
Economia e mercado 28 Mai
Algumas cidades, incluindo as metrópoles São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, já estão com a frequência de 700 MHz liberada para receber os serviços de telefonia celular, anunciou o presidente da Anatel, Juarez Quadros, nesta terça-feira (29).
Essas cidades e os municípios do entorno tiveram os sinais analógicos da TV desligados entre 2017 e 2018, enquanto Belém e outras seis capitais do Norte e Nordeste têm até o dia 30 de maio para aderir à digitalização da imagem de televisão e o consequente desligamento do sinal analógico.
Dentre todas as cidades que já liberaram a frequência, apenas 40 são contempladas pela liberação da faixa anunciada hoje, incluindo as capitais mencionadas. Quadros afirmou durante a audiência pública na Câmara dos Deputados que “esta frequência permite a transmissão de dados de até 45 Mbps, o que é uma boa notícia para o usuário”.
Confirme explica o TeleSíntese, após o desligamento da TV, é iniciada a fase de mitigação das interferências, para garantir que o serviço celular e o de TV digital não atrapalhem um ao outro. Esse trabalho foi mais lento na região de São Paulo, devido ao grande número de geradoras e retransmissoras de TV e de clientes de celular.
Apesar do prazo de 18 meses entre a desocupação da TV aberta e a transição para o serviço de telefonia móvel, Quadros afirmou que não há nenhum problema de interferência entre dois serviços, e por isso a liberação para a telefonia foi antecipada. Assim, as operadoras de celular já podem prestar o serviço de 4G nesta frequência nessas regiões, bastando pedir a concessão da Anatel.
Para o presidente da agência, várias dessas cidades já contarão com o sinal 4G nessa frequência ainda em junho.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários