
Segurança 16 Mar
16 de abril de 2018 5
Um grupo de hackers realizou um ataque ao site da Universidade de Brasília (UnB) para reivindicar uma recomposição orçamentária e auditoria das finanças na instituição. O grupo, formado por estudantes não identificados da UnB, se autodenomina "Akatsuki".
A escolha do nome é uma clara referência ao desenho japonês "Naruto". Na história do anime, a Akatsuki é uma organização criminosa formada por mercenários com objetivos ambíguos. Os hackers deixaram uma imagem fixada no topo da página da UnB, afirmando que desejam “um Ministério da Educação mais justo”.
Esse tipo de ataque aos sites de instituições é bastante usada por ativistas para deixar uma mensagem oposta ao que essas organizações representam, como foi o caso da invasão ao site do Sindicato dos Metalúrgicos. Na mensagem da "Akatsuki" deixada no site da UnB, também consta ofensas a Michel Temer.
De acordo com a UnB, houve uma tentativa de invasão e, por isso, o site da universidade foi tirado do ar. O ataque ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) e o Centro de Informática (CPD) está investigando o caso. O site já voltou ao normal.
Na última quinta-feira, em ato público, um grupo de estudantes caminhou desde o ICC até a Reitoria, no campus Darcy Ribeiro, e ocupou o principal prédio administrativo da UnB. Eles solicitam um encontro público entre a administração superior da UnB, a comunidade universitária, o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Eles buscam esclarecimento sobre os dados orçamentários da Universidade de Brasília apresentados pela instituição e a posição do MEC a respeito.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários