» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preo Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponvel.

Poco F2 Pro

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

Xiaomi lançou o primeiro Pocophone em 2018 com a promessa de revolucionar a proposta de celular com custo-benefício matador. De lá para cá essa linha acabou virando uma marca independente e agora temos o merecido sucessor do lendário F1 que chega sob o nome de Poco F2 Pro. Ele evoluiu em todos os sentidos, mas será que ainda acerta no preço? É o que vamos conferir.

Acessrios

A Xiaomi manteve a tradição de lançar o novo Poco em caixa escura com nomes em cores chamativas. Em seu interior você encontrará:

  • Carregador de 30W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Capinha de silicone transparente
  • Chavinha para gaveta SIM
  • Guia rápido do usuário
Design e construo

Se você acompanha os lançamentos da Xiaomi já deve imaginar que o Poco F2 Pro é, na verdade, algum outro modelo da chinesa que foi renomeado. E é exatamente isso que temos aqui. O F2 Pro é uma variante do K30 Pro. Os dois são idênticos, tanto por fora quanto por dentro. Então se você está interessado no Redmi, esta análise também serve para você.

Como dito, o primeiro Poco tinha a missão de ser barato. O novo meio que deixa essa exigência de lado. Ele cresceu e seu acabamento melhorou. Não temos mais o corpo simples de plástico, mas agora uma estrutura de metal com traseira em vidro e proteção Gorilla Glass 5, também presente na tela. Podemos dizer que é a mesma qualidade do Mi 10.

O entalhe gigante foi eliminado e agora temos câmera no estilo pop-up para evitar qualquer furo ou recorte na parte frontal. A biometria na traseira foi para a tela e funciona muito bem. O layout das câmeras está mais destacado com quatro sensores organizados em formato de X em parte circular elevada que lembra a tampa de bueiro dos antigos Motorolas.

O Poco F2 Pro é vendido como um verdadeiro flagship e como tal traz o de mais atual em tecnologias como Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.1 e desta vez há NFC e infravermelho. Se você já está buscando um celular com conexão 5G, então é mais um ponto conquistado pelo novo Pocophone.

Tela e som

Sua tela é Super AMOLED com resolução Full HD+. Ela alcança brilho muito alto quando no sol, tem cores vívidas (apesar de vir configurado para tons mais frios por padrão), o preto é perfeito e o ângulo de visão é amplo. Por não ter tela curva como no Mi 10, há uma incidência muito menor de reflexos. Só ficou faltando ter 90 Hz para ficar completa.

Se você é fã da linha Galaxy por suas telas com cores que saltam aos olhos, você pode mudar o perfil de calibração para a opção Saturada e ter algo similar no F2 Pro. E há suporte a HDR10 para que você aproveite conteúdo do tipo no YouTube e NetFlix.

Até agora tudo parece ótimo com o F2 Pro, mas vamos para a primeira decepção. Assim como o K30 Pro, ele também só tem uma saída de som localizada ao lado da porta USB-C. O som é potente, mas muito seco. Os graves são inexistentes e temos grande predomínio dos agudos com pequena distorção quando o volume está no máximo.

Desempenho

Segunda decepção com o F2 Pro vai para o seu desempenho. Em nosso teste padronizado de velocidade tivemos resultado muito abaixo do Mi 10 e outros com Snapdragon 865. A culpa está no gerenciamento de RAM que mata tudo em segundo plano, talvez para fazer a bateria render mais.

Já em benchmarks temos pontuações altas que beiram a 600 mil no AnTuTu. Se você é do tipo que gosta de se exibir com pontos inflacionados em testes sintéticos ficará feliz com o F2 Pro.


Por ter tela de apenas 60 Hz não espere mais de 60 fps em jogos e é isso que terá em games mais leves. No PUBG na qualidade Ultra HDR conseguimos média de 40 fps, enquanto Asphalt 9 ficou na faixa dos 30 fps como é comum na maioria dos celulares Android.

Cmeras

O primeiro Pocophone tem apenas duas câmeras, o novo traz o dobro. O sensor principal de 64 MP é o mesmo visto no Redmi Note 9 Pro, porém demais câmeras são mais avançadas. Por padrão ele comprime as imagens em 16 MP. Você pode tirar fotos na qualidade máxima para registrar um pouco mais de detalhes, porém a custo do triplo do espaço.

Não espere pela mesma qualidade do Mi 10, o F2 Pro registra fotos similares a de intermediários com câmera de 64 MP. As fotos apresentam boas cores, o HDR funciona bem e não vemos exagero em nitidez ou saturação.

Padrão | 64 MP


Principal | Ultra-wide




A câmera ultra-wide entrega fotos com mesmo nível de contraste e exposição ao fotografar de dia. Apenas as cores que às vezes tendem para um tom mais quente. O mais interessante é ver que o software faz uma boa correção de lente para evitar as usuais distorções que normalmente vemos neste tipo de câmera. Porém à noite espere fotos mais escuras e com nitidez inferior.

Há um atalho de 2x no app de câmera, mas como o F2 Pro não possui câmera com lente realmente teleobjetiva, ele basicamente só usa a principal e realiza um pequeno corte na imagem. E se você for fotografar algo que estiver muito longe pode esperar fotos com qualidade bastante baixa.

Modo noturno


Modo retrato



Fotos noturnas são apenas decentes. Há ruídos, queda de nitidez e artefatos aparentes. Você pode usar o modo noturno para reduzir esses problemas, mas os detalhes perdidos nas sombras não são restaurados.

A câmera macro é ótima. Tem foco automático e permite chegar bastante perto do que deseja fotografar. A câmera de desfoque também funciona bem e erra pouco em cenários bem iluminados. À noite já apresenta algumas falhas e ruídos.

Selfie



A câmera pop-up é capaz de tirar belas selfies com muitos detalhes, bom tom de pele e não sofre em locais mais escuros. O efeito de desfoque do modo retrato é bastante convincente com a frontal.

Enquanto a linha Galaxy S20 filma em 8K a 24 fps, o F2 Pro consegue entregar 30 fps para maior fluidez. Em filmagens de dia temos cores vibrantes com bom contraste e nível de detalhes. O sistema de estabilização funciona bem, porém o foco não é ágil como o Mi 10 ou outros top de linha.

A ultra-wide é capaz de gravar em 4K com nitidez inferior e alguns ruídos. Já a frontal faz um bom trabalho, mas está limitada a filmar apenas em Full HD. A captura de áudio, no geral, é boa, porém falta um melhor trabalho de cancelamento de ruídos.

Bateria

Um dos maiores pontos fortes do F2 Pro é sua bateria de 4.700 mAh que garante mais de 25 horas de autonomia em uso moderado. Ele é o segundo melhor top de linha dos que testamos no último ano, ficando colocado no ROG Phone 2 com sua gigante bateria de 6.000 mAh.


O tempo de recarga também é muito bom com média de 1h e 11 minutos para fazer o celular ir de 0 a 100%. Com uma carga rápida de 15 minutos você recupera quase 30% de bateria.

Software

O F2 Pro vem com Android 10 e interface Poco Launcher baseada na MIUI 11. Diferente dos demais celulares da Xiaomi, aqui você recebe um software mais simplificado e com aparência mais próxima do Android padrão. Você tem uma gaveta de aplicativos como é usual e não tudo jogado na tela inicial como a Xiaomi adora fazer.

O destaque fica para o Game Turbo que permite bloquear chamadas e notificações enquanto você joga. Você pode criar perfis para cada jogo onde é possível ajustar a resposta ao toque e a sensibilidade para toques repetitivos, o que ajudará em alguns games. Também é possível medir o fps.

Rivais

O Poco F2 Pro é um celular que fica entre os intermediários premium e os verdadeiros flagships. É algo parecido com que temos com o Galaxy S10 Lite e iPhone SE. Ele vale mais a pena que os rivais da Samsung e Apple?

Ele sai mais caro que rivais nacionais, mesmo que você decida importá-lo. Você leva um celular mais lento, mas que entrega melhores câmeras e bateria.

Se você está de olho nele apenas por causa da câmera pop-up e a tela sem furos, o One Fusion Plus custa quase metade. Tudo bem, o Motorola é inferior em tudo, mas ainda é um ótimo celular.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Bela tela AMOLED
  • Ótima autonomia de bateria
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Falta IP68
  • Poderia ter som estéreo
  • Desempenho abaixo dos rivais
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

O Poco F2 Pro um timo top de baixo custo, pena que import-lo sai mais caro que seus correntes aqui no Brasil

Embalagem e caractersticas

Embalagem escura com escritas em amarelo a marca da linha Poco; voc recebe capinha de brinde, mas nada de fone de ouvido

Comodidade

O Poco F2 Pro um celular grande e de vidro com traseira curva, o que o torna escorregadio; pelo menos vem capinha de proteo

Facilidade de uso

O F2 Pro vem com Android modificado pela Poco Launcher baseada na MIUI e traz gaveta de apps por padro

Multimdia

Tela tem brilho alto e boas cores, s faltou som estreo equilibrado para uma tima experincia multimdia

Votao Geral

O Poco F2 Pro um timo top de baixo custo, s faltou ter desempenho melhor pelo hardware que possui

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Poco F2 Pro

Aviso de preo
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notific-lo quando este produto estar disponvel online