» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.459

Sony Xperia XA2 Ultra

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e acessórios

A Sony foi uma das primeiras empresas a apostar no ramo das selfies, com sua finada linha Xperia C Ultra oferecendo tela enorme e diferenciais na câmera frontal até então inéditos em smartphones. Essas características foram passadas para a família XA Ultra, que agora em sua terceira geração busca corrigir alguns erros dos antecessores para conquistar de vez seu espaço na faixa intermediária.

O Xperia XA2 Ultra já oferece logo de cara o leitor de impressões digitais, algo que vinha sendo foco de críticas nos intermediários da Sony até bem recentemente. Além disso, temos algumas mudanças no visual que buscam entregar uma pegada mais ergonômica, bem como a já esperada atualização no hardware para adotar a plataforma da Qualcomm ao invés de uma solução da Mediatek como em gerações anteriores.

Seguindo para o que vem na caixa, temos:

  • Carregador de tomada com saída de 7,5W;
  • Tradicionais manuais e termos de garantia;
  • E o cabo USB-C para transferir dados e carregar o dispositivo;

Na caixa dá para ver ainda onde ficariam os fones de ouvido, mas a Sony não costuma enviar os fones junto dos exemplares de teste. :(

Design e construção

O Xperia XA2 Ultra passou por algumas alterações no design, mas continua com a cara quadradona vista em seu antecessor. Temos corpo que mescla metal com policarbonato, sendo até difícil distinguir os materiais em alguns pontos, o que passa um ar um pouco mais barato mas de forma alguma diminui a elegância do dispositivo.

As quinas bem retas podem incomodar um pouco, e seu tamanho exagerado (163 x 80 x 9.5 mm) torna quase impossível usar o dispositivo com apenas uma mão, mas as laterais arredondadas ajudam na pegada e segurá-lo na horizontal para ver filmes ou jogar não é desconfortável de forma alguma.

Outra mudança importante vista por aqui é que a Sony tirou a grade que antes ficava na parte inferior do painel frontal e servia apenas para posicionar um microfone, evitando as confusões e críticas já que muitos acabavam pensando que o Xperia XA1 Ultra possuía alto-falantes estéreo. Agora no XA2 Ultra a saída de som permanece na parte de baixo, onde temos também seu microfone e a porta USB-C.

Em sua lateral direita continuam os botões de volume, energia e para controle da câmera, deixando a gaveta para dois chips nanoSIM e cartão microSD na lateral oposta. Por fim, na parte superior temos apenas a porta P2 para fones de ouvido e um segundo microfone para cancelamento de ruído e gravação de áudio estéreo.

O painel frontal continua com grandes bordas acima e abaixo da tela, enquanto as molduras laterais são bem finas, o que cria uma imersão bacana ao segurar o aparelho para ver vídeos ou jogar. Acima da tela temos ainda duas câmeras para selfies, flash LED, sensores e LED para notificações, bem como o alto-falante para chamadas que fica bem na extremidade.

Por fim, na parte traseira temos agora uma câmera centralizada com o leitor de impressões digitais logo abaixo, além do flash LED e do logo da divisão Xperia, deixando tudo bem simples, mas ao mesmo tempo elegante.

Sobre o visual do Xperia XA2 Ultra, o que podemos colocar como contratempos são seu tamanho e peso (221 gramas) um pouco exagerados, além das bordas consideráveis acima e abaixo da tela e do uso do plástico no acabamento ao invés de materiais mais nobres, mas no geral o dispositivo da Sony é bem bonito e sóbrio, sendo uma boa opção para quem quer algo um pouco diferente do que se vê por aí.

Tela e som

O Xperia XA2 Ultra manteve as dimensões e resolução vistas há anos na linha, sendo sua telona de 6 polegadas Full HD uma ótima pedida para quem quer ver vídeos ou jogar no smartphone, além de também ser uma boa companheira para navegar na internet.

Nossos testes mostraram que você não terá problema para enxergar o conteúdo exibido na tela mesmo em locais externos sob Sol forte, além de ser poder usar o Xperia XA2 Ultra em ambiente noturno com o máximo de conforto. Caso as cores exibidas por padrão não te animem, é possível escolher algo mais natural ou saturado, além de modificar a temperatura do branco para mais frio ou mais quente.

Em números, encontramos brilho máximo de 755 lux com uma imagem branca sendo exibida, valor que cai para 6 lux com o brilho mínimo. Já com imagem preta as marcas foram de 6 lux no máximo e 0 no mínimo.

O sistema de som não é tão bom quanto os modelos topo de linha da marca, mas já é o suficiente para superar com alguma folga a maioria dos rivais. Fossem dois alto-falantes frontais teríamos provavelmente o melhor intermediário em termos de multimídia, mas infelizmente não é o caso.

A Sony não entregou os fones de ouvido dentro da caixa do Xperia XA2 Ultra, então não foi possível testar sua qualidade.

Desempenho e jogos

Em 2018 a Sony finalmente abandonou a Mediatek e partiu para a plataforma da Qualcomm com sua linha de intermediários premium. Aqui temos o mesmo Snapdragon 630 que a Motorola adotou no Moto X4 e G6 Plus, além de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

Ao contrário de sua rival, porém, a Sony soube explorar muito bem esse conjunto, oferecendo desempenho fluido para todo tipo de tarefa e velocidade ao alternar entre apps, superando o seu já rápido antecessor com alguma folga. Em jogos ele também não decepciona, conseguindo lidar sem problemas mesmo com títulos mais pesados, algo que deve se manter por mais alguns anos.

A primeira volta de nosso teste prático de abertura de apps levou apenas 1 minuto e 2 segundos para ser completada. Já a segunda adicionou mais 18 segundos ao tempo total do teste que, somando os milésimos de cada rodada, foi encerrado em 1 minuto e 21 segundos.


Usando o GameBench para medir a taxa de quadros e estabilidade ao executar jogos, conseguimos bons resultados no Xperia XA2 Ultra, sendo ele capaz de rodar todos os títulos testados com a máxima fluidez possível ou algo bem próximo disso, o que demonstra que sua GPU Adreno 509 é mais do que suficiente para quem busca boa performance.

FPS RAM CPU GPU
Asphalt 8 30 445 MB 9% -
Modern Combat 5 28 395 MB 17% -
Injustice 2 29 571 MB 11% -
Vainglory 60 384 MB 8% -
Subway Surfers 60 238 MB 12% -
Clash Royale 59 314 MB 5% -
PUBG Mobile 26 681 MB 17% -
Câmera

A Sony nunca escondeu que o foco da linha XA Ultra é nas selfies, mas vem se reinventando para entregar também um bom conjunto na câmera traseira dos dispositivos. O Xperia XA2 Ultra ainda fica um pouco atrás dos rivais nesse ponto, sendo capaz de registrar boas imagens mas nada muito surpreendente, e pecando bastante na gravação de vídeos.

Quando passamos para as selfies, porém, ele honra a fama da família, entregando belos autorretratos tanto com a câmera principal quanto com o sensor secundário com lentes grande-angulares. Aqui, é bom destacar ainda que encontramos um ângulo maior que no Galaxy A8 Plus, além de estabilização óptica, flash LED e autofoco, sendo um verdadeiro titã para quem curte tirar selfies.

No app de câmera, não temos muitos extras no Xperia XA2 Ultra, sendo possível acessar apenas um modo profissional (com ajustes de foco, velocidade do obturador, ISO, compensação de exposição e balanço de branco), um modo de câmera lenta para vídeos a 120 fps em HD e alguns outros modos que provavelmente não serão muito usados, como foto com som, efeitos criativos, panorama e foto sequencial.

Bateria

Buscando solucionar um dos principais problemas de gerações anteriores, a Sony incluiu uma bateria bem maior no Xperia XA2 Ultra que em seus antecessores, passando de 2.700 mAh para 3.580 mAh, o que em conjunto com um hardware mais otimizado foi capaz de melhorar consideravelmente sua autonomia.

O Xperia XA2 Ultra se mostrou uma das melhores opções na atualidade para quem quer passar um bom tempo longe da tomada, superando com folga os rivais Moto Z3 Play e Galaxy A8 Plus, e conseguindo entregar nada menos que 10 horas e meia de tela ativa durante nosso teste de uso em tempo real.

O ponto negativo, porém, fica por conta da insistência no uso de um carregador fraco, que precisa de 3 horas para recarregar totalmente a bateria do aparelho. Isso pode ser resolvido ao comprar um adaptador mais potente, estando disponível uma boa opção com saída de 15W no site da própria Sony.

Em resumo, tivemos:

  • Foram necessárias 3 horas e 3 minutos para o carregador padrão carregar a bateria de 0 a 100%. Com 1 hora de carga você consegue 52% da carga;
  • Após 20 horas e 26 minutos, encerramos o teste, quando o aparelho atingiu apenas 1% de carga restante;
  • Durante o teste, o Xperia XA2 Ultra manteve a tela ligada por pouco mais de 10 horas e meia;
  • Realizamos 14 ciclos completos de testes, que incluíram:
    • 84 minutos de navegação no Chrome;
    • 420 minutos de WhatsApp, Spotify, Music Player, Video Player e YouTube (84 minutos cada);
    • 84 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Injustice, Asphalt 8, Modern Combat 5 e Candy Crush Saga);
    • 84 minutos de Facebook (28 minutos), Gmail (28 minutos) e Google Maps (28 minutos);
    • 56 minutos de chamadas de voz via 3G;
  • O app que mais devorou bateria foi o MX Player (segundo GSam) ou YouTube (segundo o sistema);
  • O app que consumiu menos bateria foi o Telefone;
  • A temperatura ficou entre 21° e 26°C.
Sistema

O Xperia XA2 Ultra vem de fábrica com o Android 8.0 Oreo, já contando com a atualização para o patch de junho do segurança. A interface da Sony é basicamente a mesma que temos visto desde o Xperia XZ1, oferecendo fluidez nas transições e uma aparência bem limpa e elegante, mas sem esquecer dos diferenciais principalmente para consumo multimídia.

Se você está procurando por um smartphone Android com garantia de atualizações e funcionalidades que facilitam a vida, mas sem pesar no desempenho, o Xperia XA2 Ultra é sim uma opção a ser considerada.

Conclusão

O Xperia XA2 Ultra acerta em cheio ao corrigir algumas falhas da geração passada, sendo as principais delas a autonomia da bateria e o posicionamento da grade no painel frontal, que inclinava muita gente a pensar que ele possuía alto-falantes estéreo.

Ele oferece ainda bom desempenho, agora com plataforma Snapdragon, tela sensacional para assistir vídeos e jogar, e câmeras frontais até então sem concorrentes no mercado nacional, sendo uma ótima opção para quem busca velocidade, consumo multimídia, boa autonomia de bateria e ótimas selfies.

Por outro lado, a ergonomia não é das melhores por conta de suas quinas retas, e o acabamento com pontos em plástico pode deixar a desejar para alguns, além da câmera traseira não conseguir fazer frente aos rivais em boa parte dos cenários.

Isso tudo faria do Xperia XA2 Ultra uma opção a ser recomendada para praticamente qualquer um que busque um intermediário premium atualmente, porém seu preço salgado de R$ 2.400 pesa bastante contra ele, sendo possível encontrar os principais concorrentes abaixo da faixa dos R$ 2 mil.

De qualquer forma, a escolha é sua, sendo o Xperia XA2 Ultra uma ótima opção para quem quer e pode pagar por ele.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Xperia XA2 Ultra entrega um dos melhores conjuntos do nicho intermediário premium, porém o alto preço aliado à comercialização limitada (que segura o preço no alto) reduzem consideravelmente sua relação custo-benefício, sendo possível encontrar concorrentes por cerca de R$ 500 a menos.

Embalagem e características

Não temos nada surpreendente na caixa do Xperia XA2 Ultra, sendo os acessórios posicionados de forma organizada. Mais uma vez, porém, devemos criticar o carregador lento presente na caixa, e não foi possível testar os fones que você receberá junto do Xperia XA2 Ultra.

Comodidade

Não é nada fácil manusear um aparelho de 6 polegadas, principalmente se as bordas da tela não forem muito discretas e se a ergonomia não ajudar muito. Usá-lo na horizontal para jogar ou ver vídeos, porém, é bem confortável.

Facilidade de uso

Interface da Sony merece congratulações há algum tempo, sendo uma das poucas opções no ecossistema Android a aliar simplicidade, beleza e fluidez, mas sem esquecer de recursos úteis principalmente para consumo multimídia.

Multimídia

O Xperia XA2 Ultra é um dos melhores aparelho disponível para quem quer consumir conteúdo, pecando apenas pela ausência de alto-falantes frontais. Sua tela é ótima para a categoria e o sistema de áudio supera com alguma folga a maioria dos concorrentes.

Votação Geral

As principais críticas em relação ao Xperia XA2 Ultra ficam no preço e em seu tamanho/peso exagerados, sendo este segundo ponto bastante pessoal. Por isso, temos aqui uma das opções mais interessantes no nicho intermediário, para quem quer e pode pagar por ela.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Sony Xperia XA2 Ultra