LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG XBOOM Go XG9 Power: som potente e boa bateria não exigem tamanho | Análise / Review

30 de abril de 2023 6

A LG lançou a XBOOM Go XG9 Power como sua nova caixa de som portátil no Brasil, com a promessa de entregar alta qualidade, mobilidade, longa autonomia e uma série de recursos extras ao usuário.

Será que a experiência com ela é satisfatória? O que ela oferece a mais para o consumidor? O TudoCelular testou uma unidade e conta os detalhes nesta análise completa.

Design e conectividade

Começamos falando sobre o design com este corpo cilíndrico que tem 19 cm de espessura, acompanhado de uma alça com um layout ergonômico logo acima, para facilitar o transporte. Acaba sendo útil já que os 7 kg de peso não ficam tão leve para o tamanho dela. Assim, dá maior conforto para as mãos, sem perder a resistência.

E por falar em resistência, um dos destaques aqui está na presença de certificação IP67, que garante proteção contra poeira e líquidos. Ou seja, dá para usar tranquilamente na praia, na chuva, perto de uma piscina ou em qualquer outro lugar que tenha água por perto.

Na parte de construção, temos um ponto que torna esta caixa amiga do meio ambiente. A XBOOM Go XG9 Power possui uma construção em resina de plástico reciclado e revestido por poliéster Jersey, que é feito a partir de garrafas PET recicladas. A mesma iniciativa é aplicada na embalagem, que conta com um papelão de alta densidade também reciclado.

Outro destaque do visual está nas luzes de LED. Há duas opções de iluminação. Uma delas é a de Estúdio, que coloca mais de 16 milhões de cores personalizáveis nos radiadores passivos. Tudo isso para dar aquele clima de balada em qualquer lugar onde você estiver.

A outra é a de Palco, para quem curte globo de luzes coloridas na hora de animar a sua festa, ou ainda escolher opções frias ou quentes para ficar uma luz mais estática. Aqui, o efeito visual sai de um LED localizado bem no centro da porção frontal.

Logo abaixo dele, fica o espaço para as conexões. Temos a entrada de energia, a porta auxiliar para reproduzir de um dispositivo externo por cabo P2, além do USB, que serve para carregar o seu celular. Mas disso a gente fala mais tarde.

Do outro lado, mais próximos do topo, ficam os botões. Eles podem servir desde ligar e desligar a caixa, até controlar as luzes, o volume ou a própria reprodução. Também é por aqui que se faz o pareamento com o seu celular ou PC sem fio, pelo Bluetooth 5.1 presente nele.

Aplicativo

Imagem: TudoCelular.com

Você pode conectar o smartphone nela diretamente pela lista de aparelhos Bluetooth encontrados, ou com a ajuda do app LG XBOOM. O aplicativo tem suas vantagens. Por ele, dá para mandar todos os comandos para a caixa mesmo sem estar tão perto dela, além de controlar as luzes ou mesmo puxar as suas músicas preferidas do seu serviço de streaming padrão. Aqui ainda encontra um equalizador completo para deixar o áudio do jeito que mais curte.

Sentimos falta de um controle remoto para este modelo. Ele serviria para você gerenciar a caixa sem precisar estar sempre com o seu celular na mão, em especial quando ele estiver carregando.

LG XBOOM

Desenvolvedor: LG Electronics, Inc.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o sistema

Qualidade do som

A XBOOM Go XG9 Power vem equipada com dois woofers que combinam para 80 W de potência, mais um tweeter de compressão de 40 W. Tudo para fornecer um som limpo e bastante potente.

Podemos dizer que ela cumpre o que promete. Você terá um volume bem alto e sem distorção no máximo. Dá para usar tranquilamente em um salão grande ou mesmo em um local externo.

Além disso, a LG conseguiu entregar um áudio que deixa os graves, médios e agudos bem destacados, mas sem exagerar em algum deles. Um desempenho graças ao algoritmo criado pela marca para aprimorar as frequências de maneira bem eficiente.

Recursos extras

Como falamos agora há pouco, a XBOOM vem com uma porta USB embutida, para servir como power bank. Em outras palavras, dá para carregar o seu celular enquanto curte um som, ou durante a sua festa, para não ficar sem carga durante todo o tempo.

