» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
3.998

Samsung Galaxy S20 Plus

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

Samsung pulou 10 gerações com o seu principal flagship. Este ano teríamos o S11, mas a sul-coreana acredita que mudar a numeração para S20 dá a impressão de um aparelho mais atual, que casa perfeitamente com o seu ano de lançamento. Se isso fará diferença ou não na sua cabeça, o que importa é saber se o novo lançamento traz melhorias consideráveis que justifiquem o aumento de preço. E é isso que o TudoCelular.com vai te ajudar a descobrir com esta análise completa do Galaxy S20 Plus.

Acessrios

O Galaxy S20 Plus vem em embalagem tradicional e incluiu uma quantia generosa de acessórios:

  • Carregador de 25W com suporte a carregamento acelerado
  • Cabo no padrão USB-C nas duas pontas
  • Fone de ouvido da AKG com conexão USB-C
  • Ponteiras para o fone em tamanhos diferentes
  • Manuais do usuário
  • Chavinha para abrir gaveta do cartão SIM
  • Película de proteção já aplicada na tela
  • Capinha de silicone transparente
Design e construo

Para um salto tão grande na numeração esperávamos uma mudança mais drástica no design. É basicamente a mesma linguagem que Samsung veio adotando em seus últimos lançamentos. O furo na tela continua lá, mas agora foi realocado para o centro como vimos na linha Note. Pelo menos há uma mudança positiva: a curvatura do vidro nas bordas foi reduzida, o que ajuda a minimizar o excesso de reflexos.

Na traseira tivemos mudança no layout das câmeras. Na geração passada elas estavam organizadas horizontalmente e agora ficam agrupadas em bloco saltado similar ao visto em vários intermediários recentes da marca. O fato de as câmeras ficarem em bloco de vidro mais alto pode ser um fator preocupante para quem se importa com a fragilidade de celulares.

É bom lembrar que tanto o vidro frontal quanto o traseiro possuem proteção Gorilla Glass 6. As laterais são feitas do mesmo alumínio de antes e isso não impactou na espessura do aparelho mesmo com o aumento de bateria. Claro, o S20 Plus é maior que o S10 Plus, mas também oferece mais tela.

Certificação IP68, carregamento sem fio e reverso, Wi-Fi de última geração, Bluetooth 5.0 e USB-C estão presentes assim como na geração passada. O que muda é que o S20 perdeu a entrada padrão para fones de ouvido. Você sentirá falta? Pelo menos Samsung incluiu um fone com este tipo de conexão na caixa para evitar o uso de adaptador.

O leitor biométrico continua na tela e está mais lerdo do que antes. Este é um ponto que Samsung ainda peca para a concorrência. E o botão dedicado para a Bixby foi limado como aconteceu na linha Note. Para invocar a assistente virtual basta pressionar o botão de energia duas vezes. Você pode desativar e usar o atalho para algo mais útil, que é o que a maioria acaba fazendo.

Tela e som

Como dissemos, a tela cresceu e temos agora um painel Dynamic AMOLED de 6,7 polegadas com um pouco a mais de pixels. O brilho está mais forte e fará diferença especialmente se você usar muito o celular na rua, mas há concorrentes que são melhores nisso, como é o caso da Apple.

O destaque fica para o suporte a 120 Hz, o que permite ter as animações do Android e também jogos rodando a 120 fps. Isso torna a rolagem de tela mais fluida, dando a sensação de que o celular ficou mais ágil aos comandos, mas o sensor de toque a 240 Hz não faz tanta diferença como esperávamos. Talvez a lentidão no tempo de resposta da One UI atrapalhe a experiência. Por padrão, a tela vem a 60 Hz para economizar bateria e só é possível ativar 120 Hz na resolução Full HD.

As cores são bastante vívidas como se espera de uma tela da Samsung, mas o branco tende para tom mais quente, dando aquele leve aspecto amarelado. Não é todo mundo que curte este tipo de calibração. Felizmente, isso pode ser ajustado facilmente nas configurações. De resto, temos imagens belas com contraste impressionante e ângulo de visão bastante amplo.

A qualidade sonora acompanha o ótimo desempenho da tela. O som estéreo é potente o suficiente para garantir que você escute perfeitamente o que estiver assistindo mesmo em locais mais barulhentos. Mais uma vez o S20 peca perante o iPhone 11 em termos de qualidade e imersão, já que o modelo da Samsung não tem áudio espacial como o da Apple.

O fone de ouvido é o mesmo da AKG de antes. Ele é confortável e entrega boa qualidade sonora, apesar de focar muito nos graves. O S20 Plus oferece alta qualidade para músicas, mas para tirar total proveito disso é preciso investir em um fone melhor.

Desempenho

Como é tradição da Samsung, o S20 Plus também vem em duas versões de hardware: o modelo apenas 4G vem equipado com Exynos 990 e a variante com 5G traz o Snapdragon 865. Este que testamos é o mais básico e também o que interessa para o público brasileiro que ainda carece de internet 5G.

Na teoria não tivemos um salto tão grande de um chip para ou outro. O processador Mongoose da Samsung mantém a mesma velocidade máxima de antes. O que muda é que os núcleos mais lentos agora trabalham em velocidade um pouco mais alta. Já a GPU faz parte da nova geração da Mali, sendo uma G77.


E aqui vai a primeira decepção: em nosso teste padronizado de velocidade, o S20 Plus foi um pouco mais rápido que seu antecessor, com uma diferença de apenas 2 segundos. O ruim é que ele é mais lento que o Note 10 Plus com hardware do ano passado. Refizemos o teste com a tela em modo 120 Hz e não fez a menor diferença.

Em benchmarks ele supera os demais da Samsung e faz frente aos mais recentes iPhones da Apple, com no AnTuTu ao ultrapassar a barreira de 500 mil pontos. Se o processador decepciona em velocidade, o mesmo não podemos dizer da nova GPU que tem fôlego para segurar 120 fps na qualidade máxima em alguns jogos.

Testamos os jogos Coverfire e Shadow Fight 3 e ambos entregaram a máxima fluidez rodando a 120 fps. Infelizmente, vários outros que rodam nesta velocidade no ROG Phone 2 ficaram limitados a 60 fps no S20 Plus. Falta de otimização ou incompatibilidade com o nova Mali? Se você está pensando em comprar o lançamento da Samsung como uma opção de celular gamer, pode ficar decepcionado.

Cmeras

O S10 Plus veio com conjunto triplo de câmeras que inclui uma com lente grande-angular e outra dedicada para zoom. O S20 Plus segue o mesmo esquema, mas ainda traz uma ToF de extra.

Enquanto o S20 Ultra veio com insana câmera de 108 MP, Samsung foi mais conservadora com os demais e manteve os mesmos 12 MP de antes, porém o sensor foi atualizado depois de anos e agora temos um muito maior que registra mais luz e captura mais detalhes. Isso vai ajudar em cenários mais escuros e não precisaremos depender tanto do modo noturno. Pelo menos na teoria.

Mas antes de partimos para fotos noturnas, vamos primeiro conferir a qualidade geral com boa iluminação. O novo sensor realmente consegue capturar pequenos detalhes seja de pessoas, roupas ou do próprio cenário.

Galaxy S20 Plus | Galaxy Note 10 Plus




O HDR funciona bem no modo automático e evita ter céu estourado ou fotos escuras contra luz. Realmente percebe-se um salto na qualidade geral das fotos, mas não é nada impressionante comparado ao que Samsung já oferecia com seus flagships.

Talvez o destaque fique para a câmera teleobjetiva com zoom híbrido de 3x. A qualidade está melhor do que antes e mesmo que você use o zoom digital e aproxime o que for fotografar em 10 vezes, não terá perda grande de qualidade. Isso tudo graças ao novo sensor de 64 MP que permite cortar a parte central da foto para dar uma falsa sensação de zoom óptico.

O S20 Plus permite usar zoom em até 30x, mas a qualidade cai bastante, sendo praticamente descartável qualquer foto que você tire. E isso em cenários bem iluminado, porque à noite os resultados são ainda piores.

Normal | Ultra-wide




A principal realmente sofre menos em locais mais escuros. O sensor maior faz o seu papel e o S20 Plus acaba sendo uma excelente opção para fotografar à noite. Se você deseja ter fotos ainda mais claras pode ativar o modo noturno. Ele reduz o ISO e prolonga a exposição, o que reduz os ruídos e até consegue restaurar as texturas perdidas, mas em troca altera a temperatura das cores, dando um tom de pele bastante artificial.

A câmera grande-angular também evoluiu, não em resolução, mas sim na qualidade das fotos. Samsung sempre se destacou com este tipo de câmera e no S20 Plus a perda de detalhes comparado à câmera principal está menor do que antes. Agora você pode abusar da ultra-wide e ter fotos mais amplas sem se preocupar.

Normal | Zoom 10x



Normal | Zoom 30x



Você é viciado em selfies? Se já teve um Galaxy sabe que Samsung ama o efeito de suavização de pele e ele continua presente aqui. Tem gente que gosta de esconder os defeitos da pele, mas a vantagem deste efeito está mais em esconder os ruídos das fotos, ainda mais agora que a abertura focal diminuiu. E se a foto saiu escura, você pode ativar o modo noturno, que distorce ainda mais as cores que a câmera traseira.

Há também o modo Tomada Única, que faz um vídeo curto de 10s e a inteligência artificial seleciona o melhor momento e salva como foto. É interessante para registrar momentos com crianças pequenas ou animais, mas a qualidade é inferior ao modo padrão.

Modo retrato: Galaxy S20 Plus | iPhone 11 Pro Max | Galaxy Note 10 Plus


A filmadora também recebeu novidades e agora grava em 8K. Nesta resolução você abre mão de maior fluidez, já que a filmagem fica limitada a 24 fps, e o zoom só vai até 6x. Em 4K além de ser possível gravar até 60 fps, ainda tem zoom de 10x disponível. Vale a pena gravar em 8K? Você terá mais detalhes registrados, mas apenas verá isso se tiver uma TV também 8K. E sem falar que cada minuto gravado devora 600 MB do armazenamento. Não fará sentido para a maioria.

No geral, o S20 Plus é um ótimo celular para filmar, com foco ágil, ótima estabilização e captura de áudio acima da média.

Bateria

Com o aumento no tamanho do celular veio um ganho de bateria. São 400 mAh a mais do que antes, mas isso não ajudou a entregar maior autonomia. Tela maior e com mais pixels tem o seu preço a se pagar. E isso quando comparamos apenas no modo de 60 Hz. Se você optar por melhor fluidez, terá um rendimento ainda menor.


É decepcionante ver um rendimento baixo assim. Será culpa do Exynos 990 ou falta de otimização por parte da One UI? O rendimento não fica abaixo apenas do S10 Plus, mas também do Note 10 Plus, ambos com bateria menor. E se compararmos com o iPhone 11 Pro Max a diferença na autonomia chega a ser enorme. E pensar que até pouco tempo era Apple que estava comendo poeira para Samsung em bateria.


É até possível ter carga para o dia todo, mas esqueça os 120 Hz e não abuse do brilho de tela ou terá que levar o carregador com você. O que vem junto com o S20 Plus entrega no máximo 25W e faz o aparelho ir de 0 a 100% em 1 hora e 13 minutos. Com apenas 30 minutos você já tem metade da bateria para usar.

Software

Saindo da caixa você encontrará o Android 10 rodando por baixo da One UI 2.1. É basicamente a mesma interface da versão 2.0 que chegou para o S10 e outros aparelhos, trazendo apenas alguns pequenos refinamentos para explorar o hardware do S20 Plus.

O sistema tem fluidez aceitável, mas Samsung ainda continua pecando nas animações. Não é difícil perceber engasgos e mesmo que você ative o modo 120 Hz ainda perceberá um pouco de lentidão.

Se você possui um S10 ou outro lançamento recente da Samsung com One UI 2.0, não espere por novidades em termos de recursos. Há o Tela Edge com atalhos úteis que inclui até nivelador de superfície e régua. A Bixby finalmente ganhou suporte ao nosso português, recentemente.

Rivais

O Galaxy S20 Plus chegou com várias promessas, mas não cumpriu muitas. Seu maior avanço foi as câmeras, mas pagar bem mais nele do que no S10 Plus pode não fazer sentido, ainda mais quando os dois entregam mesmo desempenho e a bateria do novo até rende menos.

O Note 10 Plus é outro que é mais negócio. Ele é mais rápido que o S20 Plus e sua bateria dura mais. E não vamos esquecer que ele é o rei dos nossos comparativos de câmeras e venceu diversos rivais. Suas câmeras podem não ser tão avançadas quanto a do S20 Plus, mas não vale a diferença no investimento.

E contra o iPhone 11 Pro Max, qual é melhor? O da Apple é muito mais rápido e sua bateria dura bem mais. Em câmera Samsung está na dianteira, mas a Maçã deve se aproximar ou até superar com os lançamentos deste ano.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Curvatura mais suave nas laterais
  • Bela tela de 120 Hz
  • Som potente e de qualidade
  • Câmeras realmente empolgam

Pontos fracos

  • Desempenho abaixo da média
  • Autonomia de bateria decepcionante
  • Falta de suporte a jogos em 120 fps
  • One UI ainda peca em fluidez
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

Preo salgado torna a compra complicada, ainda mais quando o S10 Plus e Note 10 Plus so mais negcio.

Embalagem e caractersticas

Embalagem vem completa com fone de ouvido, capinha de silicone e pelcula para tela.

Comodidade

Celular grande e de vidro no uma boa combinao para quem desastrado.

Facilidade de uso

One UI bastante modificada, mas tem interface intuitiva e que facilita o uso com apenas uma mo.

Multimdia

Tela grande, brilho alto, excelente qualidade e som potente fazem do S20 Plus timo para filmes e sries.

Votao Geral

No geral ele um bom celular, mas poderia ter desempenho e bateria melhores.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S20 Plus