» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
11.902

Samsung Galaxy S22 Ultra

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A linha Galaxy Note está oficialmente morta e em seu lugar entra o Galaxy S22 Ultra que herda o design da linha Note 20 e vem com S Pen e todos os recursos aprimorados da série focada em produtividade da Samsung. As câmeras evoluíram e o hardware deixa o Exynos de lado e traz o Snapdragon mais avançado para o Brasil. Será essa a grande redenção da Samsung que os brasileiros tanto esperavam? Vamos descobrir.

Acessórios

A Samsung decidiu seguir os passos da Apple e removeu boa parte dos acessórios na linha S21.O S22 Ultra continua com caixa compacta e traz apenas o básico, mas você pode solicitar o carregador de 25W no site da Samsung. O que vem na caixa?

  • Cabo USB no padrão C em ambas as pontas
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O design do S22 Ultra foge dos demais membros da família. Neste temos formato mais retangular com laterais curvas, sendo muito parecido com o Galaxy Note 20 Ultra de frente. A maior mudança fica na traseira com a remoção do bloco de câmeras. Os sensores são distribuídos isoladamente, o que nos lembra o design do LG Velvet.

A estrutura de metal foi reforçada nesta geração e a Samsung promete que o S22 Ultra é o celular mais duro na queda lançado pela coreana. Ele também estreia o novo vidro Gorilla Glass Victus Plus presente na frente e traseira, com a promessa de maior resistência a riscos e impactos. A proteção contra água não evoluiu e segue o mesmo IP68 de antes.

Comparado ao antecessor temos um celular ligeiramente mais compacto em altura, porém mais largo para acomodar a S Pen que vem inserida no slot inferior, como acontece na linha Note. O design mais retangular pode causar estranheza e um pouco de desconforto para aqueles que estão acostumados com a linha S. Pelo menos o peso não foi alterado e ainda temos um celular mais leve que o rival da Apple.

A S Pen tem o mesmo design do acessório que vem com o Note 20. A diferença fica para as cores que combinam com as laterais das quatro opções do S22 Ultra, sendo elas: preta, branca, verde e vinho. Essa última é exclusiva do Ultra, enquanto o S22 e S22 Plus receberam a cor rosa no lugar.

Na parte inferior ao lado do slot da S Pen temos o alto-falante principal, a porta USB-C e a gaveta para chip, sem suporte para microSD. Os botões de energia e volume ficam do lado direito e este ano são feitos de plástico reciclado. O leitor biométrico segue na tela e aposta na mesma tecnologia ultrassônica da geração passada. Ele responde de forma ágil e raramente falha.

Em conectividade não temos novidades comparado ao Galaxy S21 Ultra. O novo mantém o Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.2, NFC e 5G. Até mesmo o suporte a carregamento sem fio segue com os mesmos 15W de potência máxima de antes.

Tela e som

A tela mantém boa parte das características de antes, sendo 6,8 polegadas com painel Dynamic AMOLED 2X Quad HD+ de 120 Hz. A novidade é que o brilho evoluiu, sendo o melhor visto na linha Galaxy. A Samsung implementou um novo recurso chamado Vision Booster, que regula o contraste para melhor visibilidade ao sol.

A calibração padrão tende para cores mais frias no modo Vívido. Você pode alterar a temperatura individualmente para ter uma imagem mais natural ou mudar para o perfil de calibração Natural que apresenta melhor equilíbrio. A Samsung alega que a tela do S22 Ultra é capaz de reduzir a velocidade para até 1 Hz para economizar energia, mas na prática vimos o celular variar entre 24 e 120 Hz.

Os dois alto-falantes garantem uma boa experiência sonora, porém notamos que a potência está abaixo do S21 Ultra e também perde por margem considerável para o iPhone 13 Pro Max. De qualquer forma, há bom equilíbrio sonoro entre graves, médios e agudos, além de suporte a Dolby Atmos e equalizador completo.

Desempenho

O S22 Ultra veio para o Brasil com Snapdragon 8 Gen 1, deixando o Exynos 2200 de fora do nosso mercado, o que será comemorado por muitos brasileiros. Isso quer dizer que o novo entrega desempenho muito superior ao S21 Ultra com Exynos 2100? Pelo menos em nosso teste de velocidade focado no multitarefas não vimos isso acontecer e os dois praticamente ficaram empatados.


Ele perde por pouco para o Edge 30 Pro que vem com a mesma plataforma e também ficou abaixo nas pontuações de benchmarks. No AnTuTu, enquanto o da Motorola passa dos 860 mil pontos, o Galaxy registrou apenas 760 mil, sendo pouco a mais de 100 mil do antecessor.

Se jogos são mais importantes para você, então saiba que o top coreano dá conta de rodar PUBG e Call of Duty no máximo, mas tende a esquentar com o tempo. A Samsung até foi alvo de polêmica no lançamento da linha S22 por limitar o desempenho nos games para evitar aquecimento exagerado, mas acabou soltando uma atualização que remove tal limitação.

Bateria

É bom ver que a Samsung não sacrificou a bateria ao incluir a S Pen no próprio aparelho e continuamos com os mesmos 5.000 mAh do S21 Ultra. A má notícia é que a autonomia caiu em nosso teste padronizado ficando 15% abaixo do antecessor. Será culpa do Snapdragon 8 Gen 1?

Se a tela realmente chegasse à velocidade mínima de 1 Hz como é especificado, a bateria renderia mais. Fica claro que o software ainda mal otimizado não está tirando bom proveito do hardware e isso pode mudar nos próximos meses.


Um ponto que a Samsung vem decepcionando é no tempo de recarga. O S22 Ultra possui suporte a carregamento máximo de 45W, enquanto fabricantes chinesas já passam dos 100W. A pior parte é que o carregador mais potente que custa R$ 400 no Brasil não entrega uma diferença considerável e leva quase a mesma hora para encher a bateria.


Desta forma é melhor solicitar gratuitamente o carregador de 25W e esperar 1 hora e 5 minutos para ter a bateria do S22 Ultra completamente cheia. Uma carga rápida de 15 minutos recupera 30% e chega a 62% em meia hora.

Câmeras

O conjunto fotográfico parece ser o mesmo do antecessor, porém os sensores são novos; talvez a exceção fique para a câmera principal que manteve o sensor ISOCELL HM3 do S21 Ultra com resolução de 108 MP. A secundária é uma ultra-wide de 12 MP com foco automático e as duas teleobjetivas trazem novos sensores apesar da mesma resolução de 10 MP, sendo uma com zoom óptico de 3x e outra de 10x.

A câmera principal registra belas fotos em qualquer situação de luz. O S22 Ultra acerta em cores, HDR e contraste, mas é notável que o software ainda precisa de melhorias e às vezes tende a exagerar no pós-processamento; algo que vimos acontecer no lançamento do S21 Ultra, mas que foi resolvido depois com atualizações.

Principal | Ultra-wide




A ultra-wide recebeu melhorias desde a geração anterior, e apesar de não ser a melhor câmera com lente ultra-angular que testamos, ainda é capaz de registrar imagens nítidas com boas cores e poucos ruídos. Fotos noturnas já apresentam resultados mais sofríveis com cantos borrados e granulados em excesso.

As fotos noturnas saem quase que limpas com boas cores e nitidez. O modo noturno da Samsung é ativado automaticamente e ajuda a recuperar pontos que seriam perdidos na escuridão sem comprometer as texturas e cores. Fotos em locais fechados com luz mais amena também apresentam bons resultados.

Noturno



Temos, então, as duas câmeras teleobjetivas. A que traz zoom óptico de 3x faz um trabalho quase impecável. Você consegue aproximar bem sem ter uma perda perceptível na qualidade, registrando fotos com cores similares à da principal. A outra com zoom máximo de 100x já apresenta qualidade inferior, porém permite ir muito mais longe e ainda conseguir capturar boas imagens. Apenas à noite é que terá excesso de ruídos que comprometem as fotos.

Zoom



O modo retrato pode ser feito com ajuda da câmera teleobjetiva menor e o resultado é bom, apesar de sofrer um pouco para equilibrar a luz. A ultra-wide tem foco automático para ajudar na hora de capturar uma foto em macro.

Desfoque



Macro


A frontal impressiona com selfies nítidas com cores sem exagero e tom de pele próximo do real. Por padrão, a câmera comprime quatro pixels em um para fotos em 10 MP, mas você pode usar a resolução máxima e capturar mais detalhes da pele. O modo retrato faz ótima separação de planos e registra poucos erros.

Selfies



O S22 Ultra grava vídeos em 4K a 60 fps com todas as suas cinco câmeras, mas se quer ir além é possível filmar em 8K com a principal. A resolução máxima pode não valer a pena já que devora muito mais espaço e a diferença para 4K é pequena. A estabilização óptica faz bem o seu trabalho ao lidar com os tremidos, o foco é bastante ágil e a captura de áudio é limpa e de boa qualidade.

A Samsung vem aprimorando o desfoque em vídeo para competir com a Apple que trouxe a novidade pela primeira vez no iPhone 13. Ainda há espaço para melhorias no S22 Ultra, mas está muito melhor do que vimos nas gerações anteriores.

Software

O S22 Ultra estreia a One 4.1 que vem sendo liberada para outros celulares recentes da Samsung. Ele receberá quatro atualizações do robozinho, o que garante que terá o Android 16 algum dia, além de patches de segurança garantidos por cinco anos.

Todos os recursos presentes nos demais da linha S22 estão aqui com os diferenciais da S Pen. Aliás, a canetinha, apesar de esteticamente ser idêntica à do Galaxy Note 20, possui latência aprimorada de apenas 2,8 ms, o que garante melhor tempo de resposta na escrita entregando uma experiência mais natural.

A função de realizar notas rápidas foi aprimorada e agora é possível salvar uma página web, mas sendo apenas compatível com o navegador da Samsung. Há também um modo colaborativo onde é possível compartilhar um projeto com um Galaxy Tab e duas pessoas trabalharem ao mesmo tempo. O reconhecimento de escrita também foi aprimorado.

Da parte da One UI 4.1 temos algumas novidades como o maior suporte ao sistema de cores do Android 12, widgets inteligentes que agrupam vários serviços em um só, teclado mais completo com novas opções de emojis e adesivos, melhorias no controle de privacidade e a possibilidade de escolher a quantidade de RAM virtual.

Rivais

Será que o novo top de linha coreano supera o iPhone 13 Pro Max? O rival da Apple perde em brilho de tela, mas ganha em potência sonora. O iOS ainda é mais ágil que o Android modificado da Samsung e a bateria dura muito mais no rival da Maçã. Em câmeras temos uma boa briga com o S22 Ultra vencendo em alguns cenários e o iPhone ganhando em outros.

E o Edge 30 Pro da Motorola? O Galaxy vence em experiência multimídia e perde em desempenho multitarefas e benchmarks. Ambos entregam autonomia de bateria similar, mas o da Motorola passa menos tempo na tomada. É nas câmeras que o Galaxy se destaca e registra melhores fotos e vídeos no geral.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela com brilho forte e ótima cores
  • Desempenho ágil
  • Ótimo conjunto fotográfico
  • S Pen traz bons recursos extras
  • Quatro atualizações do Android garantidas

Pontos fracos

  • Som poderia ser mais potente
  • Autonomia de bateria abaixo de rivais
  • Tempo de recarga poderia ser melhor
  • Esquenta em tarefas exigentes
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy S22 Ultra tem tudo para ser um dos melhores de 2022, mas vale a pena esperar o preço cair

Embalagem e características

Galaxy S22 Ultra não vem com carregador, capinha ou fone de ouvido

Comodidade

O Galaxy S22 Ultra é um celular grande e escorregadio e não vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

É a mesma One UI já conhecida, mas agora com suporte a S Pen

Multimídia

Tela excelente e som estéreo garantem ótima experiência multimídia

Votação Geral

Faltou gás no desempenho multitarefas e o carregador de 45W vendido à parte é inútil

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S22 Ultra