» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
4.769

Samsung Galaxy Note 10

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A linha Galaxy Note chegou ao mercado em 2011 para quebrar o paradigma de que celular tinha que ser compacto. Ele ostentava uma tela de mais de 5 polegadas, algo que era considerado exagerado na época.

Hoje smartphones com telas pequenas estão em extinção, e a linha Note não para de crescer e vem se aproximando da barreira das 7 polegadas, que até pouco tempo era o tamanho aceitável para um tablet. Mas este ano Samsung não deixou de lado aqueles que querem um celular menor, e é aqui que entra o Note 10 mais barato.

Acessórios

O Galaxy Note 10 vem em embalagem preta com a S Pen estampada na tampa. A cor da caneta representa a cor do telefone que vem dentro. No caso da canetinha em azul, o modelo que você recebe é o Aura Glow, que é um prata degradê. Além do Note 10, na caixa você também encontra:

  • Carregador de 25W com suporte a carregamento acelerado
  • Cabo no padrão USB-C nas duas pontas
  • Fone de ouvido da AKG com conexão USB-C
  • Ponteiras para o fone em tamanhos diferentes
  • Manuais do usuário
  • Chavinha para abrir gaveta do cartão SIM
  • Ferramenta para trocar pontas da S Pen
  • Ponteiras de substituição da S Pen
  • Adaptador de USB-C para USB-A
  • Capinha de silicone

Samsung segue a mesma jogada da Apple em não oferecer adaptador para P2 na embalagem. O Note 10 vem com película já aplicada na tela do aparelho.

Design e construção

Apesar da diferença considerável no preço, a qualidade de construção é idêntica à do Note 10 Plus. O design inspirado no P30 Pro da Huawei também é igual em ambos. Você só notará que na traseira há uma câmera a menos neste aqui.

O Note 10 pode parecer um celular sem sentido para alguns, por ser menor que o Galaxy S10 Plus (151 x 71,8 mm contra 157,6 x 74,1 mm, respectivamente). Samsung sempre argumentou que a linha Note tinha que ser maior em todos os sentidos que a linha S, mas parece que mudou de ideia nesta geração.

Ele também é mais compacto e tem tela inferior ao Note 9 (151 x 71,8 mm contra 161,9 x 76,4 mm, respectivamente), e não estamos falando apenas de tamanho, mas a resolução caiu para Full HD. Pelo menos o painel tem a mesma qualidade do modelo mais caro. O furo também está presente aqui. Enquanto na linha S ele fica mais no canto, no Note 10 temos a câmera alinhada no centro.

As bordas também estão mais finas que nos modelos lançados no começo do ano, e comparado ao Note 9 foi uma redução grande. Mas há duas mudanças que talvez não vai te agradar: mesmo depois de zoar a Apple por ter tirando a entrada para fones de ouvido no iPhone, Samsung fez o mesmo no Note 10. Ele também não conta mais com slot para microSD.

Talvez a modificação mais estranha com relação ao design seja a mudança no botão de ligar, que agora fica do lado esquerdo onde era anteriormente o botão dedicado da Bixby. A S Pen teve poucas mudanças e ganhou alguns novos truques que falaremos logo mais.

Tela e som

O Galaxy Note 10 traz tela de 6,3 polegadas com resolução de 1080 x 2280 pixels, sendo menor que as 6,4 polegadas do Note 9. É uma jogada curiosa por parte da Samsung já que a empresa sempre aumentou o tamanho do display entre gerações.

A tecnologia presente é a mesma Dynamic AMOLED que estreou com o S10, que traz cores bastante vivas, brilho alto e suporte a HDR10+.

Como esperado, o novo painel foi bastante elogiado pela crítica e até sendo eleito como a melhor tela presente em smartphones. O salto não chega a ser tão grande comparado ao que temos no Note 9, que já tinha ótima tela.

Se você não curte a saturação exagerada por padrão, basta mudar o perfil de calibração nas configurações de tela. Lá também há configuração para regular a tonalidade do branco e temperatura das cores.

O Note 10 é o primeiro celular da Samsung com três alto-falantes. Além do tradicional na parte inferior e o secundário acima da tela, também há um pequeno no topo do aparelho que alguns podem confundir com um emissor de infravermelho. Apesar da saída de som extra, a potência sonora fica no nível do Galaxy S10.

Outro ponto que a coreana vem imitando a rival americana é na ausência de adaptador para P2 na caixa. Tudo bem que ele vem com um bom fone de ouvido da AKG, mas caso você não curta o acessório terá que adquirir um adaptador ou investir em um fone Bluetooth.

Desempenho e bateria

Equipando o Note 10 nacional temos a plataforma Exynos 9825, que é apenas uma versão atualizada com processo de fabricação mais avançado que o Exynos 9820 que equipa o S10.

Porém Samsung investiu em memória mais rápida, a mesma UFS 3.0 estreada no Galaxy Fold, além de inteligência artificial que analisa quais os apps mais usados e os mantêm pré-carregados na memória.


Isso faz com que o Note 10 seja o terceiro Android mais rápido que testamos. Porém, ele fica abaixo do Note 10 Plus que tem mais RAM e faz melhor uso do recurso de cache.

Em benchmarks temos um aumento considerável na pontuação comparado à geração anterior, mas não tão distante da linha S10.

Em jogos temos o melhor desempenho que o Android pode proporcionar, como já esperado de um aparelho deste porte. É uma pena que Samsung não tenha adotado tela de 90 Hz como várias fabricantes vêm fazendo este ano.

Usamos a ferramenta Gamebench para medir o desempenho em jogos com o Galaxy Note 10:

JOGOS FPS
Asphalt 8 30
Asphalt 9 30
Injustice 2 30
Modern Combat 5 60
PUBG Mobile 40
Subway Surfers 60
Vainglory 60

Caso tenha interesse em testar o desempenho em jogos no seu Android, basta fazer o download do Gamebench via Play Store.

Câmera

Na parte de câmera temos agora um conjunto triplo na traseira. A câmera principal e teleobjetiva continuam com os mesmos 12 MP da geração passada. A novidade fica para a lente ultra-wide com 16 MP para registrar fotos mais amplas.

Apesar de Samsung vir reaproveitando o mesmo sensor há gerações, a empresa ainda consegue tirar leite de pedra, e o Note 10 apresenta um salto considerável comparado ao seu antecessor.

Em fotos ao ar livre, temos ótimo nível de detalhes, cores balanceadas e HDR eficiente que destaca pontos iluminados sem comprometer as sombras.

As cores estão menos vibrantes que antes, o que pode incomodar um pouco os fãs da linha Galaxy. Por um lado isso é bom, pois o balanço de branco não tende para um tom amarelado como é típico de alguns smartphones.

Ultra-wide




A câmera teleobjetiva não é a mesma usada no S10, essa daqui traz lentes revisadas que entregam contraste aprimorado e melhor nitidez. O nível de ruídos também está melhor controlado, o que ajuda a entregar imagens mais limpas especialmente à noite. Porém continua limitado a zoom óptico de 2x, enquanto outras fabricantes já oferecem mais.

A Ultra-wide pega muito mais do cenário com qualidade próxima à da câmera principal. Apenas nota-se um pouco de distorção nos cantos, mas isso não deve incomodar a maioria.

O Note 10 também manda bem em fotos noturnas. Há bom nível de detalhes e ruídos bem controlados sem comprometer a saturação das imagens. Ainda há um pouco de aberração cromática ao redor de pontos luminosos, porém é bem menos do que vimos no Galaxy S10.

Modo noturno



Samsung finalmente está acertando com o modo noturno, que deixa as fotos mais claras, com muito menos ruídos e sem comprometer os detalhes das fotos. Isso ajuda também nas selfies; as fotos saem com contraste exagerado, mas o resultado ainda é positivo.

A falta de câmera ToF no modelo mais barato poderia comprometer o efeito do modo retrato, mas parece que o sensor não faz falta. O nível do efeito é muito bom no Note 10, separando bem a pessoa do fundo. Você pode regular a intensidade após capturar a foto.

As selfies também têm bom nível de detalhes, tonalidade correta da pele e baixo nível de ruídos em locais mais escuros. É possível usar o efeito retrato na câmera frontal, mas por ficar limitado apenas ao software, o resultado final não é tão bom quanto o da câmera traseira.

Efeito retrato



O Note 10 grava vídeos em 4K até 60 fps com HDR10+, perfeito para assistir depois na bela tela do aparelho. Samsung alega que o Note 10 entrega melhor estabilização em vídeo que o S10, mas não vimos muita diferença.

