07 Setembro 2024
O TudoCelular já analisou o RedMagic 9 Pro, um poderoso smartphone gamer que realmente vai deixar qualquer jogador empolgado. Mas não satisfeita, a fabricante Nubia resolveu lançar uma versão turbinada do aparelho, apelidado de 9S Pro, que traz a versão mais parruda do Snapdragon 8 Gen 3. Será que há apenas essa diferença ou o novo tem outras melhorias que o tornam uma compra ainda mais interessante? Vamos descobrir.
O Nubia Red Magic 9S Pro vem em caixa grande prateada e traz os seguintes acessórios:
- Carregador de 80W
- Cabo USB na cor vermelha
- Capinha transparente de silicone
- Guia do usuário
- Chavinha para gaveta do SIM Card
Por se tratar de uma versão turbinada, temos muito em comum entre os dois modelos e isso inclui o design. Em termos de medidas e peso, nada mudou. O RedMagic 9S Pro é feito em corpo de alumínio e conta com traseira em vidro que pode ser encontrada em versão transparente que exibe os parafusos internos para um visual mais industrial.
O celular gamer da Nubia tem design mais retangular e traseira completamente plana. É interessante ver um aparelho que foge de blocos saltados ou aros em destaques para câmeras. Isso deixa o design mais minimalista e agradável.
Inicialmente, parece que temos um conjunto triplo de câmeras na vertical ao primeiro olhar, mas o último círculo abriga o cooler de refrigeração. Até há uma terceira câmera que compõe o conjunto, mas esta vem logo abaixo do flash duplo de LED à direita das duas câmeras.
O sistema de dissipação foi atualizado. Ainda temos o pequeno cooler que chega a 22 mil rotações por minuto, mas agora há uma nova câmara de vapor e um gel mais eficiente para afastar o calor do chipset. A Nubia alega que o novo sistema é capaz de reduzir a temperatura em quase 20 graus.
Além dos LEDs no cooler, a numeração 9S também traz iluminação RGB, assim como os gatilhos na lateral direita do aparelho. Tudo é sincronizado para mudar de cor e pulsar a depender de qual jogo esteja jogando.
A fabricante não informa se o vidro traseiro possui alguma proteção especial contra riscos e impactos, mas na frontal temos o mesmo Gorilla Glass 5 da versão 9 Pro. Não espere por alguma certificação IP para resistência contra água, por conta do cooler de refrigeração.
É bom ver que a entrada padrão para fones de ouvido foi mantida e encontra-se no topo do aparelho perto do emissor infravermelho. O botão de energia tem formato circular e pouco usual, enquanto acima da tecla de volume encontramos a saída do sistema de refrigeração. Do mesmo lado há uma chave vermelha que serve para acionar a interface de jogos da Nubia.
Os gatilhos ficam nas extremidades do aparelho e podem não ser dos mais confortáveis, mas respondem bem ao mais simples toque e podem ser configurados nos jogos para servir de atalhos para mirar e atirar, assim como servir para outros propósitos.
O leitor biométrico vem incorporado à tela e responde bem. A gaveta na parte inferior não conta com slot para microSD. E na parte de conectividade temos o mesmo de antes: Wi-Fi de sétima geração, Bluetooth 5.3, NFC e 5G.
A parte frontal ostenta a grande tela de 6,8 polegadas que não possui furo para a câmera de selfie, já que o sensor vem escondido por baixo do display. O painel adotado é do tipo AMOLED 10-bit capaz de reproduzir mais de 1 bilhão de cores diferentes. A resolução é Full HD+ e traz taxa de atualização de 120 Hz.
Pode parecer pouco para um celular com apelo gamer, mas a fabricante tenta compensar com um sensor de toque que responde a 960 Hz, o que reduz consideravelmente a latência no tempo de resposta da tela e ajuda na hora de jogar games competitivos. O painel possui baixa oscilação de brilho para uso confortável em locais mais escuros.
Apesar de teoricamente ser o mesmo painel do 9 Pro, este até consegue ir um pouco além em brilho, mas não a ponto de competir com os melhores do segmento. De qualquer forma, você terá uma experiência agradável ao usar o 9S Pro fora de casa. Ainda não há suporte a HDR10+ ou Dolby Vision, o que é uma pena.
A taxa de atualização vem em modo automático que reduz para 60 Hz em conteúdo estático ou quando assiste algum vídeo. É possível travar o painel em três velocidades: 60, 90 ou 120 Hz.
A Nubia fez algumas mudanças nos alto-falantes do seu celular gamer. Ainda temos uma saída de som na parte superior e outra na parte inferior do aparelho. Porém, a potência sonora está mais limitada nesta edição, apesar de ainda entregar bom volume.
O que importa é que temos áudio imersivo com ótima qualidade. Os graves são profundos, os agudos são nítidos e os vocais são claros. Há alguma distorção quase imperceptível em níveis mais altos, mas isso não incomoda ao jogar ou ver filmes.
O RedMagic 9S Pro também traz o chipset Snapdragon 8 Gen 3, mas aqui temos a versão AC, a mesma encontrada em alguns celulares da Samsung que tem como diferencial uma maior frequência de operação da CPU e GPU. Esse modelo que testamos traz generosos 16 GB de RAM para entregar uma experiência superior para ninguém pôr defeito.
Claro, tudo isso é na teoria, já que na prática esse hardware mais potente não fez tanta diferença. Em nosso teste multitarefas tivemos o mesmo desempenho do RedMagic 9 Pro, apesar de ainda ser um bom resultado.
Curiosamente, tivemos resultado inferior no AnTuTu com este modelo, ao registrar média de 1 milhão e 600 mil pontos, enquanto a outra versão passa dos 2 milhões. Em outros benchmarks, como o GeekBench, tivemos números melhores no modelo 9S.
Como esperado de um celular desse porte, temos ótimo desempenho em jogos, mesmo nos mais exigentes com tudo no máximo. O sistema de dissipação garante que os componentes não superaqueçam e impactem no desempenho.
Ao acionar a chave na lateral do celular, você terá acesso à interface Game Space que abre um menu que sobrepõe o jogo com informações sobre CPU, GPU, temperatura e outros. É possível bloquear o recebimento de notificações, iniciar uma gravação ou fazer uma rápida captura do jogo. Esse menu também surge ao abrir qualquer jogo.
Os gatilhos são mapeáveis, para que você configure como achar melhor e assim ter uma experiência superior ao jogar. Também é possível fazer isso com teclado, mouse ou gamepad que estiverem conectados ao RedMagic 9S Pro.
O RedMagic 9 Pro quebrou recorde de autonomia e se tornou o melhor celular que passou pelo TudoCelular. Com isso, criamos muita expectativa sobre a versão 9S Pro. Será que o novo é ainda melhor?
Apesar da mesma bateria de 6.500 mAh e o hardware similar, o 9S acabou rendendo menos em nosso teste com autonomia de 38 horas de uso moderado, o que não deixa de ser excelente, mas não tanto quanto as 42 horas do outro modelo. Isso mostra que o Snapdragon turbinado cobra o seu preço.
Ele vem com carregador de 80W na caixa que leva 40 minutos para recarregar totalmente. Uma carga rápida de 15 minutos já recupera metade da bateria e chega a mais de 80% com meia hora na tomada.
O conjunto fotográfico é formado por câmera principal de 50 MP que vem com sensor ISOCELL GN5 da Samsung e traz estabilização óptica integrada. A secundária também vem com sensor de 50 MP da Samsung, porém aqui temos o JN1 com menor abertura focal e mais limitado para fotos noturnas. E por fim, temos um sensor simples de 2 MP.
Não espere muito da qualidade das fotos. Em locais bem iluminados até terá imagens decentes, mas há ruído acima da média e a faixa dinâmica é bastante limitada. O contraste é um pouco exagerado, mas as cores até agradam.
Principal | ultra-wide
A secundária está ali para permitir capturar mais dos cenários, mas tende a registrar fotos mais escuras e com contraste ainda mais exagerado que acaba matando os detalhes das sombras. Pelo menos essa câmera não apresenta grande perda de qualidade ao fotografar à noite.
Se você é fã de fotos desfocadas, terá que ter paciência com o 9S Pro. Em várias tentativas feitas, ele acabou desfocando a nossa modelo ao invés do cenário no fundo. E mesmo quando acerta o plano ainda apresenta erros na separação.
Desfoque
Macro
Não espere muito das fotos noturnas. O RedMagic 9S Pro possui um sério problema em lidar com pontos luminosos, deixando a imagem estourada e com ruídos mais visíveis. Há modo noturno dedicado que tenta corrigir tais problemas, mas faz pouca diferença no resultado final.
Noturno
E temos a câmera sob o display que traz um sensor de 16 MP. Por mais que a Nubia venha investindo em diversas melhorias para reduzir o impacto causado na qualidade pelos pixels da tela na frente do sensor, ainda temos imagens com baixa nitidez que ficam no nível de celulares de entrada. Selfies noturnas são ainda piores e sofrem bastante com pontos luminosos.
Selfies
A filmadora traseira grava na resolução máxima 8K a 30 fps e a frontal fica limitada apenas a Full HD. As filmagens são boas com a traseira e saem bastante suavizadas com a frontal, sendo dispensáveis quando há pouca luz. Há estabilização do tipo óptica na câmera principal que lida bem com parte dos tremidos, mas acaba deixando o foco lerdo em cenas em movimento. A captura de som é estéreo, mas poderia ter melhor qualidade.
O 9S Pro vem com Android 14 de fábrica modificado pela interface RedMagic OS 9.5. Não espere por atualizações mensais de segurança, já que no momento em que testamos ele estava alguns meses atrasado.
Como IA é a modinha do momento, a Nubia não poderia ficar de fora e também incorporou alguns recursos otimizados por inteligência artificial em seu celular gamer. A empresa alega que a IA é capaz de identificar jogos para oferecer informações úteis de como ter uma melhor experiência.
Até os comandos de voz são otimizados pela IA para melhorar a eficiência do sistema e de recursos que rodam em segundo plano. Entre as novidades de software temos os Super Wallpapers, que são basicamente jogos retrô como Tetris que podem enfeitar a sua tela inicial e ainda poderá interagir com eles.
O Always on Display também ganhou melhorias focadas nos jogos ao exibir informações e recomendações dos games que você curte no momento. O LED na traseira é customizável permitindo escolher o tipo de efeito, som e a cor.
Há também outros recursos encontrados em muitos celulares, como a Barra Lateral para acessar rapidamente seus apps favoritos ou a Esfera de Assistência para quem tem dificuldade em manusear um celular com tela grande.
O RedMagic 9S Pro é um melhor celular gamer que o ROG Phone 8? O da Asus traz certificação IP68, o que não deixa de ser um extra bacana. Ele também tem cooler, mas este fica em acessório acoplado na traseira do aparelho. Aqui temos tela de 165 Hz para uma fluidez superior e som mais potente. Apesar de ambos virem com Snapdragon 8 Gen 3, o ROG foi mais ágil em nosso teste multitarefas, enquanto o RedMagic leva a melhor em bateria. Nenhum empolga em câmeras, mas o Asus faz melhores fotos.
Vale a pena investir em celular gamer ou o Galaxy S24 Ultra seria a melhor escolha? O da Samsung tem proteção contra água e S Pen como diferenciais, além de atualizações garantidas por vários anos. Ele é mais ágil no multitarefas, mas perde em autonomia de bateria e tempo de recarga. Em câmera temos larga vantagem para o topo de linha da Samsung.
Pontos fortes
- Sistema de dissipação eficiente com cooler
- Ótima experiência multimídia
- Desempenho exemplar em jogos
- Bateria dura muito e recarrega rápido
Pontos fracos
- Poderia ser mais ágil no multitarefas
- Conjunto fotográfico limitado
- Câmera sob a tela faz selfies ruins
- Sem muitas novidades comparado ao RedMagic 9 Pro
Seu custo-benefício é interessante, especialmente para quem não se importa tanto com câmeras
Embalagem traz potente carregador e capinha de silicone
O RedMagic 9S Pro é um grande bloco liso e escorregadio, mas vem com capinha na caixa
Sistema da Nubia flui bem, mas peca na tradução para nosso idioma
Tela tem bom nível de brilho, apesar de ficar devendo HDR10+ e Dolby Vision; parte sonora empolga com som potente e de qualidade
O RedMagic 9S Pro é um ótimo celular para jogar e vai conquistar os gamers exigentes
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Nubia RedMagic 9S Pro