» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
5.000

Xiaomi Mi 11i

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Depois de analisarmos o Mi 11, Mi 11 Lite e Mi 11 Ultra, temos aqui mais uma variante da gigantesca família de celulares top de linha da Xiaomi, o Mi 11i. O que muda comparado ao carro-chefe da empresa? Este entrega um custo-benefício mais interessante? Como ele compete contra os rivais da Samsung e Motorola? Vamos descobrir tudo isso nesta análise completa do TudoCelular.

Acessórios

O Mi 11i vem em embalagem branca com detalhes na cor cobre. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador com 33W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Capinha transparente de silicone
  • Adaptador de USB-C para P2
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
  • Película aplicada na tela
Design e conectividade

Com tantos aparelhos em seu portfólio, a Xiaomi acaba repetindo o design entre celulares de linhas diferentes. O Mi 11i é idêntico ao Mi 11X Pro lançado na Índia e ao Redmi K40 Pro Plus vendido na China. Os três também possuem especificações idênticas, então caso esteja interessado nos modelos citados, esta análise também servirá para você.

Apesar de ser uma versão mais barata do Mi 11, este aqui ainda entrega uma qualidade premium com traseira em vidro, porém as laterais são de plástico com pintura metálica. Ao olhar para o conjunto de câmeras em bloco saltado de vidro temos uma sensação de déjà vu. Sim, o design também é muito parecido com o do Poco F3.

O bloco de câmeras é maior comparado ao Mi 11 e a parte frontal é completamente plana, enquanto os modelos mais caros da linha trazem design curvo. Isso faz com que as bordas do Mi 11i sejam um pouco mais largas do que esperamos em um celular top de linha, mas o furo para a câmera de selfies é pequeno comparado aos intermediários da Xiaomi.

No topo do aparelho temos dois conjuntos com três furos. O primeiro é um dos alto-falantes, enquanto o segundo abriga o emissor de infravermelho e microfone. Na parte inferior há uma segunda saída de som, a entrada USB-C, a gaveta para o chip de operadora e mais um microfone. Na lateral direita há o botão de energia com leitor biométrico ágil e a tecla de controle de volume.

O Mi 11i é mais uma opção de celular 5G da Xiaomi. Ele também vem com suporte a Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e NFC.

Tela e som

O Mi 11i vem com tela menor com resolução inferior comparado ao Mi 11. Aqui temos 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e painel Super AMOLED de 120 Hz. A boa notícia é que o brilho não foi sacrificado e no modo automático temos luminosidade intensa para garantir boa visibilidade em locais abertos mesmo em dias ensolarados.

Há suporte a HDR10+ que funciona com vídeos no YouTube, enquanto a calibração de cores tende para imagens mais saturadas quando no modo padrão. Você pode mudar para o perfil Original e ter cores mais próximas da realidade. O Mi 11i também oferece algumas opções de customização para a temperatura das cores.

Além de ter uma ótima tela, o Mi 11i também entrega uma boa experiência sonora. Ele possui várias saídas de som para garantir áudio estéreo. A potência fica no nível do Mi 11 e rivais como o Galaxy S21 Plus, mas supera com folga modelos como o Edge 20 Pro que tem som mono.

Há um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, o que torna o Mi 11i bom para filmes e músicas. A parte decepcionante é que ele não tem entrada para fones de ouvido, mas a Xiaomi manda um adaptador de USB-C para P2 na caixa.

Desempenho

O Mi 11i é mais um da Xiaomi equipado com o Snapdragon 888 e sem nenhuma surpresa acabou entregando desempenho similar ao Mi 11 em nossos testes. O modelo mais acessível é capaz de segurar muitos aplicativos abertos em segundo plano e carrega rapidamente o conteúdo de apps sociais e jogos.


Em benchmarks também não temos diferença na pontuação com outros equipados com a plataforma da Qualcomm. No AnTuTu tivemos pontuação ligeiramente inferior ao Mi 11, mas a diferença não chega nem a 5%. Contra o Galaxy S21 Plus equipado com Exynos 2100 tivemos uma diferença mais considerável com vantagem para o Mi 11i.

Todos os jogos que testamos rodaram com ótima fluidez mesmo na qualidade gráfica máxima, como é esperado de um celular com Snapdragon 888. Nem todos os games para Android vão tirar proveito da tela de 120 Hz, mas é mais uma limitação dos próprios jogos do que do aparelho em si.

Bateria

Seguindo adiante, a bateria do Mi 11i é menor comparada à do Mi 11, mas acabou rendendo mais por vir por padrão em modo 60Hz. A tela menor e com menos pixels também acabou exigindo menos da bateria e com isso temos boa autonomia para o dia inteiro. É bom lembrar que ao usá-lo com a tela em 120 Hz sua bateria renderá menos.


A parte mais curiosa é que o Mi 11i vem com carregador mais fraco, sendo 33W contra 55W do Mi 11, mas os dois entregam tempo de recarga próximo. O Mi 11i foi até um pouco mais rápido em nosso teste e precisou de apenas 49 minutos para ter a bateria completamente cheia.


Com 15 minutos na tomada terá um terço da bateria para usar, que chega a quase 70% com meia hora de carga.

Câmeras

O conjunto traseiro de câmeras é formado por três sensores. O principal é o HM2 da Samsung com resolução máxima de 108 MP, mas acaba comprimindo nove pixels em um para resultar em imagens de 12 MP. A secundária é uma câmera ultra-wide de 8 MP e a terciária tem apenas 5 MP, sendo dedicada para macro e traz foco automático. Por fim, na parte frontal temos uma câmera de 20 MP para selfies.

A qualidade fotográfica fica próxima do Mi 11 em locais abertos e bem iluminados. A câmera do Mi 11i acerta no alcance dinâmico e no contraste, com cores que saltam nas imagens, mas sem ficar excessivamente saturadas. Os pequenos detalhes ficam um pouco perdidos em locais com vegetação e a culpa pode estar no pós-processamento que busca reduzir ao máximo os ruídos.

Principal | Ultra-wide




Há atalho para zoom de 2x, mas como o Mi 11i não possui câmera teleobjetiva, a aproximação é feita puramente via software. A qualidade cai um pouco, mas ainda é suficiente para garantir boas imagens em dias ensolarados.

A ultra-wide poderia ser melhor. Ela permite capturar imagens mais amplas, mas em troca de menos detalhes e contraste exagerado. Pode ser útil em locais claros, porém à noite já apresenta fotos de baixa qualidade.

Macro



Desfoque



A macro tem distância focal entre 4 e 7 cm e graças ao foco automático consegue dar uma boa flexibilidade ao usuário. Mesmo assim, é bom ter cuidado para não tremer na hora de registrar algo muito próximo da lente já que as fotos saem borradas com facilidade. E por falar em borrão, o Mi 11i não tem câmera dedicada para desfoque de fundo e ele falha bastante ao usar esse efeito.

Fotos noturnas são apenas decentes, no geral, mesmo quando o modo noturno é ativado automaticamente. O contraste é sacrificado e as cores fogem da realidade, especialmente o verde que fica bastante saturado. Pontos luminosos saem estourados nas fotos, algo que normalmente é visto em celulares bem mais baratos.

Noturno



A câmera frontal do Mi 11i registra boas selfies de dia e não erra com o modo retrato. Ao cair da luz, a situação já muda e temos fotos granuladas com texturas de baixa qualidade e modo retrato mais limitado.

Selfies



O Mi 11i é capaz de gravar vídeos em 8K com a principal e apenas Full HD com a ultra-wide e frontal. Ao filmar em 4K terá boa qualidade de vídeos, a estabilização eletrônica lida bem com os tremidos e o foco é bastante ágil. A ultra-wide também possui estabilização, porém mais limitada que a principal. As filmagens noturnas saem mais escuras do que esperávamos de um aparelho deste porte, mas a qualidade sonora é boa.

Software

O Mi 11i sai da caixa com Android 11 e MIUI 12.5. Testamos o aparelho no início de novembro e ele ainda estava com pacote de segurança de julho de 2021, o que deixa claro que a Xiaomi não consegue dar conta de manter tantos celulares devidamente atualizados.

Este é mais um que usa o Always-on Display para tirar proveito da tecnologia AMOLED. A tela acende para exibir notificações e você pode até customizar com efeitos luminosos nas bordas. Além dos tradicionais temas para customizar a interface, o Mi 11i também conta com os Super Wallpapers presentes nos modelos mais caros da marca.

Os recursos são os mesmos presentes em outros com a MIUI 12.5. A interface do Mi 11i flui bem e raramente apresenta engasgos.

Rivais

O Mi 11i é um celular bacana e que pode ser encontrado no varejo nacional na mesma faixa de preço do Galaxy S21 Plus. Qual dos dois é uma melhor compra? O Mi 11i entrega desempenho similar, tem tela AMOLED e som estéreo no nível do rival e sua bateria dura tanto quanto o S21 Plus e recarrega mais rápido. Porém, o da Samsung supera em autonomia com a tela em 120 Hz, tem melhores câmeras e melhor suporte a atualizações do sistema.

A Motorola pode não ter um verdadeiro top de linha com Snapdragon 888, mas conta com o Edge 20 Pro que conseguiu ser mais rápido em nossos testes mesmo com hardware inferior. Ele traz tela de 144 Hz para fluidez superior, mas peca por ter som mono - enquanto a bateria rende mais. Em câmeras, os dois ficam próximos em qualidade de fotos e vídeos, mas a Motorola também não se destaca em suporte a atualizações de software.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes:

  • Bela tela AMOLED de 120 Hz
  • Som estéreo potente e equilibrado
  • Rápido tempo de recarga
  • Boa câmera para fotos

Pontos fracos:

  • Poderia ter melhor bateria
  • Câmera ultra-wide poderia ser melhor
  • Filmadora decepciona em locais escuros
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Mi 11i tem um preço bacana pelo o que oferece ao ser importado

Embalagem e características

Embalagem traz capinha, película e até adaptador para fones de ouvido

Comodidade

O Mi 11i é um celular grande e escorregadio devido a traseira de vidro

Facilidade de uso

É a mesma MIUI 12 de outros lançamentos recentes

Multimídia

Tela AMOLED de qualidade e som estéreo potente garantem boa experiência multimídia

Votação Geral

O Mi 11i é um celular completo e com muito mais prós do que contras

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Xiaomi Mi 11i