LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Echo Buds (2ª geração): fone da Amazon ainda é boa opção de compra em 2023? | Análise / Review

14 de junho de 2023 0

A Amazon trouxe o seu fone de ouvido Echo Buds de 2ª geração ao mercado brasileiro em fevereiro de 2022. Desde então, ele se mantém no mercado como a opção da marca para o segmento, com características que prometem agradar o consumidor, como a integração com a Alexa.

Será que ainda vale comprar o acessório da gigante do varejo neste ano de 2023? O TudoCelular experimentou o produto nas últimas semanas e conta os detalhes a você nesta análise completa.

Design e construção

O Echo Buds é um fone TWS de formato arredondado e compacto, sem qualquer haste que possa deixar o volume maior. Ele é bem leve, com apenas 5,7 gramas de peso em cada lado. Sentimos um bom conforto ao usá-lo, já que praticamente não é sentido quando colocado.

Já o case tem 44,4 gramas e entrega um formato retangular, com dimensões bem tranquilas para ser guardado em qualquer bolso ou espaço na sua casa. Ele vem com opções de carregamento sem fio ou apenas com fio – este último é o caso do modelo recebido pelo TudoCelular.

Os fones ainda são acompanhados de quatro tipos de ponteiras para encaixar melhor no seu ouvido, com tamanhos S, M, L e XL. De todos, o M me agradou mais. O S fica escapando sempre, enquanto o L e o XL se mostram grandes demais para o meu ouvido.

Também há na embalagem dois ganchos de fixação emborrachados de tamanhos S e L, para ajudar nas atividades físicas. Você provavelmente vai preferir utilizá-los durante os exercícios. Isso porque o plástico liso da parte interna, quando colocado na orelha com maior oleosidade ou em movimento sem os ganchos, deve escorregar com facilidade.

Pelo menos, há certificação IPx4, para garantir resistência a suor e respingos de água. Mas não é recomendado usar perto de uma piscina ou na praia, por exemplo. A proteção dele tem limitações e não garante uma submersão, por exemplo.

As pontas ainda contam com sensor touch na parte externa, que permite pausar ou reproduzir uma música ao dar um toque, avançar uma faixa com dois toques, retroceder com três, ou alternar entre cancelamento de ruído e modo ambiente ao manter pressionado por alguns segundos.

Conectividade e aplicativo

Apesar de oferecer Bluetooth 5.0, graças ao hardware Realtek RTL8763C, o Echo Buds precisa primeiramente ser conectado em um celular, por meio do app Amazon Alexa, antes de conectar em outros dispositivos.

É pelo próprio aplicativo da assistente de voz que todo o gerenciamento das funções deste fone de ouvido pode ser feito. Dá para ativar ou desativar o cancelamento de ruído ativo (ANC) ou o definir a intensidade do retorno no modo ambiente.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O app ainda permite equalizar o som, com apenas três opções – graves, médios e agudos – ou iniciar o pareamento com outro dispositivo. Também dá para ativar um modo de economia de energia, caso esteja no final da carga e precise de mais tempo do acessório ligado.

Um dos principais recursos consiste na integração com a Alexa. Contudo, ele não faz a função de maneira independente, como são os casos dos speakers da Amazon. Você precisa estar pareado ao seu celular com uma conexão de internet ativa.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Dá para controlar os seus aparelhos inteligentes, pedir para tocar alguma música no Spotify, acender ou apagar a luz do seu ambiente, ou ainda aproveitar as mais diversas skills. Tudo com comandos de voz.

Mas fique tranquilo se pensa que não será possível usar o Echo Buds no seu PC e ter a Alexa habilitada ao mesmo tempo. Este modelo suporta conexão com dois dispositivos ao mesmo tempo. Ou seja, dá para ter o fone ligado ao smartphone e ao computador ao mesmo tempo.

Inclusive, esse recurso consiste em um dos pontos fortes do produto. Principalmente por não precisar se desconectar de um aparelho ou conectar rapidamente no outro. Ele fica literalmente ligado nos dois simultaneamente. Caso esteja reproduzindo música em um notebook e uma ligação vier no celular, basta atender para o áudio passar automaticamente para o smartphone.

Amazon Alexa

Desenvolvedor: Amazon Mobile LLC

Grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma

Qualidade de som e microfone

O Echo Buds de 2ª geração vem equipado com driver dinâmico de 5,7 mm e contém codec de áudio integrado e processador de sinal digital NXP, por meio do seu sistema Realtek RTL8763C. Na prática, você terá uma boa potência sonora e noção de espaço na reprodução deste fone de ouvido.

Em termos de qualidade, ele ainda parece longe da perfeição. As frequências ficam mais focadas nos médios e nos agudos, devido à sua assinatura aberta, em uma proposta mais similar ao que vimos no JBL Live Free NC+. Dá para notar isso ao ouvir músicas de rock mais altas, como “Open Arms”, da banda Journey, ou “I Don’t Believe In Love”, do Queensrÿche.