Porém, achamos que a LG poderia ter colocado uma porta USB Tipo-C, já que este tem se tornado o padrão dos celulares da atualidade. Assim, o recurso que a caixa traz não correria o risco de ficar obsoleto com o tempo, ou mesmo depender sempre de um adaptador.

Outra função adicional é o chamado “Party Link”. Ele possibilita ligar até nove caixas de som para aumentar a imersão do usuário. Mas se quiser utilizar, pode preparar o seu bolso. Isso porque você terá que comprar todas as unidades do mesmo modelo para ser compatível. Algo nada barato.

Para que curte batidas de graves mais acentuadas, a caixa ainda oferece o Sound Boost, um recurso que melhora as frequências mais baixas e torna a sua música mais encorpada. Dá para ativá-lo na própria caixa, ou pelo aplicativo da marca.

Bateria

A LG promete uma autonomia de até 24 horas de reprodução contínua, desde que esteja com até 50% do volume e sem os LEDs ligados. Pelos nossos testes, podemos dizer que você terá facilmente 20 horas de reprodução, mesmo se preferir manter a iluminação.

No carregamento, o adaptador de 110 W dele garante uma carga completa em cerca de 5 horas. É um tempo bastante longo, mas pela duração que entrega, não vemos tanto problema em deixar esse período na tomada.

Considerações finais

Afinal, a caixa de som portátil da LG oferece um saldo positivo? Entendemos que sim. Ela consegue combinar com eficiência um som potente e de alta qualidade com a sua proposta de mobilidade.

A alça ergonômica é o melhor exemplo da portabilidade. Ela traz conforto para você levar a XBOOM para onde precisar. E as possibilidades de destinos não são poucas. A LG ter colocado múltiplas opções de iluminação e a resistência a poeira e água abre um leque grande de opções. Esta é uma caixa para se usar em um salão de festas, na praia, perto de uma piscina ou até mesmo na sua casa. Você vai obter sempre a experiência ideal, independente do lugar.

A qualidade sonora não decepciona, desde a potência alta que entrega, até o áudio limpo e com as frequências bem definidas aqui. Uma unidade sozinha já é capaz de agitar a sua festa em um espaço considerável sem dificuldade.

A bateria também se soma na lista das maiores qualidades da XBOOM Go XG9 Power. Ter um dia inteiro de autonomia permite deixar a sua música tocando sem preocupação de ficar na mão. Mesmo com um tempo elevado de carregamento, a duração entregue certamente compensa esperar um período longo na tomada.

Como pontos negativos, destacamos principalmente a presença de uma porta USB Tipo-A para a função de power bank. Isso vai atrapalhar quem possui um iPhone, um celular Android top de linha, ou mesmo intermediários e alguns básicos mais novos, que já adotam o USB-C como padrão. Faltou a fabricante ter pensado nisso desde o seu projeto.

Outro item que podemos citar é a falta de um controle remoto. Daria para ter ao menos os mesmos comandos dos botões da caixa em um acessório compacto, para não depender do celular ou de estar perto da XBOOM para mandar os comandos que desejar.

Alça de carregamentoConstrução resistente com IP67Som potente e equilibradoFunção power bankLonga autonomia de bateria
USB Tipo-A para power bankFalta de controle remotoTempo de carregamento

A XBOOM Go XG9 Power foi lançada no Brasil em março de 2023, pelo preço sugerido de R$ 2.700, mas já pode ser encontrada no varejo nacional por pouco abaixo dos R$ 2.000, um valor bem próximo do que consideramos ideal para ela.

A caixa da LG tem como principal concorrente a JBL Boombox 3. A rival apresenta uma potência máxima um pouco maior, em um tamanho bastante similar, porém fica atrás em questão de iluminação. Sem contar o fato de que a XBOOM pode ser encontrada a valores menores que o modelo da JBL no mercado nacional. As duas ainda fornecem resistência contra poeira e água, função power bank e a mesma autonomia de bateria.

Qual é a característica que você mais gostou da XBOOM Go XG9 Power? Acha que ela é uma boa opção para concorrer com a JBL? Compraria uma unidade dela para a sua festa? Interaja conosco!


6

Comentários

LG XBOOM Go XG9 Power: som potente e boa bateria não exigem tamanho | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista