LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG, OPPO, Xiaomi e Alcatel estão lançando menos smartphones com NFC, revela pesquisa

15 de fevereiro de 2019 16

Se você é fã de tecnologia móvel, com certeza já deve conhecer o NFC – sigla para Near Field Communication, tecnologia que tem sido bastante explorada nos últimos anos com a popularização dos sistemas de pagamentos móveis (Apple Pay, Samsung Pay, Android Pay, WeChat, etc).

Apesar de ser ativamente utilizada por muitos, e oferecer duma versatilidade ainda maior na experiência de uso, uma pesquisa recente realizada pela firma ScientiaMobile – a mesma que revelou há poucos dias que o iPhone 7 era o smartphone mais popular nos EUA – mostrou algo curioso.

Aparentemente, algumas fabricantes estão optando por não incluí-la em um número crescente de dispositivos. Entre as marcas temos a LG, OPPO, Xiaomi e Alcatel.


Mesmo com a tecnologia em questão sendo ativamente utilizada – especialmente no mercado asiático, em países como a China (onde praticamente não se usa mais dinheiro físico) – nos últimos quatro anos as empresas citadas acima tem aumentado cada vez mais o número de modelos lançados sem esse recurso.

A Xiaomi, por exemplo, só incluiu NFC em 9% dos aparelhos lançados; já a Alcatel, em apenas 12% e a OPPO em míseros 3%.

Apesar dos dados surpreenderem, eles são até compreensíveis quando paramos para pensar que a maioria dessas marcas se focam muito mais em dispositivos com melhor custo-benefício.

Ou seja, tirar o módulo NFC de um smartphone de entrada ou intermediário, ainda que seja algo que vá fazer falta para diversas pessoas, possibilita preços ainda mais amigáveis – e isso faz com que as vendas cresçam ainda mais.

Desde 2015 o uso do NFC se tornado algo presente no dia-a-dia de muitas pessoas, mas com os códigos QR (adotados agora também pelo Mercado Livre) servindo como forma mais barata para realizar pagamentos móveis, a tecnologia de comunicação sem fios está, cada vez mais, se tornando algo exclusivo para os portáteis mais caros.

Você acha que o NFC é um recurso dispensável em um smartphone intermediário ou de entrada? Compartilhe sua opinião com o TudoCelular através do espaço abaixo destinado a comentários.


16

Comentários

LG, OPPO, Xiaomi e Alcatel estão lançando menos smartphones com NFC, revela pesquisa
  • Meu antigo sony Xperia Z2 que comprei em 2014 já tinha NFC, o Samsung Galaxy S3 já tinha NFC. Vários aparelhos intermediários na época já tinham NFC, não é um item caro para os celulares. E é totalmente funcional não precisamos mais sair de casa com carteira, em fração de segundo os pagamentos são feitos. Lamentável as operadoras retirarem e estarem incluindo apenas nos top de linha.

      • Agora que os pagamentos por NFC vem sendo popularizados, acho primordial que os aparelhos de hoje venham com NFC. Infelizmente o Brasil é atrasado nisso, em alguns países até os passes de onibus já estão sendo incluídos nas carteiras digitais.

          • Desnecessário, essa é a verdade.

              • Se não existisse cartão de crédito virtual como na nubank, mesmo assim tenho carteira pra isso.

                  • Essa tecnologia é bem 50/50, muita gente utiliza ela, mas a grande maioria não usa, acho que é realmente interessante largar ela nos smartphones mais fracos, ela deve aparecer em dispositivos "Premium", se pensar na Xiaomi, eles devem conseguir fazer um smartphone com NFC e acabamento Premium e uma opção mais barata sem NFC e acabamento em alumínio, assim como acontece no Mi 8 e PocoPhone, daí o usuário escolhe se ele vai pagar pela tecnologia ou não

                      • nunca utilizei o NFC e também nunca foi aquilo que eu pensasse PQP se ao menos meu aparelho tivesse NFC, além de que até hoje só vi uma única vez alguém tentando utilizar o NFC, pra pagar a compra do supermercado mas também ficou só na tentativa...

                          • Pra mim NFC e primordial, meus cartões tem acesso pelo Google pay, em casa tenho sim com essa tecnologia, por isso que smartphone tem que atender o perfil, como também tenho jogos, porque não gosto, não faz falta.

                            • eu amo esse recurso... uso ele desde 2015 nos Xperias (que tinham NFC em 90% dos modelos kkkkk

                                • Oppo nunca teve hábito mesmo.
                                  Pior é ainda usar micro usb ....

                                    • Aqui na cidade cada vez mais o comércio adota as máquinas de cartão com nfc.
                                      Com fc basta vc tocar no headphone que liga e conecta, nem precisa aperta o botão.
                                      E liga tbm o bluetooth do celular.

                                      • Eu nunca usei NFC

                                        • nunca usei isso

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Windows

                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                            Economia e mercado

                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista