
Economia e mercado 21 Mai
11 de outubro de 2024 0
A Motorola lançou o Moto Buds Plus no Brasil em maio de 2024, como o seu mais recente fone de ouvido premium. Ele se destaca por ter um som certificado pela Bose, além de outros recursos adicionais.
O que este acessório é capaz de entregar de destaque? Quais são as principais características dele na prática? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e conta em detalhes a você.
Assim como o Moto Buds mais modesto, o Buds Plus traz um formato com haste. A diferença é que essa parte tem uma construção arredondada neste mais avançado, e não chapada como no “irmão” básico.
A Motorola inseriu um acabamento fosco no fone, que ajuda no ajuste no ouvido e impede que ele escorregue com facilidade, mesmo ao utilizar em uma pele oleosa. As ponteiras de silicone possuem bom ajuste e isolamento acústico. Há duas opções de cores: Black e Vanilla.
O fato de cada lado ser compacto e leve também permite o uso prolongado sem qualquer incômodo. Mas também pode dificultar na hora de acertar a área sensível ao toque, que permite pausar ou continuar uma música, ou alternar o modo entre cancelamento de ruído, desligado ou transparência.
Ele traz um estojo de carregamento retangular com bordas arredondadas com revestimento fosco, assim como os buds. O case tem o logo da marca brilhante no topo, um LED para indicar a carga da bateria na frente, além da porta USB-C na traseira. Ao abrir a tampa, você ainda encontrará um botão de pareamento entre os fones.
A fabricante colocou neste acessório uma certificação IP54 nos fones, para proteção contra poeira e respingos, sem falar no IPx2 para o estojo. O modelo em si passa uma boa durabilidade em conjunto com um design premium.
Na embalagem, você encontrará os fones de ouvido, o case de carregamento, dois pares adicionais de almofadas auriculares com diferentes tamanhos, o cabo de carregamento e o manual de usuário.
O Moto Buds Plus possui suporte ao Bluetooth 5.3, o que permite uma boa cobertura e estabilidade no uso. Não percebemos nele qualquer falha ou corte durante o uso, tanto no celular quanto no notebook.
E por falar nisso, um dos destaques dele está na possibilidade de se conectar a dois dispositivos ao mesmo tempo. Isso facilita na alternância de uma música em um aparelho para uma chamada no outro sem precisar reconectar. O dispositivo “substituído”, neste caso, tem a reprodução pausada automaticamente.
Toda a configuração inicial e eventuais atualizações podem ser feitas por meio do app Moto Buds. Ele está disponível apenas para Android, o que impede os usuários de iPhone de terem todo o gerenciamento deste produto.
O aplicativo exibe o nível da bateria do case e de cada um dos fones, permite escolher o modo de controle de ruído escolhido, além de configurar os gestos de toque em cada earbud e o equalizador dedicado om perfis específicos ou de forma personalizada com ajuste manual das frequências.
Entre os principais recursos, está o cancelamento de ruído ativo. Ele funciona bem sem dar sensação de pressão sobre o ouvido. Já o modo de transparência ajuda a ouvir o que acontece ao seu redor. O volume poderia ser ajustável para uma customização maior, porém o volume entregue já é o suficiente.
Ainda existe uma opção adaptável, que identifica os ruídos do ambiente para ajustar ao volume de diminuição que for o suficiente para você no momento. Mesmo assim, recomendamos usar um dos caminhos de forma dedicada.
Este fone também traz um modo de jogo, focado em reduzir a latência para ter uma experiência superior na hora da jogatina. Um recurso em que os gamers mais exigentes devem sentir maior diferença.
Uma das ferramentas que ele entrega a mais em relação ao Moto Buds mais básico é o Dolby Head Tracking. A tecnologia permite recalibrar o som de acordo com os movimentos da cabeça do usuário, algo bem-vindo e que amplia a imersão durante o uso.
Estes fones de ouvido vêm equipados com drivers duplos de 11 mm + 6 mm. Eles reproduzem áudio com o codec AAC, o que fica abaixo do desejado para os padrões premium atuais.
Mesmo assim, é nítido que a configuração favorece mais as frequências baixas. Isso significa que em músicas como “Classic”, do Adrian Gurvitz, terão as batidas mais graves bem destacadas. Já outras mais altas, como “Just When I Needed You Most”, de Randy VanWarmer, ficam mais apagadas do que deveriam.
Caso você queira equalizar para tornar o áudio mais equilibrado, recomendamos subir um pouco os médio-graves e os agudos. Assim, você terá um som mais encorpado para encontrar todos os instrumentos, sem prejuízo dos vocais.
Mesmo assim, destacamos que o fone oferece uma boa potência sonora. Algo entre 70% e 80% da altura pareceu suficiente para uma boa imersão, além de praticamente não vazar para a área externa. Já no máximo, há um pouco de distorção, o que não chega a atrapalhar por completo a experiência.
O acessório conta com três microfones de cada lado, responsáveis por filtrar os ruídos do ambiente para entregar uma voz mais limpa durante chamadas de voz. E o que temos na prática neles?
Eles também miram nos graves e captam um áudio que pode parecer um pouco abafado, por não caprichar tanto nos agudos. Mas ainda assim, você terá vocais bem nítidos e sem qualquer resultado robótico aqui.
A Motorola inseriu no Moto Buds Plus uma bateria de 45 mAh em cada earbud, além de uma capacidade de 500 mAh no estojo. A fabricante promete até 8 horas de autonomia com uma única carga e sem ANC habilitado. Como será que ele se comporta na prática?
Testamos com o cancelamento de ruído ativo e vimos uma queda considerável em relação ao tempo prometido de fábrica. Os fones de ouvido registraram uma duração de aproximadamente 5 horas com reprodução contínua de música.
E o que encontramos no carregamento? A empresa envia um cabo pequeno com USB-A em uma ponta e USB-C em outra, porém nada de adaptador de tomada. Por isso, utilizamos neste teste uma fonte de 15W de celular. Contudo, este case também é compatível com carregamento sem fio.
O resultado foi um intervalo de 1 hora e 15 minutos até que fones e case estivessem completamente carregados. Entendemos ser um ótimo tempo, visto que modelos de outras marcas com a mesma autonomia chegam a demorar em torno de 2 horas na tomada.
O Moto Buds Plus é uma boa opção para quem deseja fones de ouvido confortáveis e que podem ficar conectados ao smartphone – desde que seja Android – e ao computador de forma simultânea.
Ele agrada no design, com bom ajuste no ouvido e resistência contra poeira e respingos. Sem falar na possibilidade de gerenciar todos os seus recursos por meio do aplicativo dedicado, Moto Buds.
A qualidade sonora agrada nos graves, assim como seu microfone, mesmo longe da perfeição. Você ainda terá funcionalidades extras eficientes, como o cancelamento de ruído ativo e o modo de transparência. Fora o carregamento rápido para ter carga completa com pouco mais de uma hora conectado à tomada.
Como principais pontos negativos, destacamos a sua autonomia de bateria, que ficou abaixo do prometido pela fabricante; a falta de um aplicativo para o sistema iOS; e a dificuldade para acertar os controles de toque.
A Motorola lançou o Moto Buds Plus no Brasil pelo preço sugerido de R$ 999, mas pode ser encontrado no varejo nacional por um valor de R$ 899. Entendemos ser um custo ainda alto para o produto, considerando o que podemos encontrar em concorrentes.
E o que temos na concorrência? O Huawei FreeBuds 6i já foi anunciado no mercado brasileiro por um preço inferior. Ele também tem conectividade a múltiplos dispositivos ao mesmo tempo, uma bateria com autonomia similar e certificação IP54, porém acerta mais no equilíbrio sonoro.
Já o realme Buds Air 6 Pro é uma alternativa que ainda não está disponível no país, mas pode agradar quem curte importar. Ele oferece um design também com haste, mas com IP55 para melhor resistência contra água. Também traz mais duração de bateria e suporte ao codec LDAC.
O que você achou do novo fone de ouvido mais avançado da Motorola? Comente conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários