» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.999

Oppo Reno 7

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Oppo é mais uma fabricante chinesa que chegou oficialmente ao mercado brasileiro e o seu primeiro smartphone a desembarcar por aqui é o Reno 7. Ele é um modelo intermediário que briga no segmento mais acirrado ao disputar com várias fabricantes pelo melhor custo-benefício. Será que ele garante um preço mais justo pelo conjunto que alternativas na Samsung, Motorola e realme? Vamos descobrir.

Acessórios

O Oppo Reno 7 vem em caixa de duas cores, sendo verde por fora e preta por dentro. Além do aparelho, você encontrará os seguintes acessórios:

  • Carregador de 33W
  • Cabo USB no padrão C
  • Capa de silicone
  • Guia de usuário
  • Chave da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

A Oppo decidiu apostar em design clássico para o Reno 7 ao trazer um celular com traseira plana e laterais retas. O bloco de câmeras é mais quadrado com duas delas em destaque na parte que combina com a cor do aparelho, enquanto há uma faixa preta mais fina que abriga a terceira câmera e o flash em LED.

Disponível nas cores Azul Aurora e Preto Cósmico, o Reno 7 conta com acabamento feito em plástico fosco de boa qualidade. Ele não chega a acumular marcas de dedo com facilidade e apresenta um pouco de brilho quando exposto sob luz forte para dar um apelo mais chamativo.

A Oppo faz questão de promover a resistência à água do Reno 7, mas aqui temos uma certificação mais simples, a IPX4, que garante apenas proteção contra respingos. Um diferencial bacana fica para a Luz Orbital, um aro em LED ao redor da câmera secundária que acende para informar sobre notificações e chamadas perdidas.

O Reno 7 é um aparelho fino e leve que traz leitor biométrico do tipo óptico integrado à tela. Ele fica em posição mais baixa que o ideal, mas responde bem ao mais leve toque no sensor. A moldura frontal não é das mais finas da categoria e a borda inferior possui o triplo da espessura das demais. Há entalhe em formato de furo para a câmera de selfies, ficando localizado no canto esquerdo.

Na lateral direita do Reno 7 temos o botão de energia; ficando o de controle de volume do lado oposto, onde também encontramos a gaveta tripla para dois chips e cartão microSD. Há conector para fones de ouvido na parte inferior, assim como entrada USB-C, alto-falante e microfone de chamadas. No topo temos apenas um segundo mic para captura de som estéreo.

O Reno 7 não possui conectividade 5G e nem NFC. Aqui temos um intermediário mais simples com suporte a Wi-Fi AC para redes 5 GHz e Bluetooth 5.1.

Tela e som

O intermediário da Oppo traz tela de 6,43 polegadas com painel OLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. É uma boa configuração para o segmento ao qual se posiciona e ainda consegue alcançar até 180 Hz de resposta de toque da tela para aprimorar a experiência com jogos.

Um dos detalhes da tela do Reno 7 é o seu nível de brilho máximo que fica no mesmo patamar de alguns intermediários premium. O que fica devendo é suporte a HDR10 para aproveitar mais de serviços de streaming e a calibração de cores que tende para branco azulado independente de qual modo escolher.

A taxa de atualização se comporta de forma automática ao alternar a velocidade a depender do uso. Basicamente, em apps, interface e alguns jogos terá 90 Hz, enquanto ao usar a câmera, Google Maps ou reprodutores de vídeo terá 60 Hz. Também é possível travar a tela na velocidade mais baixa para economizar bateria.

Como temos apenas uma saída de som na parte inferior, ficamos limitados a áudio mono. Ele não é dos mais potentes, mas garante bom equilíbrio entre graves, médios e agudos.

Desempenho

O Reno 7 vem com Snapdragon 680 aliado a 6 GB de RAM. O modelo vendido no Brasil possui 128 GB de armazenamento, um tamanho comum entre intermediários e suficiente para garantir muito espaço sem precisar recorrer a cartões de memória.


O Snapdragon 680 é um hardware comum no segmento presente em aparelhos como o realme 9 e Moto G52. É possível usar parte do armazenamento para estender a RAM, mas ainda assim não foi suficiente para o Reno 7 entregar boa experiência multitarefas. Ele tende a recarregar alguns apps abertos em segundo plano, especialmente jogos.

Em benchmarks temos resultados mistos. Ele supera o Moto G52 no AnTuTu, mas fica abaixo do realme 9. E jogos? Call of Duty rodou liso na qualidade muito alta com taxa de quadros no médio e recursos extras ativados. O PUBG entregou boa fluidez com gráficos no balanceado e extras habilitados.

Bateria

Enquanto celulares intermediários trazem bateria de 5.000 mAh, o Reno 7 tem apenas 4.500 mAh por conta do perfil mais fino. A boa notícia é que a boa otimização feita pela Oppo garante ao aparelho autonomia superior comparado a outros celulares com baterias maiores.


Em nosso teste padronizado chegamos perto de 30 horas de uso moderado, o que é suficiente para um dia inteiro longe de tomadas mesmo em uso mais pesado. A Oppo manda um carregador de 33W com o aparelho que demora pouco mais de uma hora para encher totalmente a bateria.


Há também tempo de recarga ágil em recargas curtas. Com 15 minutos na tomada terá um terço da bateria para usar e mais da metade com meia hora.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por câmera principal de 64 MP, uma de desfoque com resolução de 2 MP e uma microscópica com mesma resolução. A Oppo achou melhor deixar a ultra-wide de lado e apostar em câmera capaz de capturar os pequenos detalhes. Já na parte frontal temos uma câmera com resolução de 32 MP e foco fixo.

O Reno 7 registra boas fotos com cores vibrantes, sem saturação excessiva e amplo alcance dinâmico. É possível notar um pouco de ruído nas fotos, mas é apenas perceptível quando se amplia as imagens e verá a granulação em sombras.

Padrão | 64 MP



A boa notícia é que o modo 64 MP resolve o problema e temos imagens mais limpas, por mais que a nitidez não seja ampliada com o ganho de resolução. Há atalho para zoom de 2x que captura imagens com alta qualidade e pouca perda; realmente impressiona para um aparelho intermediário sem zoom óptico.

Zoom



O Reno 7 não se destaca em locais com pouca luz. Há queda acentuada na nitidez, enquanto os ruídos ficam ainda mais evidentes. O excesso de contraste deixa as sombras muito escuras, matando seus detalhes. O modo 64 MP não chega a fazer tanta diferença, apesar de dar uma suavizada no granulado.

Desfoque



A câmera de desfoque faz um bom trabalho e até supera vários intermediários no efeito bem aplicado em cenários mais complexos. A câmera microscópica é interessante para quem curte registrar pequenos detalhes, mas é preciso ter paciência para acertar a distância correta e não pode tremer a mão pois a foto sai borrada facilmente.

Microscópica



A frontal registra boas selfies e tem desfoque bacana, apesar do modo retrato deixar algumas falhas evidentes. Selfies noturnas possuem bastante ruídos, mas será possível capturar boas fotos se ficar próximo de uma fonte de luz.

Selfies



A filmadora grava a no máximo Full HD a 30 fps, seja com a traseira ou frontal. Os vídeos apresentam boa qualidade em locais bem iluminados, apesar das cores não terem a mesma saturação vista nas fotos. Há estabilização eletrônica que lida bem com tremidos e o foco é bastante ágil. A captura de som é estéreo e apresenta boa clareza e muitos detalhes.

Software

O Reno 7 vem com Android 12 modificado pela ColorOS 12.1. O sistema flui bem e traz alguns recursos interessantes, mas não vem com uma tonelada de funcionalidades como é visto em celulares da Samsung ou Xiaomi.

Você encontrará um menu onde pode ativar o LED na traseira do aparelho, escolhendo se ele deve alertar apenas sobre ligações perdidas ou também notificações no geral. Também é possível deixar o LED ligado enquanto o celular é recarregado. Se não quiser ser incomodado pelo brilho do LED durante a noite, basta selecionar o horário em que o recurso deve ficar ativo.

É possível customizar a interface e alterar os ícones, fontes, formatos dos atalhos, animações do leitor biométrico e Always-on display. Há um menu flutuante com atalhos para vários apps, assim com aplicativos da própria Oppo que substituem os nativos do Android. Também há um gerenciador de jogos com a opção de desativar notificações para não atrapalhar sua jogatina.

Rivais

O Reno 7 tem seus pontos fortes, mas chegou ao Brasil custando R$ 3 mil, o que compromete seu custo-benefício. Quais alternativas mais baratas temos no mercado nacional atualmente?

O realme 9 é uma ótima alternativa chinesa que vem com o mesmo hardware e foi até mais ágil em nosso teste de velocidade e ainda tem bateria que dura mais. Ele possui câmera de 108 MP que captura fotos mais nítidas e também possui tela AMOLED de 90 Hz com alto brilho.

Da Samsung há o Galaxy A53, que também vem com câmera de 64 MP, mas traz ultra-wide e registra melhores fotos noturnas. O modelo coreano também tem tela AMOLED com brilho forte com taxa de atualização de 120 Hz para fluidez superior, sem esquecer do som estéreo que aprimora a experiência multimídia. Ele vem equipado com Exynos 1280 que entrega desempenho superior, enquanto a bateria rende menos e demora mais para recarregar. O intermediário da Samsung ainda tem melhor resistência contra água.

O Moto G82 também é uma boa alternativa, sendo mais opção 5G, como o Galaxy A53. Aqui temos a plataforma Snapdragon 695 que traz maior poder e garante melhor desempenho comparado ao Reno 7. Na parte multimídia há tela de 120 Hz e som estéreo para boa experiência com filmes e jogos, enquanto a bateria dura menos, mas não fica tão abaixo do modelo chinês.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela AMOLED com brilho forte
  • Boa autonomia de bateria
  • Rápido tempo de recarga
  • Câmera registra boas fotos diurnas

Pontos fracos

  • Som mono
  • Desempenho abaixo da média
  • Câmera não empolga em locais escuros
  • Preço salgado no Brasil
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O preço cobrado no Brasil está bem acima do que realmente vale

Embalagem e características

Embalagem vem com potente carregador e capinha de silicone

Comodidade

O Reno 7 é um celular fino e leve, o que o torna confortável de segurar

Facilidade de uso

A ColorOS não é uma interface lotada de recursos e responde bem aos comandos do usuário

Multimídia

Tela tem bom nível de brilho, mas ficou devendo um potente som estéreo

Votação Geral

O Oppo Reno 7 é um celular bacana para o segmento intermediário e pode ser uma boa compra em promoções

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Oppo Reno 7