Os graves não são tão encorpados quanto o Galaxy Buds Pro. Nas frequências mais baixas, apenas os sub-graves têm um peso maior. Isso fica bem sensível em eletrônicas, tal qual na versão de “The Closer I Get To You” com Luther Vandross e Beyoncé. Os baixos da introdução perdem impacto no ouvido e não deixam o áudio muito vibrante.

Uma das saídas para melhorar a equalização no computador está no Dolby Atmos, caso tenha o app Dolby Access adquirido para o PC. Conseguimos criar uma equalização personalizada que deixasse um ótimo equilíbrio de frequências. Você pode ver a configuração a seguir:

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A Amazon integrou três microfones no Echo Buds de 2ª geração em cada fone de ouvido. Dois deles são beamforming externos, enquanto um fica na parte interna. Em gravações e chamadas, o Echo Buds fornece um áudio estéreo e com boa potência, mas não lida bem com ruídos de fundo. Mesmo assim, deve ser suficiente para a maioria das necessidades.

Os microfones também são responsáveis por fazer o cancelamento de ruído e realizam um ótimo trabalho aqui. O recurso consegue anular os barulhos ao redor de forma eficiente, sem dar aquela sensação de abafado no ouvido. Já o modo ambiente, mesmo no máximo, não capta um som tão alto quanto deveria. O efeito funciona, mas bem suave.

Bateria

A Amazon não divulga a capacidade em mAh da bateria do Echo Buds. No entanto, a empresa promete até 5 horas de reprodução de música, ANC ativado e comandos de voz com Alexa com uma carga. Sem o cancelamento de ruído, a duração de fábrica sobe para 6,5 horas.

Nos nossos testes, pudemos comprovar o que a empresa garante. Com um volume em 50%, ANC ativado e comandos de voz habilitados, enquanto pareado a dois dispositivos ao mesmo tempo, tivemos uma autonomia de 4 horas e 56 minutos. Entendemos que o tempo poderia ser melhor, porém não chega a decepcionar, pelo conjunto de recursos ligados ao mesmo tempo.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

E quanto ao carregamento? O case fornecido possui uma capacidade para outras duas cargas completas do fone. Quando descarregado por completo, o Echo Buds leva 1 hora e 39 minutos na tomada até completar o processo. Utilizamos o cabo USB-C original vindo na caixa e um adaptador de 15W para o experimento.

A companhia afirma que uma carga rápida de 15 minutos permite até 2 horas de reprodução de música. De toda a forma, vale ressaltar que a duração real pode variar conforme as configurações e os recursos explorados pelo usuário.

Considerações finais

O Echo Buds de 2ª geração fornece um design confortável e versátil, para se ajustar a qualquer condição de uso e diferentes ouvidos. A presença de certificação IPx4 também permite resistir a suor e respingos, o que garante a utilização durante os treinos ou durante uma chuva leve sem maiores preocupações.

Ele tem uma qualidade de som satisfatória para quem curte médios e agudos, porém pode não agradar tanto aos que preferem graves mais profundos. Ao menos, dá para equalizar e deixar as frequências mais equilibradas. Dentre os recursos extras, o cancelamento de ruído funciona melhor do que o modo ambiente.

A bateria poderia ser melhor. Porém, cinco horas para usar com ANC ativado, comandos de voz habilitados e conectado a dois dispositivos simultaneamente não chegam a ser uma decepção. O tempo de carregamento também agrada e permite horas de uso em pouco tempo na tomada.

Agora, o grande ponto forte deste fone de ouvido está na sua conectividade. Não somente pelo pareamento duplo, mas também por ter integração com a Alexa no seu celular, que permite a você aproveitar o fone para controlar todos os dispositivos inteligentes da sua casa, além de outras interações com a assistente virtual.

Design compacto, leve e versátilResistência a suor e respingosIntegração com AlexaConexão com dois dispositivosSom com bons médios e agudosPotência sonora agradávelMicrofone potenteBom cancelamento de ruídoCarregamento rápido
Graves fracosModo ambiente poderia ser melhorBateria medianaPreço acima de rivais

Vale a pena?

Afinal, qual é o nosso veredito sobre o acessório? Ele ainda compensa em 2023? A Amazon lançou o Echo Buds de 2ª geração no Brasil pelo preço sugerido de R$ 899 e ainda comercializa o modelo pelo mesmo valor.

Se o seu foco for qualidade de som, entendemos que o Galaxy Buds Pro ou o Galaxy Buds 2 possam atender melhor à sua necessidade, a um custo inferior. O JBL Live Free NC+ é outro fone TWS que machuca menos o bolso, com um áudio similar.

Agora, se o seu foco for uma conectividade ampla, com boa integração à Alexa e, consequentemente, à sua casa conectada, o Echo Buds permanece como uma opção satisfatória a você.

E aí, você ainda considera o Echo Buds (2ª geração) uma boa opção de compra para 2023? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


0

Comentários

Echo Buds (2ª geração): fone da Amazon ainda é boa opção de compra em 2023? | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2