
19 Abril 2025
Após testar o Galaxy S25 Ultra e o Galaxy S25 Plus, o TudoCelular agora tem em mãos o modelo mais básico da linha. Vamos analisar seus pontos positivos e negativos, compará-lo com as gerações anteriores e entender as principais mudanças. Será que vale a pena optar pelo S25 ou é melhor investir em um modelo mais avançado da linha? Ficou curioso para descobrir o que o modelo básico tem a oferecer? Então confira a análise completa do TudoCelular!
O Galaxy S25 vem na mesma embalagem escura do antecessor feita de material reciclado. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:
O design do Galaxy S25 segue uma linha semelhante ao de seu antecessor. De fato, exceto pelas novas opções de cores e uma ligeira redução na espessura, não há alterações significativas no visual externo. O modelo mantém os painéis planos de Gorilla Glass Victus 2 e um quadro de alumínio de segunda geração, também plano. Uma pena que o S25 não conte com o vidro de última geração da Corning, com acabamento antirreflexo, presente no S25 Ultra.
Ele segue como um dos celulares topo de linha mais compactos do mercado e com a leve redução nas medidas, temos uma ergonomia ainda mais agradável. O modelo mantém a certificação IP68, garantindo resistência a poeira e água. O S25 pode ser imerso a até 1,5 metro de profundidade por 30 minutos, uma proteção que segue os padrões de resistência do modelo anterior, sem grandes inovações nesse aspecto.
A Samsung continua apostando em um design clássico que agrada os usuários, com linhas limpas e sem interrupções, além de uma moldura de câmera discreta. O novo topo de linha coreano está disponível no mercado brasileiro em quatro cores: azul claro, azul marinho, verde e prata. Há também uma quinta opção, a JetBlack, exclusiva da loja virtual da Samsung.
Na parte traseira, o Galaxy S25 apresenta um acabamento fosco e três anéis metálicos ao redor das lentes da câmera e seu clássico flash LED. Embora esses anéis sejam puramente decorativos, a parte traseira plana e sem um grande módulo de câmeras é um detalhe positivo. No geral, seu design é idêntico ao da variante Plus.
O sensor de impressão digital ultrassônico sob a tela é rápido e preciso, garantindo uma experiência segura e sem necessidade de iluminação, o que é uma vantagem em relação aos sensores ópticos. O aparelho também oferece uma gaveta para dois chips e suporte para eSIM.
Em termos de conectividade, o Galaxy S25 traz três novidades: o Wi-Fi de sétima geração, que oferece conexões mais rápidas; o Bluetooth, que evoluiu para a versão 5.4; e o carregamento sem fio, que agora é compatível com o padrão Qi2, embora limitado a 15W. Além disso, há suporte a 5G e NFC.
O Galaxy S25 traz o mesmo display do S24, com uma tela Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de até 120 Hz, oferecendo um amplo ângulo de visão e contraste excelente. A tela apresenta um pequeno furo para a câmera frontal e conta com boa proteção contra riscos e impactos.
A Samsung manteve o brilho máximo do modelo anterior, com 2.600 nits teóricos, mas nos nossos testes ficou na faixa dos 2.100 nits no modo automático e abaixo dos 800 nits no modo manual. São ótimos resultados e garantem boa experiência fora de casa em dias ensolarados.
A tela oferece dois modos de taxa de atualização: o Adaptável, que ajusta a taxa de até 120 Hz, e o Padrão, que limita a 60 Hz. Ambos os modos permitem que a tela reduza sua taxa para 1 Hz em conteúdo estático, ajudando a preservar a bateria.
Além disso, o Galaxy S25 é compatível com os padrões HDR10 e HDR10+, além de suportar o Android Ultra HDR. Embora não ofereça Dolby Vision, é capaz de reproduzir conteúdo HDR no YouTube e Netflix em Full HD. A tecnologia também melhora as fotos com metadados HDR, funcionando tanto na Galeria do sistema quanto no Google Fotos e Chrome.
O aparelho conta com alto-falantes estéreo híbridos, com um localizado na parte inferior e o de chamadas atuando como o segundo canal. O alto-falante superior é mais suave, com foco nos tons altos e médios, enquanto o principal garante graves mais intensos e vocais mais claros.
O S25 é compatível com Dolby Atmos, oferecendo predefinições para filmes, música, voz e modo automático, além de uma opção exclusiva para jogos, o que proporciona uma experiência sonora aprimorada. O sistema de áudio segue um padrão semelhante ao do modelo anterior, com boa potência e sem distorções em volumes mais altos.
A qualidade do som é muito boa, com vocais nítidos e frequências altas bem representadas. Os graves estão mais nítidos nesta geração, mas isso acaba impactando a potência máxima, que está um pouco abaixo do modelo anterior.
A Samsung optou por utilizar a plataforma Snapdragon 8 Elite for Galaxy em toda a linha S25, diferentemente do ano passado, quando o modelo de entrada foi lançado no Brasil com o Exynos 2400, o que gerou frustração entre muitos consumidores.
Uma novidade nesta geração, é que o modelo base veio com 12 GB de RAM, assim como os demais da linha, o que promete uma melhor experiência multitarefas. Em nossos testes de velocidade, o Galaxy S25 apresentou resultados muito bons, superando o S24 e outros smartphones avançados da categoria, empatando com a variante Plus.
Nos benchmarks, os resultados ficaram abaixo do esperado, alcançando menos de 2 milhões de pontos no AnTuTu, enquanto outros aparelhos com o Snapdragon 8 Elite conseguiram meio milhão de pontos a mais.
Apesar de seu tamanho compacto, o S25 se mantém uma excelente opção para jogos. Ele consegue rodar títulos como PUBG e Call of Duty Mobile com todos os recursos gráficos no máximo, oferecendo boa fluidez e estabilidade. Devido às melhorias no sistema de dissipação térmica, temos um celular que esquenta menos que o antecessor e garante uma jogatina fluida por mais tempo.
O Galaxy S25 chega sem novidades significativas na área de bateria. A Samsung não adotou, desta vez, a tecnologia de silício-carbono para oferecer uma maior densidade energética em um corpo mais compacto. Portanto, mantemos os mesmos 4.000 mAh do modelo anterior.
Isso significa que a autonomia permaneceu a mesma? Não exatamente. Com um hardware mais atual e otimizado energeticamente, o desempenho da bateria foi aprimorado, resultando em quase sete horas a mais de uso. Assim, o Galaxy S25 oferece até 35 horas de uso moderado, incluindo alguns jogos.
O carregamento, no entanto, segue limitado a 25W, igual ao modelo anterior. Diferente dos modelos mais avançados da linha, o S25 não conta com suporte a carregamento de 45W. Em nossos testes, o tempo de recarga acabou sendo mais longo do que o do seu antecessor, o que pode ser um ponto negativo. Ele leva quase 1 hora e meia para atingir 100% de carga.
Por outro lado, a carga rápida de 15 minutos recupera 27% da capacidade, e após 30 minutos na tomada, o dispositivo já possui 54% de bateria, o que é suficiente para garantir várias horas de uso moderado.
O conjunto fotográfico é o mesmo de antes e isso inclui sensor principal de 50 MP, ultra-wide de 12 MP e teleobjetiva com 10 MP e zoom óptico de 3x. Algumas melhorias foram feitas no aplicativo de câmera para garantir uma experiência mais prática nesta geração.
Mas e a qualidade fotográfica, é a mesma de antes? A câmera principal faz fotos de 12 MP por padrão, capturando uma boa quantidade de detalhes e cores mais naturais nesta geração. Apesar de entregar bons resultados, o HDR poderia ser um pouco mais eficiente ao fotografar no final de tarde com o sol de fundo.
A ultra-wide apresenta o mesmo padrão de cores do sensor principal, o que garante boa consistência ao fotografar independente de qual lente você escolher. Há uma perda considerável de nitidez em troca de uma maior área registrada, o que compensa em muitos casos.
O zoom de 2x oferece boa qualidade, mas com um pouco mais de granulação e suavidade nas fotos, comparado à imagem capturada na distância padrão. As fotos tiradas com a teleobjetiva de 3x são boas, com imagens mais nítidas que o zoom digital de 2x. O processamento de cores e contraste é adequado, e os detalhes são bastante evidentes, com faixa dinâmica e HDR mais equilibrado.
O modo retrato oferece flexibilidade, com opções de zoom que permitem boas separações de planos e um efeito convincente. Dependendo da distância fotografada, também notamos uma limitação na faixa dinâmica e com contraste mais limitado. As macros são feitas pela câmera principal e temos pequenos detalhes bem registrados.
O S25 pode não ter as melhores fotos noturnas da categoria, mas ainda agrada em muitos cenários. Os ruídos são bem controlados e as cores e o contraste agradam em boa parte. A ultra-wide também é capaz de fazer boas fotos em locais com pouca luz, sem sofrer com excesso de ruídos. A teleobjetiva ainda captura imagens nítidas e com boas cores.
A câmera frontal de 12 MP continua entregando boa exposição, tons de pele naturais, ótima faixa dinâmica e muitos detalhes. As selfies em ambientes com pouca luz não sofrem grande impacto na qualidade e ainda garantem fotos agradáveis, com boas cores e contraste.
A gravação de vídeos é possível em 8K a 30 fps com a câmera traseira e em 4K a 60 fps com a câmera frontal. A qualidade dos vídeos é equivalente à das fotos. A estabilização óptica ajuda a minimizar os tremidos, o foco é rápido e a captura de áudio é clara e nítida. Além disso, há uma nova funcionalidade com IA que reduz ainda mais o ruído de fundo nas gravações, além de um maior suporte para vídeos em HDR. A câmera frontal ainda decepciona com vídeos bastante escuros à noite.
O Galaxy S25 chega com o Android 15 e a interface One UI 7, mantendo um visual já familiar, mas com algumas alterações notáveis. A Samsung promete até sete anos de atualizações de software, abrangendo atualizações importantes do sistema Android e correções de segurança regulares.
O grande destaque da Samsung atualmente é a sua suíte de Inteligência Artificial. O Google Gemini está integrado ao sistema, trazendo funções como resumos de textos, traduções, criação de imagens e até sugestões de receitas.
A nova interface também oferece a capacidade de analisar o conteúdo da tela e sugerir ações, como criar GIFs a partir de vídeos ou transformar fotos em papéis de parede. O recurso Circule para Pesquisar foi melhorado e está melhor integrado ao sistema.
A utilização de IA visa aumentar a produtividade e tornar a experiência mais intuitiva e personalizada. Um dos maiores destaques é a funcionalidade de remoção de objetos em fotos, que supera bastante o desempenho de outros smartphones.
Além disso, o sistema inclui funcionalidades como o Now Brief e o Now Bar, que mantêm o usuário informado com resumos diários de compromissos, detalhes sobre músicas tocando, direções no Google Maps e até resultados ao vivo de eventos esportivos. Essas ferramentas tornam a interface mais inteligente e conectada ao dia a dia do usuário.
Para garantir a segurança, a Samsung implementou o Knox Matrix e o Vault, que protegem os dados armazenados no dispositivo com criptografia de padrões baseados em computação quântica. Isso assegura que as informações pessoais e preferências dos usuários fiquem protegidas, sendo processadas diretamente no dispositivo ao invés de usar algum serviço em nuvem.
Comprar o Galaxy S25 ou optar pelo seu maior rival, o iPhone 16? O modelo da Samsung se destaca por ser mais compacto e leve, com uma tela ligeiramente maior e taxa de atualização de 120 Hz, garantindo uma fluidez superior. Por outro lado, o iPhone 16 se sobressai em desempenho multitarefas e qualidade de áudio, embora perca em autonomia e tempo de recarga. O S25 também apresenta um conjunto de câmeras mais completo, que não só tira ótimas fotos, mas oferece maior versatilidade.
Outra marca que aposta no Snapdragon 8 Elite no Brasil é a realme, com o GT 7 Pro. Seria essa uma escolha mais vantajosa? O modelo da realme oferece uma tela maior e mais avançada. Em termos de desempenho multitarefas, ele é similar ao Galaxy S25, mas sua bateria se destaca, oferecendo uma autonomia bem superior e recarga muito mais rápida. Embora o GT 7 Pro tenha boas câmeras, o sistema fotográfico do S25 ainda é um pouco superior, tanto em fotos quanto em vídeos.
Seu preço mais salgado nessa geração complica o custo-benefício
Caixa traz carregador de 25W como único extra
O Galaxy S25 é um dos celulares mais compactos do mercado, mas seu corpo pode ser escorregadio
O Galaxy S25 vem com a One UI 7 ainda mais recheada de recursos de IA que ajudam no uso contidiano
Tela é a mesma de antes, assim como parte sonora que recebeu um pequeno reforço apenas nos graves
O Galaxy S25 chega sem grandes novidades, apelando para a IA para conquistar o público
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S25