
Asus 13 Fev
29 de março de 2025 0
O Vivobook S 14 chegou ao Brasil em fevereiro de 2025, para estrear os processadores Intel Core Ultra Série 2 no portfólio da ASUS no país. Ele se destaca por fazer parte do padrão Copilot Plus PC e trazer um conjunto premium em um corpo compacto.
Como é a experiência que o usuário vai encontrar neste notebook? O que ele tem de destaques? O TudoCelular testou uma unidade dele nas últimas semanas e conta os detalhes para você agora, na nossa análise completa.
O Vivobook S 14 não decepciona quando o assunto é design. Temos aqui uma construção inteiramente metálica na cor Mist Blue, com um foco grande em portabilidade. Isso porque ele oferece uma espessura de apenas 1,39 cm e um peso de 1,3 kg. Em outras palavras, você não terá qualquer problema para transportar este laptop em uma mochila ou durante viagens, por exemplo.
Outro ponto positivo está na proteção, graças à certificação militar MIL-STD 810H, que garante a sobrevivência da máquina até em condições extremas. Mesmo com tanta durabilidade, ele não resiste a marcas de dedo quando segurado pelo usuário.
Este notebook da ASUS traz um teclado com o selo ErgoSense, que oferece um bom espaçamento de teclas e um deslocamento pequeno, algo que sempre notamos em modelos da marca. Também há nele uma retroiluminação com cores personalizáveis e um atalho específico para acessar o Copilot e ter os recursos de Inteligência Artificial com maior agilidade.
Uma pena que ficaram de fora a parte numérica dedicada e um leitor biométrico para desbloquear o sistema. Pelo menos, a webcam é usada para o reconhecimento facial, além de ter resolução Full HD e um bom funcionamento em chamadas de vídeo. O touchpad agrada no tamanho e no toque, e gera uma boa experiência em momentos sem um mouse por perto.
Na lateral esquerda, estão a saída HDMI 2.1, as duas portas USB-C com Thunderbolt 4, o slot para cartão microSD e um conector P2 para fones de ouvido e microfone. Já à direita, ficam as duas entradas USB-A 3.2. A conectividade ainda se completa com o Wi-Fi 6E e o Bluetooth 5.4.
Na caixa, você vai encontrar o notebook, o cabo de energia, a fonte e os manuais de usuário. A embalagem também contém materiais reaproveitados que podem virar uma base para o notebook.
Encontramos no Vivobook S 14 uma tela Lumina OLED de 14 polegadas, capaz de alcançar até 600 nits de brilho, o que deve agradar ao usuário exigente. A profundidade de cor é de 10-bit, com tons bem vívidos e precisos em qualquer tipo de imagem exibida.
Ela traz resolução 2,8K, para uma definição acima da média nessa categoria. Sem falar na taxa de atualização de 120 Hz e no tempo de resposta de 0,2 ms. Uma combinação que permite fluidez elevada e baixa latência, características típicas de um PC gamer, mas em um ultrafino portátil.
As bordas são pequenas na porção superior e ainda menores nas laterais. Apenas embaixo que há uma perda de espaço grande, por causa do nome do notebook. Mesmo assim, o painel fornece um aproveitamento frontal de 87%.
Apesar da alta qualidade que este display oferece, ele deixa a desejar na falta de um tratamento antirreflexo. Isso gera uma visualização espelhada durante o dia ou contra a luz. Sem falar na ausência da tecnologia Dolby Vision para aprimorar a exibição em serviços de streaming.
A ASUS inseriu um sistema estéreo composto por dois alto-falantes posicionados na base, cada um de um lado. Eles possuem assinatura Harman Kardon e prometem um som bem direcionado por meio de Inteligência Artificial.
Na prática, tivemos uma boa experiência. O áudio é bastante potente e pode até dispensar colocar no volume máximo. A qualidade também agrada, com frequências bem equilibradas e graves acima da média para a categoria. O suporte a Dolby Atmos ajuda nisso e permite que você faça ajustes conforme a sua preferência pelo equalizador completo.
Este laptop vem equipado com o processador Intel Core Ultra 7 258V. os gráficos integrados Intel Arc 140V e uma NPU de 47 TOPS. O chip é acompanhado por 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno em SSD PCIe Gen 4.
Não sentimos dificuldade de uso na maioria dos casos. A memória deu conta de abrir muitas abas ao mesmo tempo, enquanto a CPU foi capaz de rodar programas básicos e moderados com bom desempenho. Apenas notamos um aquecimento a mais quando conectado na tomada, mas nada que chegasse a gerar impacto na performance.
E o que tivemos nos benchmarks? O Steel Nomad Light do 3DMark registrou 3.123 pontos no teste com DirectX12, um número bem acima da média do que vimos com diferentes notebooks com Intel Core Ultra 7 da geração passada, como no Elitebook 640 G11 e no Inspiron 16 Plus. Isso mostra o avanço gráfico aplicado nesta linha recente de processadores.
No PCMark 10, confirmamos a alta capacidade desta máquina para tarefas como edição de fotos, criação de planilhas, abertura de aplicativos e navegação. Esses itens alavancaram a nota média de 6.757 pontos.
E será que este notebook ultrafino é capaz de rodar alguns jogos mais básicos, mesmo sem GPU dedicada? Notamos que sim, a depender da configuração. Em Fall Guys, conseguimos rodar em resolução Full HD com configurações no alto em mais de 70 fps.
Já Counter Strike 2 demanda mais do hardware e não é recomendado rodar na qualidade máxima. Aqui deixamos nas configurações gráficas baixas e em Full HD, para um foco maior em quadros por segundo. Com isso, chegamos a obter algo acima dos 120 fps durante a jogatina.
O Vivobook S 14 chega com o Windows 11 Home como sistema operacional nativo. A fabricante não coloca tantos aplicativos além do habitual, mas existem alguns que se destacam aqui.
Um deles é o MyASUS, que gerencia todo o hardware e possibilita ativar recursos como o cancelamento de ruído com IA no microfone e no alto-falante, ou ainda controlar a potência das ventoinhas. O outro se trata do ScreenXpert, um utilitário para ajustar a parte multimídia, como a ativação do microfone e o layout do quadro de exibição.
A ASUS incorporou uma bateria com capacidade de 75 Wh neste laptop. A taiwanesa promete até 27 horas de autonomia em uso leve e mais de 19 horas de reprodução de vídeo. Será que isso é o que acontece na prática?
Fizemos nossos testes que simulam um dia de trabalho, com alternância entre navegação no Edge, edição de documentos no Word e trocas de mensagens pelo Telegram. Nesse cenário, tivemos uma duração de 12 horas e 8 minutos até o notebook ser desligado. Pode não ser o tanto prometido, mas já equivale ao suficiente para uma boa parte do dia longe da tomada.
Quando vamos para o carregamento, a fabricante segue mandando a sua tradicional fonte de 65 W de potência. Quanto tempo ela leva até completar toda a tarefa e retornar aos 100%?
Apesar de alcançar 36% em meia-hora conectado, vimos que foi necessário esperar por 1 hora e 57 minutos até a conclusão do processo. Entendemos que o laptop diminui a intensidade da carga para proteger a bateria na fase final, mas poderia ser um pouco mais rápido o intervalo total. De toda a forma, deixar o dispositivo por duas horas na tomada para ter 12 horas de uso é mais do que satisfatório.
O ASUS Vivobook S 14 chega para atrair quem deseja um notebook potente, com hardware de última geração e que não abre mão de uma grande portabilidade e resistência na sua construção.
O desempenho elevado que vimos permite utilizar esta máquina não somente para trabalho e estudos sem complexidade, mas também para algumas tarefas mais pesadas, como edições de imagem e até mesmo alguns jogos que não demandam todo o poder de uma GPU dedicada.
A parte multimídia também é um dos pontos fortes dele, já que a tela OLED entrega alta definição e uma fluidez acima da média, enquanto o sistema sonoro não decepciona em potência e qualidade. Sem falar na bateria que entrega mais de 12 horas longe da tomada.
Como pontos negativos, ressaltamos o design que acumula muitas marcas de dedo, a visualização com reflexos do painel, a ausência de suporte a Dolby Vision e o tempo de carregamento que poderia ser menor, mas é compensado pela autonomia.
A ASUS lançou esta variante do Vivobook S 14 no mercado brasileiro pelo preço sugerido de R$ 13.000, mas também existe a versão com Core Ultra 7 256V, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento por R$ 9.000.
O principal rival no mercado atual é o XPS 13 9350. Apesar de ele ter uma tela um pouco menor e com taxa de apenas 60 Hz, compensa no suporte a Dolby Vision e no corpo mais compacto e leve. Já no hardware, as especificações de processadores, RAM e SSD se assemelham ao modelo da ASUS, que fornece esse conjunto por um custo inferior ao concorrente.
Você acha que o Vivobook S 14 é uma boa opção de Copilot Plus PC? Quais características dele mais te agradaram? Diga para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários