» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
795

TCL 40 SE

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O TCL 40 SE é um dos modelos mais acessíveis da marca que chegou recentemente ao mercado nacional juntamente do 40 R com tecnologia 5G. Aqui temos o mais simples em mãos para conferir o que ele tem a oferecer e se vale a pena comprar.

Acessórios

O TCL 40 SE vem em caixa prateada com aro metálico ao redor do nome do aparelho. O celular vem acompanhado de uma boa quantidade de acessórios:

  • Carregador de 18W
  • Cabo USB-C
  • Capinha transparente de silicone
  • Fone de ouvido
  • Película de proteção para tela
  • Chavinha da gaveta do SIM card
  • Guia de usuário
Design e conectividade

O celular básico da TCL é grande e isso não apenas por conta de sua tela acima da média, mas também por ter bordas largas, especialmente a inferior, que contribuem para as medidas exageradas do aparelho.

O entalhe ainda é o clássico em formato de gota, que apesar de estar caindo em desuso, ainda é comum ver outros modelos do segmento seguindo este padrão. Na parte traseira temos o bloco de câmeras dividido em duas partes: a câmera principal vem em destaque no topo, enquanto há uma segunda ao lado de flash e a terceira na parte externa do bloco principal.

O corpo é todo feito em plástico com acabamento fosco para ajudar na pegada e deixar o 40 SE menos escorregadio. A novidade chegou ao mercado brasileiro em duas opções de cores: além desta em grafite que testamos, também há uma mais clara em violeta.

O leitor biométrico vem incorporado ao botão de energia na lateral direita. Ele não é dos mais ágeis, mas faz bem o seu papel na hora de desbloquear o celular. Temos entrada para fones de ouvido na parte inferior e gaveta tripla para usar dois chips e um cartão microSD ao mesmo tempo. Ele suporta no máximo expansão de até 1 TB.

Não há conectividade 5G presente no TCL 40 SE. Ele vem com Wi-Fi de quinta geração para redes mais velozes de 5 GHz, Bluetooth 5.1 e NFC para realizar pagamentos com o celular.

Tela e som

A parte multimídia do TCL 40 SE fica por conta de tela de 6,75 polegadas com resolução HD+ e painel IPS LCD com taxa de atualização de 90 Hz. É uma configuração decente para o segmento em que faz parte o básico da TCL, mas poderia ter brilho mais forte para uma melhor experiência em locais abertos.

O nível de contraste é bom para garantir cores vibrantes e preto profundo, mas não chega a competir com rivais com tela OLED nesses pontos. Pelo menos a empresa investe na tecnologia NXTVISION que reduz o cansaço visual ao usar o celular no escuro modificando a tonalidade do branco.

Essa tecnologia também traz alguns perfis de otimização de uso para jogos ou vídeos. Há três modos de calibração de tela com opção Vívida para cores mais saturadas, a Natural com cores mais neutras e também uma avançada onde você pode escolher o nível de saturação e temperatura.

A taxa de atualização vem por padrão no automático que alterna entre 60 e 90 Hz. Há opção de travar a tela tanto na velocidade superior para fluidez constante quanto na inferior para ter maior duração de bateria.

Temos dois alto-falantes no TCL 40 SE, um na parte superior e outro na inferior. É bom ver que a marca se preocupa com a imersão ao ver vídeos e jogar mesmo nos modelos mais simples. A potência sonora fica na média e temos bons graves e agudos, devendo apenas nos médios. O som não chega a distorcer quando o volume está no máximo.

Desempenho

O hardware é formado por chip Helio G37 da MediaTek que vem com processador octa-core com quatro núcleos da série A53 em alta velocidade para cuidar das tarefas mais pesadas e outros quatro núcleos de baixa velocidade para ajudar a economizar energia. A GPU é a IMG GE8320 e temos 6 GB de RAM com 256 GB de armazenamento.


Essa é uma boa configuração para o segmento, mas como fica o desempenho do TCL 40 SE? Não espere por um celular muito rápido. Ele demora um pouco para carregar os aplicativos, especialmente jogos. Pelo menos consegue segurar muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Ele também não chega a empolgar em benchmarks e no AnTuTu tivemos pouco mais de 100 mil pontos. E nos jogos? Você até consegue jogar Call of Duty na qualidade gráfica baixa com todos os extras desativados. PUBG roda um pouco melhor na configuração balanceada, mas também com demais recursos desabilitados.

Bateria

O TCL 40 SE vem com bateria de 5.010 mAh e entregou boa autonomia com média de 23 horas de uso moderado em nosso teste padronizado. Ele fica a par de alguns intermediários de outras marcas, mas também já vimos celulares passarem da marca das 30 horas de uso.


Ele vem com carregador de 18W que demora quase duas horas para encher totalmente a bateria. Essa é praticamente a média do segmento, quando até mesmo alguns intermediários ainda demoram bastante para recarregar.


Com uma carga rápida de 15 minutos terá 17% para usar, chegando a 37% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por câmera de 50 MP com abertura focal f/1.8 e duas câmeras de 2 MP, sendo uma macro e outra de profundidade, ambas com abertura focal f/2.4.

É uma configuração simples e até bastante comum entre lançamentos recentes da categoria. Logo de antemão informamos que a câmera principal do TCL 40 SE faz apenas o básico e as fotos saem mais escuras que o padrão mesmo em dias ensolarados. A faixa dinâmica não é das mais amplas e o HDR não ajuda a contornar essa limitação.

Desfoque



Pelo menos o desfoque de cenários não deixa o HDR ainda mais limitado como é padrão em alguns celulares chineses. Em locais bem iluminados temos poucos erros na separação de planos. Já à noite há falhas mais visíveis, mas o resultado ainda é agradável.

A câmera macro é fraca e sofre para capturar imagens nítidas, a falta de foco automático também limita sua usabilidade. O zoom é puramente digital e não traz nenhum recurso avançado para redução na perda de qualidade. Mesmo ao fotografar algo não tão distante, ainda temos uma perda considerável na nitidez.

Macro



Fotos noturnas saem mais escuras do que gostaríamos e a nitidez fica bastante comprometida, mas ainda está a par de outros do segmento. Pelo menos não há excesso de ruídos que sacrifiquem a qualidade.

Noturno



A câmera frontal traz sensor de 8 MP com abertura focal f/2.0. As selfies diurnas entregam qualidade decente com cores vibrantes e bom contraste. Já as noturnas apresentam queda considerável na nitidez e granulados mais evidentes. O desfoque de fundo tem bom efeito e não deixa as selfies mais escuras.

Selfies



A filmadora é capaz de gravar vídeos em Full HD a 30 fps com a traseira e frontal. A qualidade é similar ao visto nas fotos e não apresenta vídeos com excesso de ruídos à noite. Falta estabilização para lidar com os tremidos, porém o foco é até ágil para a categoria. O que decepciona é ver que o TCL 40 SE captura áudio mono com som abafado.

Software

O TCL 40 SE vem com Android 13 de fábrica com a interface TCL UI 5.0 que traz poucas modificações. No momento em que testamos o aparelho, ele estava com pacote de segurança seis meses atrasado. Então não espere um bom suporte da TCL para atualizações do Android.

O sistema é um pouco amarrado e notamos pequenos engasgos ao rolar a tela. Ele também não é muito ágil na troca de apps, mas isso não chega a comprometer a experiência no dia a dia.

É possível expandir a RAM para até 12 GB usando parte do armazenamento interno. Só não espere ver um ganho em velocidade, já que a memória interna é sempre mais lenta que a RAM dedicada.

Rivais

O TCL 40 SE é a melhor compra na sua faixa de preço ou temos opções melhores?

O Galaxy A24 é uma forte alternativa para quem não se importa com celular 5G. Ele vem com tela menor e som apenas mono, mas compensa por ser um painel Super AMOLED com brilho superior e melhores cores. O básico da Samsung perde em desempenho multitarefas, mas ganha em bateria e câmeras.

Se busca um celular 5G vai encontrar o Moto G54 com preço próximo e que traz tela de 120 Hz para fluidez superior; só fica devendo no brilho máximo. O desempenho é superior com vários apps e a bateria dura um pouco a mais. Ele também faz boas fotos com destaque para as selfies.

Pontos forte e fracos

Pontos fortes

  • Som estéreo com boa qualidade
  • Desempenho na média
  • Bateria para o dia todo
  • Caixa completa com capa, película e fone

Pontos fracos

  • Poderia ter tela OLED com brilho mais forte
  • Lento tempo de recarga
  • Fotos noturnas abaixo da média
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Há opções mais interessantes da Samsung e Motorola na mesma faixa de preço

Embalagem e características

Embalagem vem completa com capinha de silicone, película para tela e fone de ouvido

Comodidade

O TCL 40 SE é um celular grande e escorregadio, mas vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

O software modificado da TCL traz poucas modificações e alguns recursos extras

Multimídia

Tela entrega boas cores e taxa de 90 Hz; som estéreo agradar em qualidade

Votação Geral

O TCL 40 SE trouxe boas evoluções comparado ao antecessor e mostra que a marca tem força para competir no mercado

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o TCL 40 SE