» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Sony Ericsson Xperia Arc

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução
O Brasil esse ano entrou para o hall dos países aonde chegam à maioria dos smarphones tops de linha rodando Android. O Xperia Arc é um desses. O smartphone mais poderoso da Sony Ericsson é considerado um dos celulares mais bonitos da atualidade, se não o mais, com tela enorme de 4,2 polegadas com tecnologia Clearblack, fino e medindo apenas 8,7mm em sua parte mais fina e câmera de 8MPx que grava em HD.
Xperia_arc_4
Sony Ericsson Xperia Arc
Ele ainda conta com a vantagem de já estar rodando a versão Gingerbread do Android e, pelo que a Sony Ericsson nos contou no evento de lançamento dele, assim que o Ice Cream Sandwich for lançado, o Arc deverá ser atualizado.
Mas nem tudo são flores. Para saber quais os pontos negativos e positivos do Arc, leia o review que segue.
Unboxing
A caixa do Xperia Arc vem com o necessário para um aparelho desse nível: carregador veicular, ótimos fones de ouvidos in-ear, cabo USB e adaptador para cabo HDMI, além de um cartão Micro SD de 8GB. Faltou um suporte para GPS, porquê uma tela de 4,2 polegadas fica perfeita para essa função.

Xperia_arc_9
Sony Ericsson Xperia Arc
Primeiro contato - Funções e materiais

A primeira coisa que repara-se quando estamos com o Xperia Arc em mãos é o tamanho da tela, de 4,2 polegadas. O Xperia 10, seu antecessor, tinha uma tela de 4 polegadas. Isso faz com que o aparelho seja grande, o que poderia ser um grande problema não fosse ele tão leve e fino. Como sugere o próprio nome, ele tem um formato curvo medindo 8,7mm em seu ponto mais fino. Basta olhá-lo de lado para entendermos a inspiração do nome: ele parece realmente com um arco.

Xperia_arc_3
Sony Ericsson Xperia Arc

A tela não possui o Gorila Glass que está presente tanto nos aparelhos da Motorola como da Samsung, o que significa na prática que o LCD do Arc é pouco protegido. Embora a Sony Ericsson afirme que ele é anti-risco, o fato é que ele é mais suscetível a ser riscado do que telas com Gorila Glass, coisa que pudemos comprovar com o pouco tempo que ficamos com ele.

Sua carcaça é de plástico e tem uma bela pintura mas parece ser um pouco frágil. Em volta de todo o aparelho há um aro cromado, que mesmo sendo de plástico dá um ar de sofisticação ao aparelho.

Na frente temos a já comentada tela de 4,2 polegadas e abaixo 3 botões fisícos. Faltou um botão de busca como acontece com outros modelos Android. Um ponto a ser levado em consideração é o fato dele não ter um sensor de luminosidade que é padrão nos smartphones hoje, o que com certeza ajudaria na economia da bateria.

Sony Ericsson Xperia Arc
Sony Ericsson Xperia Arc

Na parte de cima há o botão de liga/desliga e o conector para saída do cabo HDMI. Na lateral esquerda há o conector padrão de fone de ouvido, Aqui, outro pecado no Xperia Arc, pois o conector de fone de ouvido poderia ser em cima e o de HDMI na lateral, o que seria muito mais prático, já que colocar o celular no bolso com o fone na lateral pode ser um grande incômodo.

Xperia_arc_5
Sony Ericsson Xperia Arc

Na lateral direita há os botões de volume e a tecla dedicada a câmera. Na parte de trás temos a câmera e o Flash de LED (apenas um). Outra boa sacada da Sony Ericsson é que abaixo da câmera há um minúsculo furo na tampa. Ao abrir a tampa dá para perceber que há um segundo microfone que é ativado quando iniciamos uma gravação de vídeo, ou seja, além da ótima qualidade de gravação ele também tem uma excelente qualidade de áudio graças a esse microfone dedicado.

Na parte de baixo do aparelho há o microfone embutido para ligações e um suporte para alça.

Dimensões e recursos

Uma das melhores características do Xperia arc são suas dimensões. Embora ele passe a sensação de ser um aparelho grande, pois na frente temos 125 mm de altura por 63 mm de largura, quando você pega o aparelho essa sensação simplesmente acaba graças a sua espessura de 8,7mm e o peso de apenas 117g, o que é muito pouco para o porte do aparelho.

Xperia_arc_1
Sony Ericsson Xperia Arc

Ele conta com todos os recursos de um Android top de linha: acesso a loja de aplicativos Android Market, navegador de internet completo inclusive com suporte a Flash, tira fotos em alta resolução e também filma em HD.

Outro ponto que merece destaque é o fato da Sony Ericsson ter usado a tecnologia chamada ClearBlack para a tela do aparelho, na prática parece que ela tem uma camada por cima da tela, uma espécie de insulfilm que quando o LCD está em stand-by ou desligada, fica completamente preta dando a sensação que toda a frente do aparelho é uma tela. Em telas comuns, o tom é de cinza. Você pode comprovar isso abaixo na comparação com o Nokia N8, notem que a tela do N8 é bem mais clara que a do arc.

xperia_arc_30
Sony Ericsson Xperia Arc

Ainda falando sobre a tela do Arc, chamada pela empresa de Reality Display, embora não seja AMOLED, o que na prática significa que ela é inferior e não tem o mesmo brilho e contraste que a concorrente tem, digamos que a Sony Ericsson “contornou”, e bem, a situação. Ela trouxe da irmã Sony o sistema Mobile BRAVIA Engine. Graças a esse sistema a tela back lit de LED do Arc ganhou mais brilho e clareza dando nova vida a tela original. O mais legal é que a Engine pode ser desligada através do sistema, e aí sim podemos notar a grande diferença que ela faz. Outro ponto a ser levado em consideração é que ela tem um grau de reflexão bem baixo, sendo que mesmo ao ar livre ela fica bem visível.

Quanto a sua câmera, podemos dizer que é o melhor smartphone com Android no mercado nesse quesito. Ele possui uma câmera de 8Mpx e suporte para várias configurações. Mas a novidade que a Sony Ericsson trouxe para o Xperia Arc foi o premiado sensor mobile Exmor R da Sony, que prática garante fotos e vídeos mais claros e nitídos que a maioria dos outros smartphones, mesmo em condições de baixa luminosidade - o calcanhar de Aquiles das câmeras de smartphones. Isso acontece porque o sensor Exmor R tem uma lente com maior ângulo de abertura, ou seja, mais luz é captada por ele, graças a isso o desempenho em baixa luminosidade melhora.

A única ressalva que ficaria no assunto câmera é o fato do Xperia arc não possuir câmera frontal, utilizada para vídeo chamada, algo que parece bem estranho para um top de linha dos dias de hoje.

Xperia_arc_7
Xperia_arc_7

Falando no desempenho do hardware, a Sony Ericsson poderia ter feito um trabalho melhor, já que escolheu colocar um processador single core e não um dual core como a maioria de sua concorrência direta. Além disso, o Xperia arc possui apenas 512MB de RAM, ao invés de 1 GB comum aos concorrentes.

O Xperia Arc embora tenha sido lançado como um top de linha no Brasil, não faz concorrência direta com o Motorola Atrix, Galaxy S II ou LG Optimus 2X, já que tem um hardware menos poderoso e também um preço mais acessível.

Nosso teste

Todas essas 3 semanas que ficamos com o aparelho, embora ele tenha vários pontos negativos conforme comentamos acima, como processador e memória inferior a concorrência, sua enorme tela, seu visual único e sua excelente câmera colocou ele entre um dos melhores Androids que já passaram por aqui. Vamos comentar alguns aspectos específicos que valem a pena serem citados.

Xperia_arc_1
Sony Ericsson Xperia Arc

Todo Android sofre com o problema de bateria, já que nesse sistema é um pouco mais complicado gerenciar os aplicativos que estão consumindo dados a todo momento. No caso do Xperia arc, embora ele não saia dessa linha, ele apresentou um desempenho melhor que a maioria dos outros aparelhos, graças à sua bateria de 1500 mhA que aguentou quase 2 dias de uso com Wi-Fi e 3G ligados o tempo todo e uso moderado para música, GPS e câmera.

Os leitores sempre perguntam se há diferenças grandes entre aparelhos dual cores e os single cores. Antes de responder essa pergunta vamos analisar o desempenho que o Xperia Arc teve nessas semanas que esteve conosco.

Em atividades comuns como navegar na internet, abrir aplicativos de email e todos os outros aplicativos em geral, com exceção de jogos, ele travou apenas duas vezes. No geral a navegação entre as telas foi perfeita e bem fluida, a mesma coisa com o menu, as páginas de internet mesmo com conteúdo em flash abriram perfeitamente, mesmo utilizando a multitarefa ao extremo o aparelho não travou, sendo assim podemos afirmar que para o uso geral o desempenho foi 100%.

Agora o desempenho para jogos também nos surpreendeu, já que ele rodou todos os jogos pesados disponíveis na Android Market. Obviamente não estamos contando aqueles desenvolvidos exclusivamente para processadores dual core da nVidia, mas para falar a verdade, até alguns jogos para processadores Tegra rodaram no Xperia Arc depois de instalados os drivers específicos para esse processador.

Xperia_arc_20
Sony Ericsson Xperia Arc

Colocando em uma balança, o desempenho geral dele e o desempenho para jogos, chegamos ao veredito que hoje em dia ainda não faz tanta diferença ter um processador dual core. Mas notem: ainda.

Quando o assunto é câmera, no entanto, o Xperia Arc sem dúvida alguma é o melhor Android no mercado. A qualidade das fotos tiradas por ele é excelente quando comparadas com fotos de outros modelos da categoria. O Exmor R funciona, fotos com pouca luz foram satisfatórias, claro que comparando com outros celulares. Porém a ausência de um Flash Xenon faz muita diferença, a combinação da Exmor R com um Flash Xenon colocaria o Xperia Arc no mesmo nível que o Nokia N8.

Xperia_arc_6
Sony Ericsson Xperia Arc

A qualidade de gravação também é muito boa, lembrando que ele grava em HD 720p, porém aqui o Arc já sofre com pouca iluminação, com imagens granuladas e muita escuras.

Nosso teste (2)
O Xperia Arc vem com diversos aplicativos pré-instalados, inclusive o Timescape que é um agregador de mensagens do Facebook, Twitter, SMS e registro de ligações. Muitos criticam o TimeScape por achar a interface um pouco confusa. Nós concordamos e discordamos. Para quem acessa redes sociais de forma moderada, o TimeScape agiliza as tarefas consideravelmente, mas para quem está ligado o tempo todo, talvez seja uma melhor pedida instalar aplicativos dedicados a esse fim.
xperia_arc_21
Sony Ericsson Xperia Arc

A Sony Ericsson na ocasião do lançamento do Xperia Arc enfatizou que ele é um aparelho para ser usado para trabalho também. Ele já vem com um aplicativo para visualização de documentos Office, pronto para conexões VPNs, além de ter um aplicativo nativo para emails com suporte ao Microsoft Exchange. Falando um pouco desse aplicativo de email, embora ele seja visualmente bom, é um pouco desorganizado, já que para acessar suas pastas é um pouco chato. Mas o maior pecado é a ausência da busca por mensagens, tornando quase impossível encontrar mensagens antigas.

O Xperia Arc como roda o Andorid 2.3 Gingerbread, que já vem com a função de compartilhamento de internet tanto via Wi-Fi como USB nativamente instalada.

xperia_arc_24
Sony Ericsson Xperia Arc

Falando um pouco de reprodução de mídias, o Xperia Arc dá um show a parte com seu player de música bem organizado e objetivo como deve ser. A galeria de fotos do Android Gingerbread também é bonita e o carrossel de imagem roda suavemente.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Para quem quer um smartphone Android top de linha com processador dual core, mas não quer pagar mais de R$1600,00 como acontece com a maioria, o Xperia arc é o melhor no mercado, porém se você acha indispensável jogar os melhores jogos disponíveis atualmente para a plataforma, um processador dual core irá fazer diferença.

Embalagem e características

A Sony Ericsson poderia ter sido generosa trazendo um suporte para usá-lo como GPS já que sua tela de 4,2 polegadas é ótima para esse uso, porém ela está de parabéns em incluir no pacote ótimos fones de ouvido in-ear.

Comodidade

Leve, extremamente fino e o mais bonito atualmente no mercado. O Xperia Arc cabe em qualquer bolso: da frente, das costas, na camisa e no paletó, já que seu peso e espessura não incomodam em nada. Ele é perfeito para quem quer um aparelho sofisticado e ao mesmo tempo discreto.

Facilidade de uso

O Android em si é muito fácil de usar, embora alguns discordem, a interface bem clean que a Sony Ericsson colocou no aparelho não apresenta nenhuma dificuldade de utilização para o usuário.

Multimídia

Simplesmente o melhor câmera phone do mercado rodando Android, além de tirar ótimas fotos com sua câmera de 8MPx, faz ótimas filmagens em HD 720p e também reproduz os vídeos nessa resolução. E se você sente necessidade de mais aplicativos multimídia para melhorar sua experiência de uso, a Android Market está aí cheia de opções.

Votação Geral

O Xperia Arc é um “quase” top de linha, com preço inferior aos tops. Mesmo assim ele faz 90% do que todos os Androids dual cores do mercado fazem. Por outro lado é um aparelho extremamente bonito e elegante e possui uma característica que pode fazer toda a diferença na hora de decidir na compra: sua ótima câmera fotográfica. Porém vale ressaltar que os usuários do Android estão cada vez mais ligados no desempenho dos ótimo jogos que vem sendo lançados ultiimamente e nesse ponto um processador dual core pode fazer a diferença.

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Sony Ericsson Xperia Arc

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online