» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
7.499

Samsung Galaxy S24 Ultra

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Chegou a hora de conferir um dos maiores lançamentos de 2024 e possivelmente aquele que deve carregar o título de melhor celular Android do ano, o Galaxy S24 Ultra. A nova geração traz pequenas mudanças no design, hardware mais potente, novo sensor de câmera e muitos recursos focados em inteligência artificial. Será que há um grande salto ou apenas pequenas melhorias? É isso que essa análise vai ajudar a descobrir.

Acessórios

O Galaxy S24 Ultra vem na mesma embalagem escura do antecessor feita de material reciclado. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 25W
  • Cabo USB no padrão C em ambas as pontas
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O Galaxy S24 Ultra chega com poucas mudanças no design, mas acaba dando fim a uma era de celulares com tela curva. O novo topo de linha coreano vem com frente completamente plana, assim como os modelos inferiores da linha.

Sai o corpo de alumínio e entra o titânio, mesmo material usado pela Apple nos recentes iPhones. Há a promessa de ser mais resistente a impactos, além de nova camada de vidro da Corning que recebe o nome de Gorilla Glass Armor.

Apesar de tais mudanças, não tivemos uma diferença significativa de peso e medidas entre gerações. A Samsung alega que as bordas estão mais finas, e se levarmos em consideração apenas a moldura preta ao redor da tela, realmente tivemos um avanço neste ponto. Porém, como a estrutura de titânio é mais espessa e o aparelho perdeu a curvatura da tela, o S24 Ultra ficou mais largo que o antecessor.

Na parte frontal ainda temos o pequeno furo para a câmera de selfies no topo. Na traseira há o mesmo conjunto de câmeras alinhado verticalmente com cada sensor separado por um aro metálico. O vidro na traseira tem acabamento fosco e pode ser encontrado em sete opções de cores: cinza, preto, violeta, creme, azul, verde e laranja.

A S Pen segue presente e vem em duas opções de cores seguindo o padrão adotado na moldura de titânio. A canetinha não recebeu mudanças no design nesta geração e vem com as mesmas tecnologias de antes.

Se a caneta deixa de ser um destaque no modelo Ultra, o Gorilla Glass Armor, por outro lado, é o que mais chama a atenção logo de cara. Primeiro porque ele promete ser quatro vezes mais resistente a impactos, além de reduzir em 75% o índice de reflexos. Isso faz com que usar o S24 Ultra fora de casa seja muito mais agradável e realmente resulta em uma grande diferença na visibilidade comparado a outros celulares.

O leitor biométrico segue integrado ao painel e ganhou um novo sensor esta geração que reconhece a digital mais rapidamente. Em conectividade temos de novidade o Wi-Fi de sétima geração. O Galaxy S24 Ultra traz conectividade 5G, NFC e Bluetooth 5.3. Em carregamento sem fio também não temos novidades e ainda há limite de 15W e no máximo 4,5W de recarga reversa.

Tela e som

O Galaxy S24 Ultra vem com tela de 6,8 polegadas com resolução Quad HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. A grande novidade deste ano é o brilho máximo que foi aprimorado em 30% quando conteúdo HDR é exibido. Mesmo usando brilho manual também tivemos um ganho significativo, deixando o topo de linha coreano entre os melhores.

A Samsung fez uma pequena mudança nos seus perfis de calibração de cores nesta geração. Enquanto a opção padrão sempre exibiu cores saturadas, agora traz uma paleta de cores mais próxima da realidade e isso pode causar uma certa estranheza à primeira vista.

A taxa de atualização vem no modo adaptável por padrão que vai até 120 Hz para máxima fluidez com animações e reduz o máximo possível em conteúdo estático para economizar bateria. Como temos um painel do tipo LTPO, é possível chegar até 1 Hz com o Always-on Display. A oscilação de brilho também foi aprimorada para reduzir a fadiga visual, especialmente ao usar o celular no escuro.

Os alto-falantes foram aprimorados e temos áudio mais potente com ótimo equilíbrio entre graves, médios e agudos. O equalizador completo com suporte a Dolby Atmos segue presente e traz perfis para músicas, filmes e voz. Também há um modo dedicado para jogos que busca aprimorar a imersão sonora.

Desempenho

Enquanto os modelos mais simples da linha vêm equipados com Exynos 2400, o S24 Ultra traz o tão desejado Snapdragon 8 Gen 3 com novo processador e GPU mais potente comparado ao modelo anterior. Temos 12 GB de RAM para lidar com o multitarefas e o novo topo de linha da Samsung consegue manter vários apps abertos ao mesmo tempo.


Por mais que ele seja um celular ágil, ainda ficou atrás do antecessor em nosso teste de velocidade. Isso pode indicar que o software ainda precise de alguns ajustes ou os diversos recursos focados em IA rodando em segundo possam ter pesado no desempenho. Ao testar o S24 Ultra com a mesma versão do AnTuTu de quando fizemos a análise do Galaxy S23 Ultra, vimos uma diferença pequena na pontuação, porém fica muito maior ao testar com a versão mais recente do benchmark (como visto nos prints acima).

O antigo roda qualquer jogo para Android sem dificuldades e o novo faz o mesmo. Aqui temos uma GPU que consegue manter uma taxa de quadros por segundo mais estável em longa jogatina por conta do sistema de dissipação térmica que foi aprimorado.

Bateria

Em bateria, nada mudou. Ainda temos 5.000 mAh para dar conta de toda a potência do Galaxy S24 Ultra, mas com o hardware mais atual e a tela mais avançada, temos um consumo energético inferior, o que ajudou a prolongar a autonomia de bateria.


Em nosso teste padronizado tivemos uma média de 34 horas de duração com um pouco de jogos. Ele rendeu 4 horas a mais comparado ao antecessor e chega a ser impressionante pelo fato de que não tivemos aumento no tamanho de bateria.


A Samsung também não fez mudanças no limite de recarrega e o Galaxy S24 Ultra aceita carregadores de até 45W, apesar de ainda vir com um de apenas 25W na caixa. Ele leva 1 hora e 13 minutos para ir de 0 a 100%, enquanto uma carga rápida de 15 minutos recupera 30% e com meia hora na tomada temos 59%. É um tempo decente, mas já está na hora de vermos uma evolução neste ponto.

Câmeras

O conjunto fotográfico traz poucas mudanças nesta geração. Ainda temos o sensor principal de 200 MP com estabilização óptica, teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de 3x e ultra-wide de 12 MP com foco automático. A novidade fica para a outra câmera teleobjetiva que teve a resolução ampliada para 50 MP, mas agora vem com zoom óptico de apenas 5x. Será que essa mudança impacta na qualidade das fotos de longa distância?

Antes de entrarmos em detalhes sobre o zoom, vamos primeiro conferir o que a câmera principal é capaz de registrar. Assim como na geração anterior, temos fotos nítidas com muitos detalhes preservados, mesmo no modo automático com compressão de 16 pixels por um.

Principal | Ultra-wide



O que muda nessa geração é que o software foi configurado para pegar mais leve no contraste e saturação, pelo menos na opção padrão. Se você curte cores com maior contraste, então o modo 50 MP vai te agradar. Na resolução máxima temos um pequeno ganho em nitidez, mas em muitos cenários nem vale a pena perder tanto espaço de armazenamento.

Padrão | 200 MP


A ultra-wide registra cores próximas do sensor principal, o que mostra uma experiência consistente ao alternar entre as duas câmeras sem sofrer perda de brilho ou contraste. Mesmo à noite ainda temos um bom desempenho com a lente mais ampla e não há excesso de ruídos como ainda é comum ver em alguns celulares avançados.

O Galaxy S24 Ultra manda bem em fotos noturnas e tem eficiente modo para locais escuros que prolonga a exposição para capturar mais luz sem interferir nas cores ou contraste. Mesmo ao usar o zoom ainda é possível capturar boas fotos do que está distante. Claro que há uma perda considerável de nitidez, mas nada que comprometa a qualidade.

Noturno


E a mudança da teleobjetiva resultou em perda de qualidade no zoom máximo? A nitidez nem sempre fica no mesmo patamar do modelo anterior, mas ainda é capaz de registrar muitos detalhes do que está distante. O software, aliado à Inteligência Artificial, claramente tenta compensar a mudança de hardware.

Zoom


Fotos no fim de tarde não sofrem com zonas muito escuras graças à ampla faixa dinâmica e o HDR eficiente. Mesmo ao usar o desfoque de fundo ainda temos bons resultados quando há excesso de luz de fundo. As fotos macros apresentam muitos detalhes e boa flexibilidade do conjunto com a ajuda do foco automático da ultra-wide.

Macro


Desfoque


Na parte frontal do S24 Ultra não tivemos novidades com relação a sensores. A câmera selfie herda os 12 MP da geração passada, mas recebeu melhorias na parte de software para capturar imagens mais limpas e cores mais próximas da realidade, especialmente à noite. O desfoque de fundo continua acertando na separação entre planos e não deixa falhas evidentes.

Selfies



A filmadora continua gravando em 8K a no máximo 30 fps. A novidade fica para a resolução 4K que agora grava a até 120 quadros por segundo. A estabilização é eficiente e lida bem com os tremidos, o foco é ágil e a captura de som é estéreo com áudio limpo e detalhado.

Software

O Galaxy S24 Ultra vem com Android 14 modificado pela One UI 6.1. A Samsung chega com a promessa de sete anos de atualizações do Android, indo ainda além do que já oferecia em muitos aparelhos para competir com o que a Apple oferece com o iOS.

O grande foco da Samsung este ano está no Galaxy AI, um grupo completo de recursos focados em inteligência artificial que vão desde assistente de voz até editor de imagens.

Você pode gravar uma mensagem de áudio e convertê-la para texto, sendo possível resumir e organizar as informações como também traduzi-las para outro idioma. E por falar em tradução, o Galaxy S24 Ultra é capaz de traduzir em tempo real a conversa entre duas pessoas que falam idiomas diferentes.

Suas buscas no Google ficam ainda mais práticas com o Circule para Pesquisar que pode ser usado em conjunto com a S Pen no S24 Ultra. Você só precisa pegar a canetinha, selecionar alguma parte de uma imagem ou texto para rapidamente encontrar o que busca.

Já na parte de edição de fotos podemos usar o poder da IA para preencher o plano de fundo, ajustar fotos tortas ou remover objetos indesejados.

Todos os recursos vistos antes também estão presentes como o Samsung Dex.

Rivais

O maior rival do Galaxy S24 Ultra é o iPhone 15 Pro Max. Qual dos dois é melhor? O modelo da Maçã é mais compacto e leve. Ele ganha em desempenho, mas perde em bateria e tempo de recarga. Em câmeras temos vantagem para o modelo coreano com conjunto mais completo e seu poderoso sensor de 200 MP que captura imagens nítidas mesmo à distância. E agora com sete anos de atualizações de software, a Apple perdeu um dos seus diferenciais contra a Samsung.

Se curte este estilo quadradão do S24 Ultra, então também pode ter ficado interessado no Red Magic 9 Pro. O topo de linha da Nubia é voltado para jogadores e vem com gatilhos e vários extras que aprimoram a jogatina. Ele também vem equipado com Snapdragon 8 Gen 3 e vai até 16 GB de RAM, mas ainda perde para o Galaxy no multitarefas. Por outro lado, ele é o nosso rei em autonomia e sua bateria recarrega mais rápido. Em câmera é a Samsung que leva larga vitória.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela com brilho forte e som potente
  • Excelente bateria
  • Ótimo conjunto fotográfico
  • Galaxy AI vem recheado de recursos

Pontos fracos

  • Ficou mais largo
  • Desempenho abaixo do antecessor
  • Tempo de recarga poderia ser melhor
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy S24 Ultra tem tudo para ser um dos melhores de 2024, mas vale a pena esperar o preço cair

Embalagem e características

O Galaxy S24 Ultra traz apenas carregador de 25W na caixa de acessório

Comodidade

O Galaxy S24 Ultra é um celular grande e escorregadio e não vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

One UI agora vem recheada de recursos com Inteligência Artificial, além dos tradicionais da S Pen

Multimídia

Tela traz novo vidro de baixo reflexo, tem brilho forte e som estéreo potente para excelente experiência multimídia

Votação Geral

O Galaxy S24 peca no desempenho abaixo do antecessor e tempo de recarga, mas não deixa de ser um ótimo celular

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S24 Ultra