LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hecate G1500 Bar: soundbar gamer acessível da Edifier com som de qualidade | Análise / Review

31 de março de 2024 2

A Hecate G1500 Bar é um dos lançamentos recentes da Edifier no Brasil. Estamos falando de uma nova soundbar que complementa a linha de dispositivos de áudio gamer G1500, que também conta com outras caixas portáteis.

Aqui temos uma unidade do produto, para a gente te contar o que ela oferece em detalhes. Será que a experiência dela é satisfatória? Qual a qualidade sonora deste aparelho e o que há de diferenciais? Vamos saber nesta análise.

Design e construção

A G1500 Bar vem com um formato de trapézio que se mostra bastante compacto. A Edifier trouxe versões do produto no Brasil nas cores preta e rosa, e aqui temos uma unidade desta segunda tonalidade.

Ela tem uma largura máxima de 41 cm e espessura de apenas 6,5 cm, mesma dimensão da altura. Além disso, o peso total não passa de 570 gramas, o que a torna leve o bastante se precisar levar em uma viagem ou transportar para outro ambiente.

A frente possui os botões para aumentar ou baixar o volume; um que serve para ligar e desligar, ou trocar o tipo de entrada; e um para mudar o modo de som. Eles ficam centralizados na parte superior. Já abaixo, há uma faixa de LED customizável que vai de ponta a ponta, um ponto importante para o público gamer. No meio, é onde fica a grade que protege os alto-falantes.

Na parte de cima, temos apenas o logo da marca. Atrás, está a saída fixa para o cabo USB de 1,3 m e os conectores para fone de ouvido externo e para o microfone removível de 30 cm, que já vem incluso na embalagem do produto, assim como os manuais de usuário.

Conectividade e app

A soundbar gamer da Edifier pode ser conectada de duas maneiras no dispositivo. Uma delas é por meio da porta USB-A, que tem dupla função, já que também é a fonte de alimentação do acessório. A outra ocorre por meio do Bluetooth 5.3, caso queira parear com algum aparelho que não tenha suporte para dispositivo externo de áudio por USB.

O problema é que, mesmo na conexão sem fio, a G1500 Bar exige que você ligue o cabo USB em alguma fonte de alimentação de energia. Este equipamento não possui uma bateria interna. Em outras palavras, ela deixa de ser totalmente portátil e não dispensa por completo o uso do fio.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Apesar de a soundbar funcionar na chamada forma plug and play, a fabricante ainda oferece o software Hecate Gaming Center para computador, que permite identificar o modelo e realizar algumas customizações.

Testamos conectar a G1500 Bar com sucesso em um notebook, por cabo ou Bluetooth, e na TV de forma sem fio, porém não foi possível usá-la no Xbox. Apesar de a porta USB do console alimentar a caixa, ela não é reconhecida como dispositivo de áudio pelo videogame.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Você pode alternar a cor em exibição no LED, ou configurar o tipo de transição entre as tonalidades. Também dá para escolher a porcentagem de volume tanto da saída de som quanto no microfone.

Sentimos falta aqui de algumas opções mais avançadas, como um equalizador para personalizar os graves, médios e agudos conforme a sua preferência, ou ainda escolher um perfil customizado de áudio. Sem falar que a interface do software não está totalmente traduzida.

Qualidade de som e microfone

A Hecate G1500 Bar vem equipada com dois alto-falantes e dois radiadores passivos para graves, em seu conjunto sonoro. Esse conjunto promete entregar um sistema 7.1 integrado virtual, via software, e chip de placa de som DSP.

Na prática, a combinação foi pensada para uma experiência imersiva maior ao gamer. A simulação de um sistema de 7.1 canais funciona bem, e você pode ter uma noção melhor de onde vem os passos do oponente no jogo, ou sentirá o áudio da direção de onde ele vem de maneira eficiente. Itens bem relevantes durante a jogatina.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A soundbar tem um som de 5 W RMS, composta por 2,5 W de cada lado. Uma potência que pode parecer baixa, mas, na prática, apresenta um volume máximo satisfatório e que não gera distorção. Já a resposta de frequência fornecida vai de 120 Hz a 20 kHz.

No geral, temos um som bastante equilibrado e limpo. Ao selecionar o Modo Jogo entre os perfis pré-selecionados, você terá o áudio mais alto e imersivo. Os graves estão na medida, enquanto os médios se mostram nítidos e os agudos não ficam estridentes.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Mas nem somente de jogos vive esta soundbar, não é mesmo? Você ainda terá outros dois perfis pré-selecionados para usar em outras situações, fora dos games. O Modo Filme agrada e entrega vocais com boa clareza. Essencial para entender os diálogos de algum longa ou série que estiver assistindo.

Por sua vez, o Modo Música aparenta ser o mais fraco do trio. Mesmo sem decepcionar, em canções com predominância de frequências mais baixas, você pode sentir falta de graves mais encorpados. E é principalmente aqui que você sentirá a falta de um equalizador dedicado.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Como já mencionamos antes, a G1500 Bar traz um microfone removível, que pode ser plugado na traseira do equipamento. Ele serve principalmente para os gamers que desejam fazer transmissão dos jogos, sem a necessidade de fones de ouvido, ou para videoconferências.

E quanto à qualidade dele? Se você estiver a poucos centímetros dele, a captação de som é limpa e potente. Conforme você se afasta, a sua voz passa a sair um pouco metalizada. Mas tem uma explicação para isso acontecer.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Para não gerar um retorno de áudio, a Edifier aplicou um cancelamento de ruído ambiente bem agressivo. Na prática, as chamadas são feitas sem que a saída de som atrapalhe a entrada. Um ponto positivo e bastante eficiente da soundbar. Só que a sua voz começa a sofrer o efeito a partir de uma distância mediana para o microfone.

Considerações finais

A Hecate G1500 Bar é uma soundbar compacta e leve, que acerta nos pontos focados no público gamer. Estamos falando da presença de LEDs RGB customizáveis, do Modo Jogo para áudio imersivo e microfone para facilitar interações durante jogatinas.

O dispositivo ainda oferece um design compacto e leve, fácil de ser transportado para outro lugar. Sem falar na flexibilidade para conexão com outro aparelho, seja por cabo USB ou via Bluetooth.

A qualidade de som agrada no geral, com uma potência decente e um bom equilíbrio de frequências, ainda que os graves fiquem um pouco abaixo do ideal. Separar os perfis sonoros por modos é outro fator satisfatório, mas poderia haver algum outro customizável como opção.

O cancelamento de ruído ambiente para o microfone é outro item que funciona de forma eficiente e permite o uso durante chamadas de voz ou vídeo, sem que o som do alto-falante interfira na captação do áudio.

Como principais pontos negativos, destacamos a ausência de uma bateria integrada. Isso obriga o usuário a sempre ter uma tomada por perto ou uma entrada USB capaz de fornecer energia para esta soundbar. Ou seja, perde a capacidade de deste modelo de ser bastante portátil.

A lista ainda inclui a qualidade do microfone, que poderia ser um pouco melhor; e o software bastante limitado para gerenciamento do produto. Ao menos, este último caso ainda pode ser corrigido em atualizações futuras do programa oficial.

Design compacto e leveSaída para fone de ouvidoMicrofone retrátilConectividade plug and playBoa qualidade de somCancelamento de ruído ambiente eficiente
Falta de bateria integradaSoftware limitadoQualidade do microfone poderia ser melhor

A Edifier lançou a Hecate G1500 Bar no Brasil pelo preço sugerido de R$ 349. Um valor que oferece um bom custo-benefício ao consumidor que deseja um produto gamer com qualidade satisfatória sem machucar o bolso.

A principal rival deste modelo no mercado é a Lenovo Soundbar TS33-B. Ela também oferece um design compacto e uma faixa com LEDs na porção inferior, além de praticamente a mesma potência sonora. A diferença está na presença de entrada de áudio auxiliar, para reproduzir músicas ou se ligar aos demais aparelhos com um cabo no padrão P2.

Você gostou da Hecate G1500 Bar? Quais os recursos dela que mais te atraíram? Acredita que a experiência dela é satisfatória? Conte tudo para a gente aí no espaço abaixo.


2

Comentários

Hecate G1500 Bar: soundbar gamer acessível da Edifier com som de qualidade | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2