LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Astrônomos do observatório ALMA descobrem oxigênio em galáxia mais distante do universo

18 de maio de 2018 7

Segundo informações divulgadas nesta semana, o observatório ALMA (Atacama Large Millimeter Array) conseguiu localizar traços de oxigênio em uma galáxia distante que recebeu o nome de MACS1149-JD1. Essa descoberta marca a existência de oxigênio "mais distante encontrada até a data".

Pesquisadores do observatório também descobriram que a formação de estrelas nessa galáxia começou muito cedo. Takuya Hashimoto, autor principal do artigo publicado na Nature e pesquisador da Universidade Osaka Sangyo e do Observatório Astronômico Nacional do Japão, comentou:

[Essa galáxia] começou a formar estrelas de forma inesperadamente precoce, apenas 250 milhões de anos depois do Big Bang. Emocionou-me muito ver o sinal das moléculas de oxigênio mais distantes

Além dessa descoberta, outra equipe constatou a existência de um sinal mais fraco de emissões de hidrogênio neutro, cuja distância coincide com a das observações do oxigênio. Essa informação é um tanto revelante, uma vez que muitos cientistas acreditavam que após o Big Bang não havia oxigênio em nosso universo.

Segundo estudos, o oxigênio só se formou posteriormente nas estrelas, que foram liberando-o à medida que iam morrendo. A detecção desse elemento na MACS1149-JD1 indica que houve uma geração de estrelas que produziu oxigênio antes do período observado.

Modelos computacionais usados pelos pesquisadores revelaram que essas estrelas começaram a liberar oxigênio no espaço mais ou menos 500 milhões de anos depois do nascimento do Universo.

a população madura de estrelas na MACS1149-JD1 indica que elas se formaram muito mais cedo, além do que podemos observar hoje com telescópios


7

Comentários

Astrônomos do observatório ALMA descobrem oxigênio em galáxia mais distante do universo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista