
Tech 19 Mar
21 de março de 2025 0
Além do peculiar celular dobrável Pura X, a Huawei lançou nesta quinta-feira (20) o Huawei FreeBuds 6, novo fone de ouvido premium de design "semiaberto" da gigante. Apesar de manter o visual da geração anterior, o acessório estreia embarcado com diversas melhorias, incluindo um sistema duplo de drivers e uma autonomia de bateria mais extensa.
Começando pelo visual, o FreeBuds 6 aposta no mesmo design do FreeBuds 5, com estojo de transporte oval e cápsulas bastante curvadas, que lembram o formato de uma gota. As cores também são quase idênticas, com exceção da terceira opção: o preto e o branco fosco retornam, mas o vermelho da geração passada dá lugar a um tom prata/lilás.
As principais mudanças do lançamento estão no sistema de som, que agora adota uma dupla de drivers por cápsula. A novidade combina um driver dinâmico de 11 mm para sons médios e graves, enquanto um driver planar fica responsável pelos sons agudos e parte das frequências médias, lembrando bastante alternativas mais avançadas da companhia.
Essa combinação proporciona som de definição mais alta, apresentando resposta de frequência entre 14 Hz e 48 kHz, e é complementada pela qualidade de comunicação aprimorada sem fio, com o suporte a transmissão de arquivos de até 48 kHz e 24-bit.
Outro ponto forte do dispositivo é a tecnologia de cancelamento ativo de ruído (ANC), bem como a redução de ruído durante chamadas. Não há detalhes sobre o ANC, mas a Huawei assegura que a remoção de barulhos em ligações é bastante avançada, eliminando até 95 dB dos sons externos, número bem elevado.
Mesmo assim, é importante ter em mente que a qualidade, tanto do áudio, quanto dos recursos de ANC, não deve ser a mesma de modelos mais avançados com construção intra-auricular, como o FreeBuds Pro 4, já que o formato semiaberto não oferece o mesmo isolamento.
Apesar de não ser excepcional, a bateria também trouxe bons avanços em relação à geração anterior, garantindo até 6 horas de reprodução com o ANC desativado e o modo de priorização da conexão ligado, totalizando 36 horas com a carga extra do estojo. Há ainda carregamento rápido, que garantiria 2,5 horas a mais de autonomia após 5 minutos na tomada.
No mais, o FreeBuds 6 conta com Bluetooth 5.2, conexão multiponto com até 2 dispositivos simultaneamente (até 5 caso possuam o sistema HarmonyOS da Huawei), gestos com a cabeça para acionar comandos, tecnologia de áudio espacial com rastreamento de posicionamento e assistente de IA Xiaoyi, com funções como tradução simultânea e controles gerais dos fones.
O Huawei FreeBuds 6 já está disponível na China, com preço sugerido de 999 yuan, ou cerca de R$ 785 em conversão direta. Não há informações sobre disponibilidade em outras regiões, mas é quase certo que veremos a novidade estrear no Brasil, considerando que a geração passada foi trazida para cá.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários