» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
679

Samsung Galaxy A05

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Galaxy A05 é mais uma opção de celular básico da Samsung. Ele vem com a proposta de oferecer apenas o essencial e cobrar pouco por isso, mas acaba deixando algumas tecnologias importantes de lado. Será que o celular de entrada da coreana vale a pena ou há opções melhores? Vamos conferir.

Acessórios

O Galaxy A05 vem em caixa branca padrão da Samsung com a ilustração do aparelho na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes itens:

  • Carregador de 7,75W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do SIM card
Design e conectividade

O Galaxy A05 cresceu e ficou mais largo e pesado, apesar de ser mais fino que o seu antecessor. O design não sofreu muitas mudanças, ainda temos duas câmeras isoladas na traseira acompanhadas de um simples flash em LED.

O básico da Samsung é feito em plástico liso que apresenta menos curvas nesta geração e tenta ficar mais próximo do design visto nos modelos mais caros da marca. Há pequenas linhas verticais por baixo da placa lisa de plástico que exibem efeito cromático ao reagir com a incidência de luz. O A05 pode ser encontrado nas cores preta, prata e verde.

A parte frontal traz entalhe em formato de gota, que vai contra o visual mais moderno da traseira. Além disso, as bordas são mais largas que lançamentos recentes da categoria e a inferior possui uma espessura muito maior do que as demais.

Há entrada para fones de ouvido na parte inferior. A gaveta é do tipo tripla e permite usar dois chips e um cartão microSD de até 1 TB ao mesmo tempo. Não há leitor biométrico no A05, então você terá que escolher entre usar padrão ou senha, ou arriscar com a biometria facial menos segura.

Em conectividade temos Wi-Fi no padrão AC com suporte a redes mais rápidas de 5 GHz. O Bluetooth tem versão 5.3, e há rádio FM. O básico da Samsung fica devendo conectividade 5G e NFC.

Tela e som

O A05 traz uma tela de 6,7 polegadas com painel PLS LCD de 60 Hz e resolução HD+. É uma pena que a Samsung não tenha adotado uma tela de 90 Hz, que vem se popularizando entre os modelos de entrada.

Pelo menos há um bom nível de brilho que fica acima dos básicos da Motorola e alguns da Xiaomi. O nível de contraste é bom para a categoria, assim como o ângulo de visão que não apresenta grande perda de brilho ou cores ao inclinar o aparelho.

A Samsung ficou devendo na calibração de cores. Por padrão temos tons frios que tendem para um branco azulado e não há opções para mudar a saturação ou mesmo a temperatura das cores como temos em modelos mais avançados da marca.

Também não espere muito da parte sonora. Temos apenas um alto-falante na parte inferior que limita a experiência multimídia a som mono. A potência máxima está abaixo da média e o áudio está longe de ficar entre os melhores da categoria com som bastante abafado.

O software fica devendo um equalizador que tente corrigir tais limitações, mas pelo menos há entrada padrão para fones de ouvido.

Desempenho

O básico da coreana traz o chipset Helio G85 da MediaTek. Aqui temos um processador octa-core formado por dois núcleos da série A75 aliados a seis da série A55. A GPU é a Mali-G52 com dois núcleos gráficos.


Este hardware é bastante popular e pode ser encontrado em diversos básicos da Xiaomi, Motorola e realme. No Galaxy A05 temos 4 GB de RAM para lidar com o multitarefas, mas não se empolgue em usar vários apps ao mesmo tempo, já que o A05 tende a recarregar os aplicativos abertos com frequência.

Ele também não vai conquistar números impressionantes em benchmarks e no AnTuTu ficamos abaixo dos 200 mil pontos. Será que consegue rodar jogos mais exigentes? Testamos Call of Duty na qualidade média com anti-aliasing ativado e PUBG na opção gráfica HD com tudo habilitado e foi possível ter desempenho decente.

Bateria

O Galaxy A05 vem com bateria de 5.000 mAh. Será que ela dura muito com o hardware básico do aparelho? Em nosso teste padronizado que simula uso moderado chegamos a alcançar mais de 29 horas de autonomia, o que é um tempo bastante respeitado.


O básico da Samsung tem suporte a carregamento máximo de 25W, mas a fabricante manda um carregador de apenas 7,75W na caixa que demora mais de 3 horas para encher a bateria. Se você não tem paciência de esperar tanto tempo, valerá a pena investir em um carregador mais potente da marca.


Uma carga rápida de 15 minutos com o modelo que vem na caixa recupera apenas 9% da bateria e chega a 19% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é basicamente o mesmo da geração passada, pelo menos o traseiro que traz sensor de 50 MP acompanhado de uma câmera simples de 2 MP responsável pelo desfoque de cenários. A novidade fica para a frontal que agora vem com sensor de 8 MP e deve registrar selfies mais nítidas.

O Galaxy A05 faz fotos bacanas em locais bem iluminados. Há cores vibrantes e contraste dentro do esperado para um celular de entrada. Não espere por ampla faixa dinâmica, o que limita um pouco ao fotografar com o sol de fundo, mas já vimos piores.

Desfoque


Também não espere muito do zoom. Por ser apenas digital e não vi com qualquer tecnologia avançada, há uma perda considerável de nitidez mesmo ao usar o zoom em 2x. Ao fotografar algo muito distante terá uma perda ainda maior.

A câmera secundária faz bem o seu trabalho e as fotos apresentam uma boa separação de planos com efeito convincente sem comprometer qualidade ou HDR. Mesmo em locais mais escuros ainda há resultados agradáveis.

Zoom


Macro


Como esperado de um celular de entrada, o Galaxy A05 mostra grande limitação ao fotografar à noite. Há perda na nitidez e cores, com bordas borradas em locais mais escuros. Ainda assim será possível ter fotos bacanas desde que tenha uma fonte de luz por perto.

A nova câmera frontal faz boas selfies em termos de cores, contraste e tom de pele. As fotos não chegam a impressionar em nitidez por conta do sensor de baixa resolução, mas agradam para serem compartilhadas em redes sociais. O desfoque de fundo gera bom efeito com poucos erros, enquanto as selfies apresentam nitidez inferior, mas sem muitos ruídos.

Selfies



A filmadora grava em Full HD com a traseira e a frontal. A qualidade é decente e apresenta contraste inferior ao visto nas fotos. Falta estabilização para lidar com os tremidos e o foco também não é dos mais ágeis. A captura de som é apenas mono e o áudio sai bastante abafado. A frontal pode apresentar lentidão além do normal com queda drástica de fps em alguns momentos.

Software

O Galaxy A05 veio com Android 13 e já recebeu atualização para a versão seguinte do robozinho. A Samsung promete duas grandes atualizações para o aparelho, o que garante que ele deve receber até o Android 15 futuramente. O pacote de segurança estava alguns meses atrasado quando testamos o aparelho.

O sistema reserva 4 GB de armazenamento por padrão para expandir a RAM para até 8 GB. Mesmo assim, ainda é comum ver o A05 recarregar aplicativos em segundo plano. Você pode reduzir essa reserva de memória para 2 GB ou desativar para usar o máximo de armazenamento possível.

Apesar da interface não ser a One UI Core, não temos todos os recursos presentes em outros modelos acessíveis da Samsung. Fica de fora a barra lateral que permite criar atalhos do seus apps favoritos. Também não há ajustes mais avançados de tela ou som. Pelo menos há o básico como abrir dois apps iguais com contas diferentes e o atalho para câmera direto do botão de energia.

Rivais

Vale a pena comprar o Galaxy A05 ou há básicos melhores de outras marcas?

O Moto G14 é uma boa opção de entrada da Motorola que entrega melhor desempenho, mas perde em bateria. A tela é menor, porém com resolução superior e fica igualmente limitada a taxa de atualização de 60 Hz. O rival do Galaxy compensa com áudio estéreo com melhor qualidade para músicas e vídeos. A câmera do G14 apresenta as mesmas limitações e também faz bem apenas o básico.

Se busca um celular com tela de 90 Hz, então o realme C51 pode ser uma boa alternativa. Aqui temos tela até um pouco maior, mas a parte sonora decepciona, assim como no Galaxy A05. Ele foi um pouco mais lento no multitarefas e sua bateria rende menos. Ele compensa com leitor biométrico, NFC e câmera mais eficiente que apresenta melhor HDR e faz fotos mais claras e com menos ruídos à noite.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela grande com brilho acima de muito básico
  • Desempenho na média
  • Bateria dura bem
  • Registra boas fotos

Pontos fracos

  • Falta leitor biométrico
  • Carregador fraco demora muito para carregar bateria
  • Som abaixo da média em potência e qualidade
  • Câmera frontal sofre para selfies noturnas
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício não é tão interessante quanto o do Galaxy A05s

Embalagem e características

Embalagem traz o básico e vem com carregador fraco de apenas 7W

Comodidade

O Galaxy A05 não é muito grande, mas acabamento em plástico liso acaba sendo escorregadio

Facilidade de uso

O A05 vem com One UI mais capada que deixa de lado recursos como o ajuste de calibração de cores e taxa de atualização

Multimídia

Tela grande com bom brilho e resolução agradam, mas som mono ainda decepciona

Votação Geral

O Galaxy A05 pode ser um bom celular de entrada em promoções

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A05