» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preo Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponvel.

UMIDIGI S2 Lite

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral
Introduo e acessrios

Atualmente temos uma infinidade de fabricantes chinesas lançando smartphones com sistema Android. Enquanto algumas tentam inovar como a Oppo que lançou o exótico Find X recentemente, temos outras que apostam apenas no básico, tendo como grande foco o preço baixo.

É aqui que entra a Umidigi, uma fabricante que está empenhada em trazer o melhor custo-benefício possível. A companhia já lançou alguns exemplares no mercado, e aqui temos o S2 Lite, que foi cedido pela GearBest.

O aparelho é destinado ao segmento de entrada, tendo o seu preço na faixa dos R$ 600 (via importação e sem impostos aplicados). A embalagem é de papel na cor preta com detalhes em dourado, trazendo algumas especificações na parte traseira.

Em seu interior encontramos, além do S2 Lite, um carregador que fornece 10W de potência, cabo USB vermelho no padrão C, adaptador para fones de ouvido, guia do usuário em cinco idiomas (nada de Português, infelizmente), chavinha para abrir a gaveta dos cartões SIM e microSD, capinha de silicone e película de proteção que já vem aplicada na tela.

Assim como em outros smartphones chineses, esse daqui também não vem com fone de ouvido. Além disso, ele não tem entrada P2 tradicional, obrigando o uso do acessório que vem junto com o aparelho.

Design e construo

Enquanto a Xiaomi ainda mescla metal com plástico em seus aparelhos de entrada, a Umidigi aposta em corpo feito em única peça de metal. A qualidade de construção é decente e não apresenta falhas visíveis. O modelo foi lançado em duas opções de cores: preta e vermelha, sendo esta última a testada pelo TudoCelular.

O acabamento é fosco, o que reduz consideravelmente o acúmulo de marcas de dedo. Além disso, faz com que o smartphone escorregue menos da mão. Ele traz tela no padrão 18:9, o que o torna mais estreito que outros no antigo padrão 16:9. Isso ajuda a usá-lo de forma mais confortável com apenas uma mão.

Há duas linhas escuras que cruzam o corpo do S2 Lite nas extremidades superior e inferior. Elas são feitas de policarbonato, o que ajuda a reduzir a interferência no sinal do celular causada pelo metal. Isso é bastante comum de se ver em smartphones com este tipo de construção; e para quem não curte estas linhas, a opção em preto acaba sendo a mais indicada.

Na traseira temos um microfone próximo à extremidade superior, câmera dupla, flash duplo de dois tons e leitor biométrico. Nas laterais temos os botões de ligar/desligar e volume na direita e gaveta híbrida na esquerda. A parte superior do aparelho não traz nada, enquanto na inferior encontramos um segundo microfone, entrada USB-C e alto-falante.

Na frontal temos bordas mais finas do que vemos em celulares de entrada – graças à tela no formato 18:9. Além da câmera frontal na parte superior, também temos o alto-falante de chamadas, sensores e um flash LED dedicado para selfies. Há um pequeno LED escondido sob o alto-falante que pulsa quando há notificações ou quando a bateria está fraca.

Tela e som

O S2 Lite traz uma tela de 6 polegadas com resolução HD+ (720 x 1440 pixels), o que resulta numa densidade de 268ppi. A resolução é suficiente para entregar uma boa experiência em navegação, vídeos e jogos, mas o nível de brilho do painel da Sharp usado pela Umidigi não é alto.

Em medição feita com luxímetro, a tela acaba entregando um brilho abaixo de 500 lux, o que limita o uso do aparelho em ambiente externo. Apesar da Sharp usar tecnologia IPS LCD, o ângulo de visão não é dos melhores – sendo pior do que as telas que vemos na linha Moto G, por exemplo.

O alto-falante também não é muito potente, o que limita ainda mais a experiência em lugares com muito barulho. A ausência de fone de ouvido acaba fazendo falta nessas horas, ainda mais quando é necessário ter que levar o adaptador USB-C/P2 para onde você for.

No geral, a experiência multimídia é satisfatória, ainda mais se levarmos em consideração o preço cobrado pelo aparelho. A tela grande é boa para assistir filme e jogar, mas a sensibilidade não é das melhores, o que poderá irritar alguns usuários.

Desempenho e jogos

O smartphone básico da Umidigi vem com o chipset MT6750T da MediaTek, que oferece um processador octa-core com velocidade máxima de 1,5 GHz. Aliado aos 4 GB de RAM do aparelho, vemos um desempenho consideravelmente bom para sua faixa de preço.

O S2 Lite conseguiu segurar todos os aplicativos em nosso teste de velocidade, oferecendo um gerenciamento multitarefas melhor que muitos aparelhos da Motorola com a mesma quantidade de memória.

O nosso teste de velocidade consiste em abrir 12 aplicativos que incluem Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.


A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Na primeira rodada, o S2 Lite levou 1m20s, sendo um tempo altamente aceitável para sua faixa de preço. A melhor parte é que ele manteve todos os apps abertos, reduzindo o tempo da segunda rodada para apenas 20s. Somando os centésimos de segundos na duas rodadas, tivemos 1m41s no total. Isso o coloca acima de muitos aparelhos de entrada com chipset da MediaTek, mas fica abaixo de alguns com Snapdragon.

FPS CPU GPU RAM
Asphalt 8 30 - - -
Modern Combat 5 38 53% - 509 MB
Injustice 2 28 19% - 633 MB
Vainglory 51 12% - 613 MB
Clash Royale 53 - - -
Subway Surfers 54 12% - 322 MB
PUBG Mobile 25 16% - 554 MB

Em benchmarks tivemos resultados dentro do esperado para um smartphone de entrada, já em jogos vemos que a Mali-T860 MP2 sofre para entregar boa fluidez na resolução HD+. Mesmo em jogos mais leves, como o Subway Surfers, não foi possível alcançar 60 fps.

Usamos a ferramenta Gamebench para medir o desempenho dos jogos no smartphone da Umidigi. O aplicativo não funcionou corretamente, deixando de registrar os dados completos dos jogos, como o uso de GPU. No Asphalt 8 e Clash Royale nem o uso da CPU foi registrada.

PUBG Mobile rodou na configuração mínima e mesmo assim vimos várias quedas abaixo dos 20 fps. Para quem busca um aparelho para jogos, o S2 Lite pode ser um pouco decepcionante, exceto se você é um gamer casual e busca algo apenas para jogar enquanto espera na fila do banco.

Cmera

Temos câmera dupla na traseira com sensor OV16880 da OmniVision, sendo uma combinação de 16 MP + 5 MP, ambas com abertura focal f/2.0. O aplicativo de câmera é o mesmo do Android AOSP, com poucas configurações para fotos e vídeos. Na parte frontal há uma câmera de 5 MP com flash em LED.

É possível regular a exposição, que vai de -3 a +3. Há 14 modos de cenas, para encontrar a melhor configuração para cada cenário: automático, cena noturna, pôr-do-sol, festa, retrato, paisagem, retrato noturno, teatro, praia, neve, foto parada, fogos de artifício, ação e luz de velas.

Para o balanço de branco temos oito configurações: automático, incandescente, luz do dia, fluorescente, nublado, crepúsculo, sombreado e fluorescente quente. Em propriedade de imagem é possível alterar a nitidez, tonalidade, saturação, brilho e contraste. Por padrão vem tudo no médio, mas é possível mudar para baixo ou alto.

Todas estas opções estão disponíveis para fotos e vídeos. Além disso, o app de câmera do S2 Lite também oferece algumas configurações adicionais apenas para fotos, com o ISO que vai de 100 a 1600, disparo contínuo na opção de 40 e 99, temporizador com 2 ou 10s, além da opção de travar o zoom digital de 4x.

Para a filmadora temos apenas as opções de escolher a qualidade da imagem entre 240p, 480p, 720p e 1080p (esta última apenas para a câmera traseira). Em áudio há a opção de captura normal ou modo reunião.

A câmera secundária tem a função de gerar o efeito bokeh, mas o resultado é bastante precário. Apenas os cantos das fotos são borrados, entregando imagens com edição bastante amadora.

Em ambiente externo e com boa iluminação, a câmera entrega boas fotos. Mesmo contra luz solar ainda é possível ver um nível razoável de detalhes. Para a faixa de preço do S2 Lite, temos resultados bastante aceitáveis.

O problema, como esperado de um modelo chinês, está em registrar fotos e vídeos em ambientes mal iluminados ou à noite. O nível de ruídos é alto, além de entregar imagens muito escuras.

Para vídeos temos resultados decentes. A qualidade do som fica acima dos rivais da Xiaomi, e mesmo sem um sistema avançado de estabilização de imagem, vemos vídeos menos tremidos que a maioria dos smartphones de entrada.

Um ponto ruim da câmera é que o software joga o brilho da tela para o máximo, o que aumenta consideravelmente o consumo de bateria. O lado positivo é que você não precisa se preocupar em regular o brilho de tela sempre que for tirar uma foto ao sol.

Bateria

A Umidigi sempre aposta em celulares com baterias generosas, e o S2 Lite não seria uma exceção. Aqui temos 5.100 mAh para torrar, o que deve suficiente para um dia inteiro longe da tomada.

Ele vem acompanhado de um carregador que fornece 10W de potência e sem nenhuma tecnologia de carregamento acelerado. O resultado dsso é que é preciso esperar 3h29 para ter a bateria totalmente preenchida. Com 30 minutos na tomada temos 23% de carga, chegando a 43% após uma hora.

Em nossos testes iniciais foi possível assistir vídeos por 16h22 com uma carga de bateria. Para quem grava muito no celular, o S2 Lite aguenta 5h28 de filmagens. Em chamadas chegamos a 21h31, enquanto no Skype tivemos um rendimento de 7h28. Os viciados em jogos vão gostar do smartphone da Umidigi, que rendeu 8h longe da tomada.


Em nossa simulação de uso real, foram necessárias 3 horas e 29 minutos para o carregador padrão de 2A da Umidigi preencher totalmente a bateria de 5.100 mAh do S2 Lite. Com 30 minutos, temos 23% da bateria recuperada, chegando a 43% após 1 hora na tomada.

  • Após 21 horas e 10 minutos, o aparelho finalizou os ciclos do teste com saldo de apenas 2% de energia restante.
  • O smartphone completou um total de 10 horas e 30 minutos com a tela ligada durante o teste.
  • Realizamos 15 ciclos completos de testes, que incluíram:
  • 90 minutos de navegação no Chrome;
  • 450 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp (música offline), MX Player (vídeo) e YouTube (90 minutos cada);
  • 90 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5, Injustice e Asphalt 8);
  • 90 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (30 minutos cada);
  • 60 minutos de chamadas de voz conectado às redes móveis.

O Umidigi S2 Lite tem generosa bateria que é capaz de render um dia inteiro de uso com folga. Em nosso teste, o smartphone chinês entregou mais de 20h de uso com metade deste tempo de tela ligada, o que é um resultado muito bom.

A autonomia seria ainda melhor se tivéssemos aqui um chipset da Qualcomm, ao invés do MediaTek MT6750T, que ainda é fabricado em 28nm. A tela da Sharp também suga muita bateria, o que ajudou a encurtar o nosso teste.

De qualquer forma, o S2 Lite entrega uma autonomia suficiente para qualquer usuário. E mesmo em uso mais pesado com vários jogos e vídeos, ele ainda renderá mais que a maioria dos celulares analisados por nós.

Sistema

O smartpone básico da Umidigi vem com Android 7.0 Nougat e poucas modificações. A interface é bastante próxima ao que temos no código AOSP do robozinho, incluindo os clássicos apps da Google.

Para quem não curte as interfaces radicalmente modificadas das fabricantes chinesas, como a MIUI da Xiaomi, o S2 Lite será um aparelho atrativo. No entanto, mesmo com processador octa-core e 4 GB de RAM, ele apresenta lentidão e engasgos constantes, o que, infelizmente, é comum em celulares nesta faixa de preço.

No geral, a experiência entregue é boa, mas o que talvez mais irrite alguns é a baixa sensibilidade da tela. É comum termos que tocar duas ou três vezes para que o aparelho reconheça um comando. Isso acontece com maior frequência nos botões virtuais do sistema.

Vale a pena?

A Umidigi chega apostando em bons aparelhos com ótimo custo-benefício, e o S2 Lite não é uma exceção. O modelo apresenta boa qualidade de construção com seu corpo em metal, vem acompanhado de capinha e película, oferece bom desempenho graças aos seus 4 GB de RAM, além de uma bateria que dura o dia inteiro.

Claro que ele tem pontos que deixam a desejar, como a sua tela de brilho baixo e o som que não é muito potente. A câmera não empolga, mas para a faixa de preço oferece boas fotos e vídeos. A bateria poderia durar mais se o chipset fosse da Qualcomm, mais aí ele seria mais caro, o que poderia comprometer o custo-benefício.

No geral, o S2 Lite é um smartphone de entrada bastante interessante. O modelo pode ser encontrado à venda na GearBest por um preço mais atrativo do que é visto no mercado cinza aqui no Brasil. Se você não tem pressa em esperar, ele será uma boa opção para quem busca desempenho e bateria sem gastar muito.

Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

Corpo de metal, boas especificaes e bateria enorme. Sem dvidas o S2 Lite entrega um bom custo-benefcio.

Embalagem e caractersticas

Embalagem simples, mas vem com vrios acessrios: carregador, cabo USB, adaptador P2, capinha de silicone, pelcula de proteo, guia do usurio e ferramenta para abrir gaveta.

Comodidade

O S2 Lite no um aparelho compacto, mas ele no chega a ser muito desconfortvel de ser usado com apenas uma mo.

Facilidade de uso

Temos um sistema com poucas modificaes alm do que j conhecemos do Android. Porm a fluidez no das melhores.

Multimdia

A tela grande boa para vdeos e jogos, mas o brilho baixo compromete o uso em ambientes externos. O som tambm no empolga e a falta de entrada P2 um ponto negativo.

Votao Geral

O Umidigi S2 Lite um bom smartphone no geral, entregando um melhor conjunto que muito celular na sua faixa de preo.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o UMIDIGI S2 Lite

Aviso de preo
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notific-lo quando este produto estar disponvel online