LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Astrônomos do observatório ALMA descobrem oxigênio em galáxia mais distante do universo

18 de maio de 2018 7

Segundo informações divulgadas nesta semana, o observatório ALMA (Atacama Large Millimeter Array) conseguiu localizar traços de oxigênio em uma galáxia distante que recebeu o nome de MACS1149-JD1. Essa descoberta marca a existência de oxigênio "mais distante encontrada até a data".

Pesquisadores do observatório também descobriram que a formação de estrelas nessa galáxia começou muito cedo. Takuya Hashimoto, autor principal do artigo publicado na Nature e pesquisador da Universidade Osaka Sangyo e do Observatório Astronômico Nacional do Japão, comentou:

[Essa galáxia] começou a formar estrelas de forma inesperadamente precoce, apenas 250 milhões de anos depois do Big Bang. Emocionou-me muito ver o sinal das moléculas de oxigênio mais distantes

Além dessa descoberta, outra equipe constatou a existência de um sinal mais fraco de emissões de hidrogênio neutro, cuja distância coincide com a das observações do oxigênio. Essa informação é um tanto revelante, uma vez que muitos cientistas acreditavam que após o Big Bang não havia oxigênio em nosso universo.

Segundo estudos, o oxigênio só se formou posteriormente nas estrelas, que foram liberando-o à medida que iam morrendo. A detecção desse elemento na MACS1149-JD1 indica que houve uma geração de estrelas que produziu oxigênio antes do período observado.

Modelos computacionais usados pelos pesquisadores revelaram que essas estrelas começaram a liberar oxigênio no espaço mais ou menos 500 milhões de anos depois do nascimento do Universo.

a população madura de estrelas na MACS1149-JD1 indica que elas se formaram muito mais cedo, além do que podemos observar hoje com telescópios


7

Comentários

Astrônomos do observatório ALMA descobrem oxigênio em galáxia mais distante do universo
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular