» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.023

Samsung Galaxy A15 5G

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Samsung lançou duas versões do Galaxy A15 e agora temos em mãos o modelo que deve ser mais buscado pelos brasileiros por trazer conectividade 5G como seu grande diferencial. Os dois aparelhos são bastante parecidos e com isso pode surgir a dúvida: será que vale a pena pagar mais caro apenas para ter uma internet móvel mais rápida? É isso que esta análise do TudoCelular vai avaliar.

Acessórios

O Galaxy A15 5G vem em caixa branca tradicional no mesmo estilo dos demais lançamentos da Samsung. Além do celular, você recebe:

  • Carregador de 15W de potência
  • Cabo USB no padrão A em uma ponta e C na outra
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
  • Guia do usuário
Design e conectividade

As duas versões do Galaxy A15 não são idênticas apenas na aparência, mas também nas medidas. Ao segurar ambos você pode até ter dificuldade em saber qual o modelo que busca. Até mesmo as opções de cores são as mesmas: azul claro, azul escuro e verde.

Para ajudar a diferenciar um pouco, a Samsung adotou acabamentos diferentes para o plástico na traseira: enquanto o modelo 4G tem acabamento liso, a versão 5G adota uma solução mais fosca, o que acaba interferindo em como cada cor reage à luz.

Comparado ao antecessor, temos um celular mais compacto e fino, apesar do peso ser quase o mesmo entre gerações. O entalhe em formato de gota continua presente e as bordas, apesar de terem encolhido um pouco, ainda são mais largas do que gostaríamos, especialmente a inferior que possui o dobro da espessura das demais.

As laterais estão mais planas e alinhadas com os lançamentos mais avançados de 2024. A Samsung vem adotando uma identidade própria para a linha A, que consiste numa pequena área elevada onde ficam os botões de energia e volume. Até mesmo os intermediários mais avançados seguem esse design.

O conjunto fotográfico traz a mesma quantidade de câmeras de antes e o layout também é similar com os três sensores organizados em aros independentes e alinhados verticalmente. Há um pequeno flash simples em LED que completa o conjunto.

O leitor biométrico vem incorporado ao botão de energia e funciona muito bem para um celular de entrada. Há conector padrão para fones de ouvido na parte inferior e gaveta híbrida que permite expandir o armazenamento com cartões microSD de até 1 TB.

Em conectividade temos Wi-Fi padrão AC, Bluetooth 5.3 e NFC. E como dito inicialmente, este tem como diferencial vir com suporte a redes 5G.

Tela e som

A tela encolheu, mas evoluiu nesta geração. O Galaxy A15 5G traz um painel Super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Apesar de entregar o mesmo nível de fluidez de antes, temos cores mais vibrantes, contraste superior e maior ângulo de visão comparado à tela PLS LCD do antecessor.

O nível máximo de brilho é bom para a categoria e garante uma experiência agradável em locais com forte iluminação. Pode não ser o celular mais indicado para quem usa na rua, especialmente sob luz solar, mas está acima de outros do segmento com painel LCD.

A tela vem por padrão em 90 Hz, mas diferente de outros modelos da Samsung, este não faz uma seleção automática a depender do uso, deixando a tela sempre na velocidade escolhida. Caso o consumo de energia seja um fator preocupante para você, poderá escolher a opção de 60 Hz para maior autonomia.

Aqui temos apenas um único alto-falante na parte inferior do aparelho, assim como na variante 4G. A potência sonora agrada com áudio que alcança bom volume e fica acima da média do segmento.

Infelizmente, a qualidade sonora está abaixo do desejado. O alto-falante é pequeno demais para ter força para reproduzir os graves e também peca nos médios, deixando os vocais um pouco apagados nas músicas. A Samsung otimizou o som para focar especialmente nos agudos. Pelo menos temos equalizador completo com Dolby Atmos.

Desempenho

A principal diferença entre as duas versões está no chipset adotado. O modelo 5G vem com o Dimensity 6100 Plus, que apesar do nome diferente, é praticamente o Helio G99 da outra variante, mas com modem 5G.

Ou seja, você tem o mesmo processador octa-core formado por dois núcleos da série A76 e seis núcleos da série A55 aliados à GPU Mali-G57. Até mesmo a quantidade de memória é a mesma nos dois: temos uma com 4 GB para RAM e 128 GB de armazenamento e outra com o dobro de memória.


Isso quer dizer que entregam o mesmo desempenho? Deveriam. Mas como a Samsung não otimizou o software de ambos da mesma forma, temos algumas diferenças. O Galaxy A15 4G foi mais rápido em nosso teste de velocidade ao lidar com vários apps abertos ao mesmo tempo, enquanto em benchmarks tivemos vantagem para o 5G em alguns testes.

E nos jogos? Ele não é um celular indicado para quem busca um dispositivo especialmente para jogar, mas até consegue rodar Call of Duty na qualidade média com detalhes gráficos desativados e PUBG em HD com taxa de quadros em Alta e demais recursos habilitados.

Bateria

O Galaxy A15 5G também vem com bateria de 5.000 mAh e foi bem em nosso teste padronizado que simula uso moderado com alguns jogos ao render 28 horas de autonomia, superando com folga o seu antecessor.


É curioso ver que ele ficou abaixo da versão 4G, sendo que vem com mesma tela e configuração de processador e chip gráfico. Esse é mais um ponto onde a otimização de software ficou diferente entre os modelos.


Ele tem suporte a carregamento de até 25W e vem com carregador de 15W na caixa que leva pouco menos de 2 horas para encher totalmente a bateria. Com uma carga rápida de 15 minutos terá 18% recuperados, que chegam a 36% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é o mesmo da outra versão e neste Galaxy A15 temos sensor principal de 50 MP, ultra-wide de 5 MP e macro de 2 MP. A frontal traz sensor de 13 MP para selfies.

O Galaxy A15 faz fotos em 12,5 MP por padrão ao comprimir quatro pixels em um. A qualidade nativa é muito boa para o segmento com muitos detalhes registrados, poucos ruídos visíveis em fotos diurnas, ampla faixa dinâmica e cores vibrantes sem exagero.

Padrão | 50 MP



Há modo 50 MP que permite fotografar na qualidade máxima sem compressão via software. Nesta opção temos fotos ainda mais nítidas com mais detalhes distantes registrados. O ponto negativo fica para a faixa dinâmica mais limitada e o HDR pouco eficiente que sofre para lidar com excesso de luz de fundo.

A ultra-wide faz fotos decentes, desde que você evite ampliar para fazer qualquer edição. Ela apresenta cores e contraste próximo do que é visto com a principal e não sofre com excesso de ruídos à noite, apesar das bordas perderem bastante nitidez.

Principal | Ultra-wide



Há atalho para zoom de 2x no aplicativo, mas ele não traz qualquer técnica especial e já notamos perda de nitidez mesmo ao fotografar algo não tão distante. Indo além, terá imagens escuras com muitos ruídos e texturas de má qualidade. Também não espere muito da simples câmera macro que sofre em capturar detalhes e tem cores lavadas.

O desfoque é feito via software e apresenta bons resultados com bom efeito sem limitar a faixa dinâmica. Mesmo em locais com pouca luz não temos uma queda na qualidade ou imagem mais escura que o padrão.

Zoom


Macro


As fotos noturnas são decentes e há modo dedicado que prolonga a exposição para capturar imagens mais claras ao mesmo tempo que reforça a nitidez e cores. O resultado geral agrada para um aparelho de entrada e atenderá bem, desde que você evite ficar muito longe de uma boa fonte de luz.

Noturno



A frontal agrada com boas selfies. As fotos apresentam nível de detalhes acima da média, poucos ruídos e boas cores. Claro que selfies noturnas apresentam perda considerável de nitidez, mas ainda se destacam para a categoria.

Selfies



A filmadora faz bons vídeos na resolução Full HD a 30 quadros por segundo, seja com a traseira ou frontal. Há estabilização eletrônica que lida melhor com os tremidos comparado ao outro modelo. O foco é ágil e a captura de som estéreo tem boa qualidade.

Software

O Galaxy A15 sai da caixa com Android 14 modificado pela One UI 6. No momento em que testamos, ele estava com o pacote de segurança até relativamente recente, considerando outros de entrada que normalmente chegam mais defasados.

O A15 deve receber três atualizações do Android e um ano extra de updates de segurança, o que é uma boa notícia para quem fica muitos anos sem trocar de celular. Os recursos presentes são os mesmos que estrearam com a One UI 6 em outros celulares com uma nova tela para os atalhos do sistema, exibição de notificações aprimorada, app de câmera redesenhado e novas opções de edição na galeria.

É bom ver que não temos a versão Core que deixa alguns recursos de lado. No entanto, não espere ver tudo que encontrará nos modelos mais avançados da marca como o Always-on Display e o Dex. Mas terá o Tela Edge para adicionar apps favoritos de qualquer tela, a possibilidade de regular as cores do display e também o RAM Plus para usar parte do armazenamento como memória extra.

Rivais

O Galaxy A15 5G é o melhor básico 5G na sua faixa de preço ou há melhores?

O Moto G54 traz mesmo tamanho de tela, mas possui um painel LCD de 120 Hz para fluidez superior com brilho e cores inferiores. Pelo menos ele tenta compensar a experiência multimídia com som estéreo potente com bom equilíbrio entre graves, médios e agudos. Ele tem desempenho mais ágil, enquanto a bateria dura menos. Ele fica devendo uma câmera ultra-wide, mas faz boas fotos e selfies.

O Poco M6 Pro 5G seria uma melhor escolha? Ele possui tela maior em troca de painel mais simples LCD que perde em cores, contraste e ângulo de visão. Apesar do áudio também ser mono, há um melhor equilíbrio entre as frequências sonoras. O Poco é mais ágil no multitarefas e sua bateria rende tanto quanto a do Galaxy. A câmera também possui sensor de 50 MP, mas o software da Xiaomi é mais limitado e temos fotos piores.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela com boas cores e brilho forte
  • Som potente
  • Bateria para o dia todo
  • Faz boas fotos

Pontos fracos

  • Multitarefas limitado
  • Faltou som estéreo
  • Software menos otimizado que versão 4G
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Modelo 4G apresenta melhor custo-benefício para quem não se importa com 5G

Embalagem e características

Embalagem traz apenas o básico, incluindo um carregador de 15W

Comodidade

O Galaxy A15 é um celular grande com traseira lisa e escorregadia; ele não vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

Vem com sistema bem atualizado e não traz a versão mais capada da One UI

Multimídia

Tela tem brilho forte e boas cores; som poderia ser estéreo para uma melhor experiência multimídia

Votação Geral

O Galaxy A15 5G é um celular bacana que não decepciona em desempenho, bateria rende bem e faz boas fotos

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A15 5G