O que pode atrair a atenção de alguns é o efeito de desfoque, que está longe de ser perfeito, mas se você não se mover muito na frente da câmera poderá conseguir resultados

Bateria

Um dos pontos decepcionantes no Note 10 é sua bateria de apenas 3.500 mAh, sendo bem menos que os 4.000 mAh do Note 9.

E como esperado, a autonomia acaba sendo inferior. E mesmo com 100 mAh a mais, menor resolução de tela e hardware mais econômico, o Note 10 acaba entregando mesma autonomia do S10.


Se bateria é algo muito importante para você, invista na versão Plus, que não apenas entrega autonomia maior, mas também leva menos tempo para recarregar.

E isso chega a ser curioso. Os dois vêm com o mesmo carregador de 25W, porém o modelo mais barato passa mais tempo na tomada, chegando próximo a 1h30, enquanto o Plus que tem bateria maior leva quase 20 minutos a menos para carregar.


Será que Samsung limitou o carregamento de propósito para forçar os interessados a comprarem o Note 10 Plus?

Software e S Pen

O phablet coreano vem com Android Pie sob a interface One UI 1.5, que traz os mesmos recursos presentes no S10, porém com alguns extras voltados para a S Pen.

A principal novidade é poder controlar alguns recursos da câmera através de gestos com a S Pen. Você pode alternar entre os modos de fotos, capturar imagens ou vídeos e até controlar o zoom com a canetinha.

Apesar de ser interessante na teoria, nem sempre o comando é reconhecido de primeira. É preciso ter um pouco de paciência, mas pode ser bastante útil para quem usa o celular para gravar vídeos para o YouTube, por exemplo.

Samsung também aprimorou o algoritmo de escrita, que entende melhor os seus rabiscos na tela. Também é possível usar a S Pen para desenhar e incrementar suas fotos com a ajuda de realidade aumentada. O recurso é até interessante e deve fazer muitas aparições em publicações no instagram ou outras mídias sociais.

Outra novidade do Note 10 e Note 10 Plus é o suporte nativo à DeX. Basta baixar o aplicativo para Windows e Mac e plugar o seu celular no PC via USB para ter acesso a notificações, apps e jogos sem precisar tocar no seu telefone. São as mesmas funcionalidades da DeX de antes, mas agora sem a necessidade de comprar o acessório.

Rivais

Se você tem o Galaxy Note 9 e está pensando em trocar pelo Note 10, faça isso apenas se não estiver satisfeito com sua câmera. A diferença na velocidade é pequena e a bateria dura menos.

Comparado ao P30 Pro então a diferença é ainda maior. O top de linha da Huawei é mais rápido e sua bateria dura muito mais e tem o diferencial de zoom de 50x e conjunto de câmera que não fica atrás e até se sair melhor com o modo noturno.

Se está em dúvida entre o iPhone XS e o Galaxy Note 10, a diferença fica para melhor desempenho no modelo da Apple e melhor bateria no Samsung. Em câmera, o Note 10 leva vantagem, especialmente à noite e em filmagens.

Pontos positivos e negativos

Pontos positivos

  • Tela de alta qualidade e brilho alto
  • Som potente e fone da AKG
  • Ótimo desempenho geral e para jogos
  • Câmeras de qualidade

Pontos negativos

  • Botão de ligar do lado esquerdo
  • Bateria poderia ser maior
  • Nem todos os recursos da S Pen são úteis
  • Falta de slot microSD

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Preço de lançamento é salgado, compensando mais investir no Galaxy S10.

Embalagem e características

Embalagem é bastante completa, só faltou vir o adaptador para P2.

Comodidade

Apesar de ser de vidro, por ser mais compacto ele acaba sendo mais cômodo de usar que o Galaxy Note 9.

Facilidade de uso

One UI facilita o uso com apenas uma mão, mas o botão de energia do lado esquerdo vai incomodar alguns.

Multimídia

Bela tela com brilho alto e suporte a HDR10+. O som também é potente e de alta qualidade, só faltou ter entrada P2.

Votação Geral

Galaxy Note 10 é uma ótima opção de top de linha, mas espere seu preço cair em 2020 para comprá-lo.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy Note 10