LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mercusys MR60X: roteador "baratinho" para ser porta de entrada ao Wi-Fi 6 | Análise / Review

29 de setembro de 2023 0

Em meados de junho deste ano, a Mercusys lançou o MR60X como um roteador focado em custo-benefício, que entrega a tecnologia Wi-Fi 6 e outros recursos extras ao consumidor.

Será que este modelo da linha mais popular da TP-Link é uma boa opção ao usuário? O que ele fornece na prática? O TudoCelular testou o produto nas últimas semanas e mostra em detalhes a você, nesta análise completa.

Design e construção

O Mercusys MR60X foca em oferecer um design bem elegante e compacto. Ele possui um layout hexagonal, com apenas 45 mm de espessura, para deixar o seu corpo bastante fino em qualquer superfície. Além da boa leveza na sua construção inteira de plástico.

Na parte superior, ficam algumas linhas reflexiva, para dar um destaque visual, além do logo da marca e de um LED único, que varia de cor conforme a conexão do produto em cada momento. Ele também traz quatro antenas de 20 cm cada, com boa distribuição entre o roteador – e não uma do lado da outra.

Passando para a porção inferior, temos nele suporte para dois parafusos, caso você queira pendurá-lo em uma parede, no lugar de deixar posicionado em cima de uma mesa, por exemplo.

Na traseira, ficam as portas e os botões. É possível encontrar nele a entrada de energia, o botão de Reset, uma porta WAN Gigabit e duas portas LAN Gigabit – quantidade que consideramos baixa. Não há porta USB nele. Na caixa dele, além do próprio roteador, há um cabo Ethernet RJ45, o guia de usuário e um cabo de energia.

Conectividade e app

Toda a configuração inicial do Mercusys MX60X pode ser feita facilmente por meio do aplicativo proprietário MERCUSYS. Basta ligar o roteador na tomada e o cabo do seu modem nele, para abrir o app e conseguir realizar a configuração em pouco tempo. O processo também pode ser feito ao digitar o IP do roteador no navegador do seu PC.

Tanto o aplicativo quanto a interface web da Mercusys se assemelham ao encontrado em modelos da TP-Link, uma vez que ambas as marcas integram a mesma empresa. Este é um ponto positivo, pois há uma boa facilidade para realizar a configuração nos dois casos.

Pelo aplicativo no seu celular, é possível realizar ainda o gerenciamento do seu roteador. Dá para ativar ou desativar uma rede para convidados, checar quais dispositivos estão conectados em 2,4 GHz ou 5 GHz.

Caso haja qualquer dispositivo desconhecido conectado na sua rede, a Mercusys também permite bloquear o acesso, para suspender o funcionamento no mesmo momento. Sem falar na possibilidade de trocar a sua senha do Wi-Fi a qualquer momento.

É pelo aplicativo que também pode ser habilitada a função mesh. Apesar de não ser compatível de fábrica, o MR60X recebeu atualização de software que traz compatibilidade com o padrão EasyMesh, caso queira conectar mais unidades do mesmo modelo ou outros compatíveis da marca.

MERCUSYS

Desenvolvedor: MERCUSYS Technologies Co., Ltd.

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

Tecnologias e uso prático

Um dos principais destaques do MR60X é contar com a tecnologia AX1500. Isso significa que ele permite velocidades de até 1.201 Mbps em 5 GHz e até 300 Mbps na banda de 2,4 GHz.

No entanto, é importante detalhar essa diferenciação. Para tornar o custo mais barato, a fabricante deixou a tecnologia Wi-Fi 6 apenas para a rede de 5 GHz, enquanto a de 2,4 GHz suporta apenas Wi-Fi 4. Ou seja, caso você venha a usar a frequência de maior alcance, o sinal acabará por ter uma perda grande e mais limitação.


Este roteador Mercusys ainda é compatível com o recurso Smart Connect, que fornece ambas as faixas em uma só rede, com alternância conforme a disponibilidade. Também há aqui o controle parental, para definir horários específicos de bloqueio, bem como proibir a entrada em sites escolhidos previamente.

O roteador pode reiniciar em momentos nos quais não houver uso, a fim de procurar o melhor canal para cada banda. Contudo, o usuário é capaz de definir um horário fixo para realizar essa atividade, em um momento de sono, por exemplo. Existe ainda o Beamforming, que aprimora a distribuição de sinal das quatro antenas externas.


E qual é a velocidade que este roteador entrega na prática? Testamos em um apartamento pequeno, com o roteador na ponta da residência e uma conexão de 500 Mega da operadora TIM Ultrafibra.

Ao todo, foram quatro cenários experimentados: no mesmo cômodo do roteador; a três metros de distância, com uma parede no meio; a dez metros de distância, com vários obstáculos no caminho; e a cerca de seis metros, em um ambiente fechado.

Cenário 1 (mesmo cômodo do roteador/modem)

Cenário 2 (3m de distância, com parede)

Cenário 3 (10m de distância, com obstáculos)

Cenário 4 (6m de distância, em local fechado)

Uma unidade sozinha do MR60X foi capaz de entregar praticamente a velocidade completa em quase todos os cenários. Houve uma perda de 70 Mbps no ambiente fechado distante, o que não trouxe praticamente mudanças no uso prático.

Apenas no cômodo mais distante que vimos uma baixa maior, o que fez despencar a velocidade para 200 Mbps. No entanto, ainda assim, a frequência usada se manteve nos 5 GHz – para efeitos de comparação, os testes com o Google Wifi mostraram alternância de faixa nessa distância, enquanto o TP-Link Archer AX12 permaneceu, porém em uma velocidade bastante inferior (34 Mbps).

Considerações finais

O Mercusys MR60X é sem dúvida a porta de entrada para a tecnologia Wi-Fi 6. Ele oferece um design compacto, com quatro antenas externas e que pode ser posicionado em uma superfície ou mesmo pendurado na parede.

A configuração inicial pode ser feita com facilidade, seja pelo aplicativo ou pela interface web. A fabricante ainda entrega o EasyMesh, caso você queira ligar mais de uma unidade para ampliar a cobertura da sua rede.

Temos nele tecnologias modernas, como o Wi-Fi 6 e o Beamforming, para aprimorar a conexão do usuário. Isso se traduz na prática em uma pouca perda de velocidade, mesmo em ambientes fechados com uma distância média para o roteador.

Como principais pontos negativos neste modelo, podemos citar a limitação da rede de 2,4 GHz ao padrão Wi-Fi 4, além da pouca quantidade de portas LAN para saída de rede a dispositivos cabeados e da falta de porta USB para compartilhamento de rede.

Design compactoBoa distribuição das antenasConfiguração rápida por appSuporte a Wi-Fi 6Recursos como Smart Connect e BeamformingBoa cobertura com pouca perda de velocidadeCompatível com EasyMeshExcelente custo-benefício
Poucas portas LANSem porta USB2,4 GHz ainda em Wi-Fi 4

A Mercusys lançou o MR60X no mercado nacional pelo preço sugerido de R$ 299,90. Ele já pode ser encontrado por valores em torno de R$ 200 no varejo, o que significa um custo-benefício praticamente imbatível no segmento.

A quantia está abaixo do seu principal concorrente e “irmão”, o Archer AX12. A vantagem do modelo da TP-Link está em ter uma porta LAN a mais e ser compatível de forma nativa com a tecnologia OneMesh, além de suportar também EasyMesh. Porém, cobra mais caro por isso.

Você gostou do novo Mercusys MR60X? Quais características mais curtiu nele? Dê a sua opinião para a gente!


0

Comentários

Mercusys MR60X: roteador "baratinho" para ser porta de entrada ao Wi-Fi 6 | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2