» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
4.822

Samsung Galaxy S24 Plus

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O TudoCelular chega com mais uma análise completa de um celular topo de linha da Samsung, desta vez o Galaxy S24 Plus. Será que ele é apenas uma versão maior do S24 tradicional ou temos melhorias que o deixem mais próximo do S24 Ultra? Vamos conferir.

Acessórios

O Galaxy S24 Plus vem na mesma embalagem escura do antecessor feita de material reciclado. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 25W
  • Cabo USB no padrão C em ambas as pontas
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O Galaxy S24 Plus chega com poucas mudanças em seu design e construção. A Samsung trocou o corpo de metal por um alumínio mais resistente, deixando o titânio exclusivo do Galaxy S24 Ultra. As medidas pouco mudaram, mas temos um aparelho ligeiramente maior para acomodar a tela que cresceu.

Ainda temos um aparelho praticamente plano de ambos os lados com proteção Gorilla Glass Victus 2. O novo vidro Armor ficou exclusivo do modelo mais caro da linha que traz uma solução antirreflexiva mais avançada. Quem sabe a novidade não venha com o S25 Plus na próxima geração.

Visualmente também não temos mudanças notáveis. Na parte frontal há o tradicional furo para a câmera de selfies e bordas um pouco mais finas. Na traseira temos as três câmeras organizadas em aros metálicos e alinhadas verticalmente. O flash em LED está em posição um pouco mais baixa agora, ficando entre as duas câmeras superiores.

Pode parecer decepcionante o modelo Plus ter ficado de fora das novidades do S24 Ultra, mas ainda temos um celular com excelente qualidade de construção que vem com certificação IP68 para proteção contra água e poeira. Apesar de grande, ele é mais confortável de segurar por conta das bordas arredondadas.

As opções de cores são as mesmas do Galaxy S24 menor. Em qualquer loja vai encontrar o S24 Plus nas opções preto, cinza, violeta e creme. Para quem adquirir o celular diretamente com a Samsung ainda poderá escolher entre as cores laranja, verde e azul claro.

O leitor biométrico segue integrado à tela em boa posição para rápido reconhecimento da digital e está com latência melhorada nesta geração. Na parte de conectividade temos Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.3, NFC e 5G. Este é outro ponto em que o Plus fica abaixo do Ultra que vem com suporte a Wi-Fi de sétima geração.

Tela e som

A tela cresceu para 6,7 polegadas e a resolução subiu para Quad HD+, uma mudança que os fãs esperavam há gerações. Isso garante ao Galaxy S24 Plus uma imagem muito mais nítida e o nível máximo de brilho também foi aprimorado com novo painel Dynamic AMOLED 2x do tipo LTPO. Pode não ser a tela mais brilhante do mercado, mas está entre as melhores do segmento.

Por vir com painel LTPO, temos um controle mais avançado da taxa de atualização do display. Em vídeos gravados a 24 fps, como filmes, a tela reduz a taxa de atualização para 24 Hz para economizar bateria. O mesmo se aplica a vídeos gravados em 30 ou 60 fps. Para jogos terá até 120 Hz para fluidez máxima.

As imagens exibidas pela tela apresentam saturação mais controlada comparado à geração anterior, mas há opções nas configurações para mudar ao seu gosto. No geral, o Galaxy S24 Plus agrada com ótima experiência multimídia com amplo contraste e ângulo de visão impecável.

Outro ponto em que o S24 Plus chega próximo do irmão maior é na potência e qualidade sonora. Ele usa o alto-falante de chamadas como canal secundário para áudio estéreo. Apesar da saída superior ter volume mais limitado e pecar um pouco em graves, ainda há uma ótima experiência imersiva.

Há equalizador completo com suporte a Dolby Atmos que vem com perfis dedicados para filmes, músicas e até jogos.

Desempenho

Você já deve saber a essa altura que o Galaxy S24 Plus à venda no Brasil vem com Exynos 2400 e não o Snapdragon 8 Gen 3 presente no modelo Ultra. Pode ser uma notícia decepcionante para alguns, mas pelo menos o S24 Plus traz 12 GB de RAM, enquanto o modelo mais básico fica preso aos 8 GB de antes.


O novo chipset da Samsung traz processador com 10 núcleos e GPU feita em parceria com a AMD. No papel parece bastante poderoso, mas em alguns testes fica abaixo do Snapdragon 8 Gen 3. Em nosso teste de velocidade também vimos o novo ser mais lento que o antigo no multitarefas, mesmo vindo com mais RAM.

Em benchmarks poderá ver um ganho de até 50% comparado ao antecessor e no AnTuTu conseguimos a média de 1 milhão e 700 mil pontos, ficando acima do S24 menor que sofre mais com aquecimento. Em jogos não há o que reclamar e o Galaxy S24 Plus roda tudo no máximo com todos os extras gráficos ativados.

Bateria

A bateria teve aumento de 4.700 mAh para 4.900 mAh, o que pode não parecer muito, mas é suficiente para trazer um bom ganho em autonomia. O Galaxy S24 Plus chegou a passar das 30 horas de uso moderado em nosso teste, o que garante carga para o dia todo com folga, mesmo em uso mais pesado.


Assim como antes, temos suporte a carregamento máximo de até 45W, mas a Samsung manda um carregador de apenas 25W na caixa. Ele leva 1 hora e 14 minutos para encher totalmente a bateria e com o carregador mais potente fica pouco abaixo de 1 hora.


Usando o carregador padrão terá 30% recuperados com 15 minutos na tomada e pouco mais de 50% com meia hora de carga. São números similares ao que vimos no S24 Ultra, que também traz as mesmas limitações de carregamento.

Câmeras

O conjunto fotográfico é o mesmo de antes com câmera principal de 50 MP, ultra-wide de 12 MP e teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de 3x. A frontal também segue sem novidades e temos o sensor de 12 MP da geração passada.

Já está na hora do modelo Plus receber maior atenção nas câmeras, mas é inegável que o conjunto reaproveitado pela Samsung ainda faz um bom trabalho. Temos fotos nítidas, com cores vibrantes, contraste agradável e faixa dinâmica ampla.

Principal | Ultra-wide



Foram feitos pequenos ajustes no software para reduzir o pós-processamento agressivo e assim salvar mais detalhes. O S24 Plus faz boas fotos mesmo no fim de tarde sem sofrer com sombras muito escurecidas ou ruídos aparentes que deixem as fotos granuladas.

A ultra-wide também recebeu melhorias em software e temos um controle mais preciso dos ruídos, evitando os cantos borrados ou fotos granuladas em locais com luz mais amena. A Samsung também aprimorou a calibração de cores e ampliou a faixa dinâmica deixando a ultra-wide mais próxima da principal, apesar das fotos menos nítidas por conta do sensor inferior.

Zoom


A teleobjetiva captura imagens nítidas com uso apenas do zoom óptico a no máximo 3x. Se você mesclar com o zoom digital verá uma perda considerável na nitidez por causa do sensor que não tem a mesma resolução avançada do S24 Ultra. Ao fotografar algo muito distante temos uma grande perda de qualidade.

É uma pena que a ultra-wide não tenha foco automático como a do S24 Ultra, o que acaba limitando na hora de fazer uma macro. O modelo Plus até pode registrar fotos nítidas de pequenos detalhes, mas é preciso ter paciência com o foco da câmera principal. O efeito de desfoque apresenta ótima profundidade e poucos erros em cenários mais complexos.

Noturno



As fotos noturnas são tão boas quanto antes. Temos imagens nítidas com poucos ruídos, cores saturadas e bom contraste. Mesmo ao usar a ultra-wide não terá uma perda considerável na qualidade, apesar das fotos saírem um pouco mais escuras por conta da menor abertura focal desta lente.

Selfies



A câmera frontal continua tão boa quanto antes e faz selfies nítidas com muitos detalhes registrados. Temos fotos com tom de pele próximo da realidade e cores saturadas e agradáveis. Selfies noturnas não apresentam uma perda notável de qualidade como ainda é comum em alguns celulares avançados e mesmo em locais mais escuros poderá usar o flash da tela para boas fotos.

A filmadora grava em 8K a 30 fps com a principal, sendo capaz de filmar a 60 quadros por segundo em 4K com todas as câmeras. O S24 Plus faz captura de vídeos com alta qualidade, lida bem com os tremidos e seu foco é bastante ágil. A captura de som é estéreo e consegue cortar boa parte dos ruídos do ambiente.

Software

O Galaxy S24 Plus vem com Android 14 modificado pela One UI 6.1. A Samsung chega com a promessa de sete anos de atualizações do Android, indo ainda além do que já oferecia em muitos aparelhos. No momento em que testamos, ele estava em dia com o pacote de segurança.

O grande foco da Samsung este ano está no Galaxy AI, um grupo completo de recursos focados em inteligência artificial que vão desde assistente de voz até editor de imagens.

Você pode gravar uma mensagem de áudio e convertê-la para texto, sendo possível resumir e organizar as informações como também traduzi-las para outro idioma. E por falar em tradução, o Galaxy S24 é capaz de traduzir em tempo real a conversa entre duas pessoas que falam idiomas diferentes.

Já na parte de edição de fotos podemos usar o poder da IA para preencher o plano de fundo, ajustar fotos tortas ou remover objetos indesejados. Todos os recursos vistos antes também estão presentes, como o Samsung Dex.

Rivais

O Galaxy S24 Plus é uma melhor compra do que o iPhone 15 Plus? O modelo coreano é mais compacto, apesar de ter o mesmo tamanho de tela e vem com painel com o dobro de taxa de atualização para fluidez superior. O modelo da Maçã é um pouco mais ágil no multitarefas e ficam próximos em bateria com o S24 recarregando muito mais rápido. Ambos mandam bem em fotos e vídeos, mas o da Samsung ganha em zoom e tem filmadora que grava em resolução superior.

Vale a pena pagar a mais pelo S24 Ultra? Você terá um celular maior e mais pesado, que compromete a usabilidade com apenas uma mão. A tela maior com vidro menos reflexivo o torna o melhor dos dois para uso em locais abertos. Apesar do chipset diferente, ambos entregam desempenho similar no multitarefas, benchmarks e jogos. A bateria do S24 Ultra dura mais, enquanto as câmeras fazem melhores fotos.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design mais robusto
  • Tela com brilho forte
  • Som estéreo equilibrado
  • Ótima autonomia de bateria
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Tempo de recarga poderia ser melhor
  • Poderia ter novo conjunto fotográfico
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Custo-benefício pode ser mais interessante comparado aos demais da linha

Embalagem e características

Caixa traz carregador de 25W como único extra

Comodidade

Ele é maior e mais escorregadio do que o Galaxy S24 e não vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

Vem com One UI 6.1 recheada de recursos focados em inteligência artificial para facilitar a vida do usuário

Multimídia

Tela ganhou reforço no brilho e exibe belas cores, enquanto som está potente e bem equilibrado

Votação Geral

O Galaxy S24 Plus está mais próximo do Ultra, mas já está na hora de ganhar novas câmeras

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S24 Plus