
19 Abril 2024
19 de outubro de 2017 14
O brasileiro segue fazendo bonito por onde passa e a equipe do país conquistou o primeiro lugar na 9ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (IX OLAA), realizada entre 8 e 14 de outubro na cidade de Antofagasta, no Chile. O evento reúne anualmente professores e alunos do ensino médio na América Latina para participar de atividades com provas de conhecimento.
O evento este ano contou com 50 alunos do ensino médio de 10 países da América Latina: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai. E o Brasil se saiu muito bem, foram medalhistas de ouro: Miriam Harumi Koga (Guarulhos, SP), Bruno Caixeta Piazza (Campinas, SP), Fernando Ribeiro de Senna (Jundiaí, SP) e Henrique Barbosa de Oliveira (Valinhos, SP). Já Danilo Bissoli Apendino (São Paulo, SP) conquistou a prata.
Miriam Harumi Koga, um dos destaques do grupo, comentou ao Globo como se sentia após a conquista
Estou muito contente com essa conquista! No início do ano, quase desisti de participar da OLAA, porque achava que não daria conta de me preparar para a competição no mesmo momento em que estaria focada no vestibular e em preparação para ingressar em uma faculdade americana
Os brasileiros costumam se dar bem nessa competição, uma vez que, o Brasil já soma 26 medalhas de ouro, 15 de prata e quatro de bronze nas nove edições do evento. Mas não pense que é tão fácil assim participar da OLAA, para se chegar lá é preciso vencer um processo seletivo disputado por mais de 88 mil alunos de escolas públicas e particulares do Brasil, durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A partir daí são aprovados os 3 mil estudantes com as melhores notas, que passam então a realizar 3 provas online.
E quando o aluno chega na OLAA, ele enfrenta provas divididas em parte teórica, prática e de reconhecimento do céu. A prova teórica é realizada em duas partes, individual e em grupo, mesclando as delegações. Os estudantes ainda participaram de uma competição de lançamento de foguetes em grupos multinacionais. Já a avaliação de reconhecimento do céu real é individual e exige o manuseio de telescópio.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários