LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Herói desconhecido: Morre o soviético que impediu que um erro técnico iniciasse guerra nuclear

19 de setembro de 2017 7

Elon Musk pode até ter medo de que um dia a Inteligência Artificial possa dominar o mundo e provocar a terceira guerra mundial, você pode ver mais aqui. Mas na verdade nós já corremos esse risco há muito tempo, quer um exemplo? O mundo perdeu ontem segunda-feira, 18, o homem que foi um herói desconhecido. Stanislav Petrov, morto aos 77 anos, conseguiu um feito que livrou o planeta terra de uma guerra nuclear.

O ano era 1983 e ele estava no comando de um sistema de radar de alerta em um bunker perto de Moscou, capital da Rússia. A meia noite ele viu na tela do radar que um único míssil norte americano estava indo em direção a união soviética. Ele disse em entrevista em 2010

Quando vi pela primeira vez a mensagem de alerta, levantei-me da minha cadeira. Todos os meus subordinados estavam confusos, então comecei a pedir ordens para evitar o pânico. Eu sabia que minha decisão teria muitas consequências.

Ainda segundo ele

A sirene saiu pela segunda vez. Letras gigantes de sangue vermelho apareceram na nossa tela principal, dizendo START.

Ele ainda disse que o radar alertou que mais quatro mísseis haviam sido lançados com isso, desde o primeiro alarme, haviam apenas meia hora para que os mísseis atingissem a União Soviética. O protocolo dizia que nesses casos Petrov tinha apenas 15 minutos para decidir se a ameaça era real, informar seus comandantes e apertar o botão vermelho que iria lançar outros mísseis balísticos intercontinentais como retribuição.


No entanto ele suspeitou do baixo número de mísseis lançados, uma vez que, caso os EUA quisessem atacar a União Soviética o número seria muito maior. Com isso, ele se segurou na poltrona e informou aos seus superiores que o alerta talvez fosse apenas mau funcionamento do sistema.

Eu admito que estava com medo. Eu sabia o nível de responsabilidade na minha mão

Assim, não foram disparados mísseis de retribuição e ele acabou evitando uma terceira guerra mundial. Mais tarde foi descoberto que os satélites soviéticos interpretaram como lançamento de mísseis americanos a luz solar refletida nas nuvens. Por mais de 10 anos esse fato foi mantido em segredo e mesmo a esposa dele Raisa, que morreu em 1997, não sabia do papel que o marido desempenhou para evitar uma guerra nuclear. Mesmo assim ainda corremos esse risco com os recentes testes nucleares feitos pela Coreia do Norte. Nesse caso de Petrov foi por pouco! Se não fosse a calma dele o mundo teria entrado em uma guerra e hoje tudo poderia ser diferente. E ai? Você tem essa calma? O que faria no lugar dele? Conte pra nós.


7

Comentários

Herói desconhecido: Morre o soviético que impediu que um erro técnico iniciasse guerra nuclear
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2