LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple deve lançar rival para o Meta Ray-Ban apenas em 2027, indica rumor

30 de junho de 2025 0

Supostas informações sobre os planos da Apple para o futuro do Vision Pro foram divulgados, com indícios de que a marca deve seguir um cronograma cauteloso. Ao que parece, a Maçã deve apostar em uma atualização do modelo original antes de expandir seu portfólio com soluções que poderia competir com concorrentes como o Meta Ray-Ban, que chegariam apenas em 2027.

As novidades são do analista e leaker Ming-Chi Kuo, cujo histórico de vazamentos relacionados à Apple se mostrou confiável até o momento, e sinalizam que o próximo grande lançamento da empresa no mercado de XR ocorre ainda em 2025, mas sem grande agitação — o aparelho seria uma versão atualizada do Vision Pro com o aguardado chip M5, bom upgrade em relação ao M2 usado no modelo original.

O dispositivo continuaria focado em ser uma alternativa de nicho, com uma produção baixa entre 150 mil e 200 mil unidades. Sua proposta seria de manter a presença da gigante no segmento, reduzir o estoque de componentes e expandir o ecossistema para aprimorar os apps e recursos de Realidade Estendida.

O segmento ganharia então uma variante de menor custo, identificada por Kuo como "Apple Vision Air", no terceiro trimestre de 2027, já especulado por diversas vezes. A opção adotaria um novo visual com corpo 40% mais leve ao substituir o vidro e alumínio por plástico e uma liga de magnésio, ao mesmo tempo em que empregaria um processador de iPhone e seria "substancialmente mais barata", apesar de não haver estimativas de valores.

A segunda geração do Vision Pro padrão chegaria então na segunda metade de 2028 totalmente redesenhado, com corpo mais leve e preço mais baixo, mas sem abandonar o processamento equivalente ao de um Mac.

Os detalhes mais interessantes estão relacionados às outras apostas da Maçã, para óculos em formato convencional. Kuo reforça que a companhia está de fato trabalhando em um concorrente para o Meta Ray-Ban, mas há uma má notícia: só veríamos o projeto sair do papel no segundo trimestre de 2027.

Segundo os rumores, a Apple trabalha em um concorrente direto para o Meta Ray-Ban, mas a novidade estaria prevista apenas para 2027 (Imagem: Reprodução/Ray-Ban)

Com isso dito, a marca estaria desenvolvendo uma lista robusta de recursos, que incluiria múltiplas opções de construção e controle por voz e gestos, e seguiria a proposta sem tela do rival da Meta, para trabalhar como uma espécie de alternativa inteligente para fones de ouvido TWS. A gigante estaria confiante no modelo ao pretender fabricar entre 3 e 5 milhões de unidades.

Os investimentos não parariam por aí, e mais dois dispositivos estariam na fase de planejamento: um par de óculos XR ao estilo do "Google Martha", com corpo convencional e tela embutida, e um par que deve ser conectado a um dispositivo para exibir imagem, ao estilo de modelos como os Legion Glasses da Lenovo.

O primeiro mira uma estreia na segunda metade de 2028, com controles por voz e gestos, e tecnologia de display LCoS (Cristal Líquido no Silício) que seria embutida na lente e ofereceria cores, mas dependeria do sucesso dos esforços de IA da Apple. Já o segundo estava previsto para chegar em 2026, mas teve o desenvolvimento colocado em pausa para receber refinamentos, por aparentemente não ter configurações competitivas o suficiente.

A Apple também estaria preparando óculos que funcionariam como uma tela externa para outros dispositivos, ao estilo de modelos como os Lenovo Legion Glasses (Imagem: Divulgação/Lenovo)

As propostas diversas reforçam outro ponto mencionado por Kuo — a Apple enxerga o formato de óculos e visores como a próxima grande tendência no mundo dos eletrônicos, com o total de 7 projetos, incluindo dois desconhecidos, em desenvolvimento. As dúvidas que restam estão na competitividade, já que pelos próximos dois anos, diversas marcas também devem apostar em soluções próprias.

Com isso dito, o analista acredita que o hardware e o ecossistema robustos da Maçã, aliados ao estado de nicho do segmento, possam trazer vantagens à empresa de Cupertino. Devemos saber mais dos esforços da gigante para o setor nos próximos meses.


0

Comentários

Apple deve lançar rival para o Meta Ray-Ban apenas em 2027, indica rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2