LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Confira algumas primeiras impressões em testes com o Facebook M

30 de agosto de 2015 2

O Facebook anunciou o seu assistente virtual, o "M", que conversa com os usuários, conta piada a faz sugestões de compras, entre outras habilidades interessantes.

O serviço ainda está em fase de testes e não foi disponibilizado para todos, mas o The Next Web publicou um artigo que mostra como é a experiência de usar a novidade. Além de enviar algumas piadas, o assistente também recebe pedidos para enviar mensagens motivacionais. Na imagem abaixo, o usuário pediu que o M as envie às nove da manhã. O relato conta que a mensagem motivacional foi entregue pontualmente no dia seguinte.


Já se tratando de "coisas mais úteis", o usuário perguntou se o M poderia encontrar algum entretenimento para um passeio com uma amiga do Tinder em San Francisco. Poucos minutos depois, M voltou com três recomendações de eventos interessantes da região.

O interessante nessas demonstrações é o tom coloquial e natural das conversas que o usuário pode ter com o assistente.


Outra opção bem útil para se aproveitar o M é pedir uma recomendação de lugares para comer que estejam abertos até tarde. Esse deve ser um dos pedidos bem corriqueiros, na verdade, principalmente para os apreciadores de bebida e restaurantes. No exemplo, M recomendou um estabelecimento que vende hambúrguer.


O M também ajudará com sugestões e horários de meios de transporte. O usuário pode pedir informações como quando o próximo trem está chegando e ele vai te dar a resposta juntamente com uma captura de tela, que é divertidamente feita a partir do que parece ser o Google Maps. Como já se pode perceber, o assistente vai agregar uma série de coisas que podemos fazer a partir do Google, só que de forma mais divertida.


No entanto, nem tudo é perfeito. Em geral, M responde dentro de alguns segundos os pedidos simples e conversas, mas pode levar até 30 minutos para voltar de perguntas mais difíceis.

Se você fizer uma pergunta mais ampla, como "encontrar um espaço de trabalho em Nova York e São Francisco" pode demorar muito mais tempo - o usuário que fez o teste disse que demorou cerca de duas horas para obter uma resposta para essa pergunta, com resultados bastante decepcionantes. Porém, devemos lembrar que o M aprende de acordo com o uso, então isso pode ser o tipo de coisa que se aprimora com o tempo.


Existem coisas que o M considera ilegais, e por isso, ele não pode fazer. Quando o usuário perguntou se o assistente poderia ajudar com entrega de marijuana para uso medicinal, mesmo que tenha documentos médicos para tal fim, o M respondeu que não poderia ajudar com esse tópico.


O M também é dono de uma inteligência artificial sem uma opinião concreta sobre determinados assuntos, por exemplo, qualidade musical. Quando o usuário pediu por indicação de uma boa música, o assistente retornou uma página de vídeos populares no YouTube.

Ao ser indagado sobre uma música favorita, o M respondeu que não tem opinião formada. Pressionado sobre ter uma opinião a respeito do que é uma boa música, ele enviou uma nova lista de músicas populares. Ainda disse que não tem opinião sobre ter opiniões, quando questionado se isso lhe é permitido.

Novamente, esperamos que a IA aprenda a respeito dos gostos dos usuários, talvez através das curtidas no Facebook, para assim sugerir coisas mais interessantes e personalizadas.


Para testes iniciais, o M parece um concorrente promissor no setor de assistentes virtuais, e talvez ofereça algum incômodo para Siri, Google Now e Cortana, entre os outros serviços do tipo, mas ainda precisa de trabalho para resolver as esquisitices. O M faz tarefas rapidamente, mas não oferece a integração profunda com o smartphone como os seus rivais fazem. Seus resultados são essencialmente baseados em conteúdos da web.

Mas talvez isso provavelmente não seja um problema, já que o assistente do Facebook parece ter encontrado uma lacuna entre os demais, oferecendo coisas interessantes em uma plataforma que praticamente todos utilizam. Resta saber se ele se tornará parte do dia-a-dia da enorme população do Messenger.


2

Comentários

Confira algumas primeiras impressões em testes com o Facebook M
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos