
20 Junho 2018
O Quantum Muv Up vem em uma caixa preta, de formato quadrado, no mesmo padrão dos outros aparelhos da marca. A diferença para o GO2 ou para o YOU, também lançados este ano, é que o Muv Up tem seu nome gravado na tampa da caixa, em uma tinta brilhante.
Dentro dela, temos o aparelho, junto a um adesivo da Quantum e a uma carta de agradecimento por entrar na família. Os acessórios incluídos são um adaptador de parede de 5V e 1,5A; um fone de ouvidos de qualidade razoável, que apenas quebra um galho; e o cabo de dados e energia USB para micro USB. Além, claro, do manual do usuário.
Temos aqui um aparelho com aparência bastante modificada em relação ao seu antecessor mais direto, o Muv Pro. O Muv Up tem cantos e bordas arredondados e acabamento plástico, o que ajuda bastante na pegada deste aparelho de dimensões de 153.3 x 76.9 x 8.9 mm, e 149 gramas de peso.
A parte traseira tem uma textura áspera na versão preta, que ajuda a evitar que o aparelho escorregue das mãos. Alguns usuários podem estranhar no começo, mas é bem rápido de se acostumar. Nas cores azul e rosa, essa tampa é de plástico brilhante.
A câmera fica em uma leve lombada, centralizada, acima do flash dual tone e do leitor de digitais, em uma saliência para dentro. Esse formato ajuda bastante a encontrar o sensor com o dedo. Lá embaixo, encontramos o alto falante. Essa capinha é removível, e dá acesso aos slots dos chips micro SIM e a entrada do cartão de expansão. A bateria não sai.
Na lateral direita, encontramos os botões de volume e o liga/desliga, que também faz as vezes de atalho da câmera. Eles se encontram em uma saliência prateada que quebra um pouco a harmonia do design, mas facilita na hora de procurar esses botões físicos.
O lado esquerdo é liso, e a parte de baixo só tem o microfone, enquanto os dois conectores, do cabo de dados e energia e o de fone de ouvidos, ficam na parte de cima. O micro USB ainda é, digamos, invertido, ficando a parte chata para cima, o que confunde um pouco no começo, mas também é fácil de se acostumar.
A parte frontal tem a câmera de selfies, dentro de um círculo desenhado, que acaba atraindo um pouco a atenção. O alto-falante de chamadas fica no centro e temos um flash frontal aqui também. Na parte de baixo, uma borda desnecessária, com o nome da marca.
A tela de 5,5 polegadas IPS LCD tem resolução HD, com aproximadamente 267 pixels por polegada de densidade, e usa a tecnologia TruView II, que ajuda a trazer cores um pouco mais vibrantes e e contraste diferenciado, pois tem camadas a menos entre o vidro e a tela.
Esse display é construído sob um vidro 2.5D e não possui proteção Gorilla Glass, mas sim um vidro temperado que, segundo a Quantum, evita alguns dos principais arranhões que um smartphone pode sofrer. De fato, o display continua limpinho mesmo depois de nossos testes, apesar de não termos exigido muito nesse sentido.
As cores são realmente muito interessantes neste aparelho, apesar do preto apresentar um tom um pouco acinzentado. Mas o dispositivo ainda oferece o recurso MiraVision, permitindo ao usuário ajustar a exibição do conteúdo ao seu gosto. Isso inclui um modo de contraste dinâmico, que torna o preto ainda mais profundo, e o branco mais claro.
Quanto ao brilho máximo e mínimo, o Quantum YOU não deixou a desejar aos seus concorrentes diretos, apresentando boa visibilidade embaixo do sol e exibição confortável para ambientes noturnos.
A Quantum manteve o chipset e a placa gráfica do Quantum Muv Pro neste dispositivo, mas aumentou a quantidade de memória RAM e de armazenamento, o que deu um resultado bastante satisfatório.
O Muv Up vem com o processador MT6753 da Mediatek, com placa gráfica Mali-T720 MP3. São 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, dos quais 26,03GB estão disponíveis para o usuário, sendo o restante ocupado pelo sistema. O dispositivo aceita cartão microSD de até 128GB.
Em nosso teste de velocidade, o Muv Up conseguiu concluir a primeira volta em apenas 1min21s92, e manteve todos os apps abertos para a segunda volta, concluída em mais 23s60, totalizando 1min45s. Esse tempo é muito bom para a categoria, e ficou à frente de alguns de seus rivais diretos.
Para quem gosta de números de benchmark, eis os resultados que obtivemos:
Já o desempenho em jogos é bem razoável. Pelo preço cobrado, o Muv Up pode oferecer uma experiência em jogos bem satisfatória, ainda mais considerando que quem comprar um aparelho desses não deve exigir tanto na hora de jogar.
Utilizamos a ferramenta Gamebench para medir a taax de quadros por segundo que o dispositivo consegue rodar alguns dos mais populares jogos disponíveis da Google Play. Foram 27 FPS tanto no Asphalt 8 quanto no Modern Combat 5, e 57 FPS no Subway Surfers. Marcas boas, mas que daria para melhorar um pouco.
O conjunto de câmeras do Quantum Muv Up tem sensores de 13 megapixels na frente e atrás. Porém, enquanto a câmera principal tem abertura f/2.0, a frontal deixa entrar um pouco menos luz, com f/2.4. Ambos gravam vídeos em Full HD. O sensor frontal é auxiliado por um flash dual tone para ambientes escuros, enquanto o frontal possui flash led para as selfies.
O aplicativo de câmera é simples em sua interface que a maioria dos usuários vão ver, e oferece uma gama de opções bastante rica. No menu de configurações, é possível ajustar ISO, balanço de branco e valor de exposição, ou optar por um dos modos de cena. Isso é o mais próximo de um modo manual que você vai encontrar neste aparelho.
A câmera ainda oferece um modo de embelezamento e alguns filtros para você aplicar nas fotos em tempo real. Conta também com a função HDR, que pode ser bastante útil em alguns cenários, mas o melhor é deixar desativado, pois ele tende a exagerar no contraste e você acaba perdendo algumas informações da imagem.
Em nosso comparativo de câmeras, que colocou o Muv Up frente a frente com seu irmão GO2, o Moto G5 e o K10 Novo. Os dispositivos da Quantum ficaram atrás de seus concorrentes, mas o Muv Up ainda conseguiu entregar alguns resultados bem interessantes, como você pode ver na galeria abaixo.
No geral, o Muv Up tem dificuldade para acertar o foco, e peca também nas cores, não conseguindo entregar um bom equilíbrio. Com pouca luz, o nível de ruídos é muito alto. Até dá para tirar boas fotos com este aparelho, mas é necessário ter paciência. O app da câmera também não ajuda muito, demorando para se ajustar ao cenário proposto.
Já em vídeo, a estabilização ótica deixa a desejar, mas as cores e o contraste, o ajuste entre claro e escuro são razoáveis. Dá para gravar vídeos caseiros ou para jogar em redes sociais bem legais com o Muv Up, sim, tanto na câmera traseira quanto na frontal. Mais do que isso, nem mesmo é a proposta do dispositivo.
A bateria de 3.000mAh do Quantum Muv Up demora para carregar, e não segura a carga por muito tempo. Foram 2h33 minutos no carregamento de 0 a 100%, e o dispositivo suportou 11h33 em nosso teste de simulação de uso real.
No entanto, considerando que o teste inclui um uso pesado em jogos, que acredito que boa parte dos usuários vai evitar, é possível passar o dia sem precisar recarregar esse smartphone.
A escolha pela resolução HD deu uma compensada no uso de um chipset pouco econômico. Você pode ver mais detalhes do nosso teste de bateria em nosso vídeo nesse card aí no topo da tela.
Eis os resultados completos dos nossos testes com o Quantum Muv Up:
Por fim, o software. A Quantum optou por uma versão bem limpa do Andorid 7.0, que traz pequenas modificações, mas quase nenhum app adicional.
Existe a inclusão de recursos como o MiraVision para a tela, e o app de câmera também não é o do Android puro, assim como alguns ícones. Mas temos sim um Android bem próximo do presente na linha Nexus e Pixel.
O sensor biométrico está bem localizado e não me lembro de ter problemas no reconhecimento da minha digital uma só vez neste aparelho. O atalho para a câmera com os dois toques rápidos no botão liga/desliga também funcionou muito bem durante os testes.
Pontos fortes
Pontos fracos
O Muv Up pode ser encontrado por um preço bem justo, mas seu valor oficial está um pouco acima pelo que oferece.
A caixa é simples e elegante, os acessórios são bem guardados e separados.
As bordas curvas são confortáveis, e a traseira em preto asfalto é bem interessante, mas também pode ser um problema para movimentar o aparelho em suas mãos ou em outras superfícies.
O Muv Up não tem muita invenção, com uma interface bastante limpa e simples. Mas o app de câmera deixa a desejar.
A tela tem boa qualidade de cores, contraste razoável e recurso para que o usuário ajuste da maneira que preferir. É confortável para usar no sol e no escuro.
O Muv Up tem mais pontos positivos que negativos e tem um bom preço pelo que entrega. Mas não vai muito além de seu bom desempenho para a categoria.
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Quantum MUV Up