LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ASUS Zenbook S 16: notebook com Ryzen AI tem bom desempenho e som perfeito | Análise

01 de setembro de 2024 3

A ASUS trouxe o Zenbook S 16 no último dia 28 de agosto como uma nova opção de notebook ultrafino e potente. Ele chega para atender ao mercado premium e de modelos focados em IA.

O que este laptop entrega de principais destaques ao consumidor? Quais são os pontos positivos e negativos dele? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e mostra em detalhes para você, nesta análise completa.

Design e conectividade

Começamos pelo design com este corpo ultrafino e ultraleve. O Zenbook S 16 tem apenas 1,1 cm de espessura e pesa 1,5 kg. Apesar do seu tamanho de tela grande, ele é leve e fino o suficiente para ser fácil de transportar para qualquer lugar. A mobilidade segue como um ponto forte da linha Zenbook.

Ele tem a cor Zumaia Gray, uma espécie de tons de cinza para dar um aspecto bastante premium. A construção chega com o que a ASUS chama de Ceraluminum. Isso porque o chassi possui como material principal o alumínio, enquanto a tampa traz um revestimento em cerâmica, o que une durabilidade com elegância. Fora a presença de certificação MIL-STD-810H, para garantir resistência a condições extremas.

A fabricante colocou um teclado retroiluminado no padrão ABNT. Ele apresenta um bom espaçamento de teclas e vem com cúpulas de borracha abaixo das teclas, que permitem maior ergonomia nos cliques. Algo que notamos dar mais conforto no uso. Aqui também temos uma tecla dedicada ao Copilot, para facilitar a abertura da Inteligência Artificial no sistema.

O touchpad está 40% maior nesta geração e fica visível como ele é bem grande pelas imagens. Este é um dos maiores que já testamos e tivemos como destaque não somente o campo em que cobre, mas também alguns atalhos importantes, como deslizar na borda esquerda para aumentar ou abaixar o volume do som, ou na borda direita para ajustar o brilho da tela.

Quando passamos para o conjunto de conectores, temos do lado esquerdo uma saída HDMI 2.1, duas portas USB-C com Thunderbolt 4 e um jack de áudio para fones de ouvido e microfone. À direita, você vai encontrar um USB-A 3.2 Gen 2 e um leitor de cartão SD.

A conectividade ainda se completa com o suporte a Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4, as versões mais avançadas que permitem melhor cobertura e estabilidade em suas respectivas atuações. A caixa vem apenas com o notebook, o cabo de energia, a fonte de alimentação e os manuais de usuário.

Tela e som

O Zenbook S 16 conta com uma tela de 16 polegadas, apesar do corpo compacto. Ela tem resolução de 2880 x 1800 pixels, o chamado 2.8K. O aspecto é de 16:10, enquanto o aproveitamento frontal chega a 90%, o que se traduz nas suas bordas bem finas, mesmo com a câmera Full HD presente na porção superior.

O painel se trata de um OLED que cobre 100% da gama de cores DCI-P3. Ele tem nos tons um dos destaques pela vivacidade e fidelidade. Fora a presença de Dolby Vision e HDR, para melhorar ainda mais a qualidade de visualização em serviços de streaming compatíveis.

Há aqui boa fluidez, graças à taxa de atualização de 120 Hz. Você também vai encontrar um tempo de resposta de apenas 0,2 ms, para baixa latência nas ações. Algo muito prezado pelos gamers, mas de jogos a gente fala depois.

O nível de brilho chega até 550 nits, o que deve agradar os usuários mais exigentes. Apenas temos como ponto negativo aqui a ausência de um tratamento antirreflexo, o que pode deixar o display espelhado, a depender da iluminação contra o dispositivo.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A ASUS inseriu um conjunto de áudio com seis alto-falantes nesta máquina, com assinatura Harman Kardon. Eles são compostos por dois tweeters e quatro woofers. Além de três microfones para redução de ruído em videochamadas.

O resultado está em um som que fica entre os melhores que já testamos. A potência é bem alta e não apresenta distorções no máximo. Já a qualidade se mostrou bastante satisfatória, com graves acima da média do que se acha em notebooks de qualquer segmento. Ainda há Dolby Atmos com equalizador dedicado, para deixar as frequências do jeito que você preferir.

Desempenho e sistema

Este notebook vem equipado com o processador AMD Ryzen AI 9 HX 370, da nova geração de componentes da AMD pensados para Inteligência Artificial, com direito a uma unidade de processamento neural dedicada a isso. Ele é acompanhado de gráficos integrados Radeon 890M.

Já o conjunto de memórias traz 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno por meio de SSD. Esses componentes formam uma máquina que inicializa rapidamente, abre programas simultâneos sem engasgo e permitem uma ótima fluidez de uso geral.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Para sermos mais específicos, fizemos nossos testes de benchmarks. O novo Steel Nomad do 3DMark não impressionou, ao anotar 2.635 pontos, uma nota inferior ao que vimos no Zenbook 14 OLED, com componentes inferiores.

Já no PCMark 10, este laptop conseguiu registrar 6.394, pontuação maior que o rival Galaxy Book 4 Pro. O modelo da ASUS se destacou pela criação de planilhas, abertura de aplicativos e edição de fotos.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Mas será que é possível rodar jogos nele? Testamos Fall Guys em resolução máxima e gráficos no alto, para ver se a GPU integrada da AMD aguenta. O resultado foi positivo, com uma média de 40 fps nessas condições. Uma experiência bastante jogável para o título.

Quando fomos para o Counter Strike 2, notamos uma dificuldade maior para executar em qualidade aceitável. Por isso, precisamos baixar a resolução para Full HD e ajustar os gráficos para médio, o que chega a pouco mais de 40 fps. Dá para jogar assim, mas ainda está bem abaixo para um game de tiro em primeira pessoa.

O Zenbook S 16 vem com o Windows 11 Home como sistema operacional de fábrica. Entre os destaques, está a utilização da câmera para reconhecimento facial de entrada, ao aumentar a segurança da máquina.

Ele traz poucos programas a mais que os nativos padrões da Microsoft. Um deles é o MyASUS, que permite gerenciar itens de desempenho e de som, entre outras áreas. Também há aqui o AMD Software, com detalhes sobre o funcionamento da CPU e da GPU, além de poder mudar o ajuste do hardware para maior performance ou melhor autonomia de bateria.

Bateria

A ASUS inseriu uma bateria com capacidade de 78 Wh e promete uma autonomia para todo o dia. Será que o Zenbook S 16 é capaz de alcançar o tempo declarado pela fabricante na prática?

Aplicamos nosso teste de uso constante com navegador Edge, documentos do Word e mensagens no Telegram. Registramos uma duração de 8 horas e 45 minutos até ser descarregado. Esperávamos mais, porém é um período que já agrada na maioria dos usos profissionais e de estudo.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

E quanto ao carregamento? A taiwanesa envia um adaptador de tomada com potência de 65 W na embalagem, porém não informa um intervalo estimado até retornar aos 100% de carga.

Também testamos um processo completo e constatamos que o laptop leva um pouco mais de 2 horas para concluir a tarefa. Há espaço para ser mais rápido, porém é aceitável frente à boa autonomia entregue.

Considerações finais

O Zenbook S 16 OLED se mostrou um ótimo notebook para quem busca alto desempenho e mobilidade. Ele é capaz de rodar qualquer programa bem, inclusive alguns mais pesados de edição moderada e jogos leves, sem perder o design ultrafino e ultraleve para ser transportado com facilidade.

Outro destaque está na sua bateria com boa duração. Ele consegue aguentar um expediente de trabalho completo sem dificuldade e fica dentro da média no tempo de espera durante o carregamento.

A tela é grande e tem material OLED, para uma reprodução de cores vívidas e um nível de brilho satisfatório. O som também consiste em um dos pontos positivos, pela sua quantidade de alto-falantes para alta potência e qualidade elevada em todas as frequências.

Como principais pontos negativos, ressaltamos a ausência de um painel com tratamento antirreflexo, que pode atrapalhar a visualização dependendo do seu ambiente, e a falta de uma GPU dedicada, que poderia servir para edições mais pesadas e alguns jogos com exigência superior.

Design ultrafinoConstrução premiumTecla dedicada ao CopilotTela OLED grande e sensível ao toqueExcelente qualidade de somBom desempenho no geralBoa autonomia de bateria
Painel sem tratamento antirreflexoFalta de GPU dedicadaPreço elevado

A ASUS lançou o Zenbook S 16 no Brasil pelo preço sugerido a partir de R$ 17.000. Até o momento, ainda não temos uma baixa no mercado nacional. Mas o que há na concorrência dentro do país?

O Galaxy Book 4 Pro é uma opção que também entrega um design ultrafino, a mesma resolução e taxa de atualização de tela, além de render o mesmo em autonomia. Ele tem a vantagem de ser mais compacto, porém deixa de fora o Dolby Vision e fica um pouco atrás em som.

O Macbook Air com chip M3 pode ser uma opção para quem deseja alto desempenho e bateria de longa duração. A versão de 15 polegadas custa um pouco menos que o Zenbook e agrada quem não curte Windows, porém entrega menos armazenamento interno.

Quais pontos do Zenbook S 16 mais te agradaram? Você pretende comprar uma unidade dele? Comenta tudo aí no espaço abaixo.


3

Comentários

ASUS Zenbook S 16: notebook com Ryzen AI tem bom desempenho e som perfeito | Análise
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2