para liga/desliga, outro específico para a câmera e outro para os controles de volume. Do outro lado, nada.
Na parte de baixo, há apenas um conector microUSB.
Em cima, a porta para fone de ouvido no padrão de 3,5 milímetros.
Atrás, alto-falante, flash LED e uma câmera de 5 megapixels que filma em Full HD a 30 quadros por segundo.
A bateria não é removível, mas a tampa traseira sim. Neste local, você encontra a entrada para chip da operadora e o slot para cartões microSD de até 64 GB. Mesmo com a tampa traseira removível, o encaixe é tão justo que passa a impressão de uma única peça, rígida e firme.
Como de costume da fabricante finlandesa, os dispositivos contam com uma pegada bem confortável para a linha de médio e alto custo. Não é diferente por aqui. As bordas arredondadas favorecem a pegada mais confortável e não demonstram fragilidade. Mesmo com a tampa da bateria removível, a sensação é de robustez e firmeza. Suas dimensões são: 133 milímetros de altura, por 72 milímetros de largura, por 9 milímetros de espessura. Tudo isso combinado com 159 gramas de peso total.
Este conjunto de fatores não faz com que o smartphone fique volumoso na calça, no bolso, mesmo que suas medidas não sejam as mais esbeltas e finas do mercado.
O Windows Phone 8 que está presente neste smartphone é exatamente o mesmo Windows Phone que está em outros aparelhos da Nokia, com os mesmos aplicativos e o mesmo desempenho de demais gadgets mais recentes da fabricante finlandesa. A tela inicial conta com uma série de atalhos que apresentam algumas informações, como widgets e a parte onde todos os apps instalados ficam visíveis fica na parte direita.
Para diferenciar este modelo de outros concorrentes, a Nokia traz alguns aplicativos próprios. O Angry Birds Roost, primeiro da lista de apps, é apenas uma forma de publicidade do fenômeno de pássaros criado lá no mesmo país da Nokia. Não, não é um jogo gratuito.
Seguindo, encontramos o Data Sense, que ajuda na hora de controlar quanto de dados você pode gastar de forma avulsa, mensal ou sem limites. O app mostra, no tempo estipulado, quanto foi utilizado de rede celular e quanto veio de redes Wi-Fi. Há também um programa de ajuda da Nokia, chamado de Nokia Care. Com ele o usuário encontra uma série de tópicos para ajudar na utilização do aparelho - como um manual de instruções.
Para tirar mais proveito - mesmo - da câmera há o Smart Cam, que não está instalado de fábrica, mas é possível instalar gratuitamente do Windows Phone Store. Ele permite que você escolha como quer tirar uma foto, ao escolher uma entre várias tiradas, criar uma sequência de fotos em movimento e mantendo o fundo intacto, focar no objeto em movimento, alterar apenas o rosto das pessoas para evitar olhos fechados e até remover um objeto da imagem. Basta segurar o disparador e esta lista de opções é exibida após bater a foto.
Um aplicativo da própria Nokia, junto dos anteriores, é o PhotoBeamer. Ele permite que fotos sejam compartilhadas com qualquer navegador (seja de tablet, computador ou outro smartphone) que pode acessar o site da empresa com este recurso - que aparece em um código QR na tela.
O navegador padrão do Windows Phone 8 ainda é o Internet Explorer. Ele funciona bem e abre as páginas com certa rapidez. Porém, mesmo com um hardware potente, o aparelho leva mais tempo para renderizar as páginas após o zoom, do que concorrentes como Android, iOS e BlackBerry.
Não estamos falando de um smartphone topo de linha, então não devemos esperar que ele rode os games mais recentes. Certo? Errado! Claro, não há algo de peso no estilo de Modern Combat 4, mas o recente Need for Speed: Hot Pursuit está presente e rodou perfeitamente. Há alguma redução de detalhes para adequar o título ao que há dentro do Lumia 625, mas tudo rodou sem qualquer travamento - em qualquer momento.
O app de música é o mesmo que a Nokia entrega desde o primeiro Windows Phone. Com ele você pode ouvir rádio online e comprar canções na loja da Nokia, listar os shows que estão acontecendo nas proximidades e até tocar suas músicas em MP3 que estão no aparelho. Tudo foi reproduzido sem problemas, com direito a capa do álbum na tela.
O player de vídeo, padrão do Windows Phone e nada da Nokia, reproduziu vídeos de até 1080p sem qualquer problema ou engasgo quando alguma função dele era ativada. Isso realmente me assustou, já que aparelhos concorrentes com Android sequer abrem o arquivo em 720p. Ponto extremamente positivo e prova que o hardware está em linha com o software, para tudo.
Diferente de outros smartphones de preço semelhante, até da Nokia, a câmera por aqui é bem positiva na qualidade final das imagens. São apenas 5 megapixels, mas cinco megapixels que sabem trabalhar as fotos de uma maneira como nenhum Android de mesma categoria consegue. As fotos em alta luminosidade ficam com muitos detalhes, reprodução razoável de cores e baixo nível de granulação.
Fotos com baixa luz fica com maior nível de granulação, mas com muita luz filtrada pelo sensor. Isso ajuda na hora de fotos bem visíveis - se você não levar em conta que ela está "suja" de granulados, uma consequência do ISO alto. Os vídeos acompanham a qualidade da fotografia e podem conter até 1080p de resolução - ou Full HD.
Pontos fortes
Pontos fracos
É um dos melhores Windows Phone, mas é possível encontrar quase o mesmo hardware por um preço mais bacana, na própria Nokia
Itens bem divididos e organizados, com material de ótima qualidade na embalagem
Muito confortável nas mãos
Windows Phone não é tão amigável ao usuário de primeira viagem
Roda tudo, quase tudo, que você quiser
Bom custo benefício, mas ainda pode ser substituído por um modelo mais simples da empresa, sem perder desempenho
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Nokia Lumia 625