LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como liberar espaço no iPhone e iPad utilizando o iCloud

19 de dezembro de 2018 2

Um dos maiores inconvenientes que grande parte dos proprietários de iPhones e iPads costumam enfrentar é a falta de espaço, sendo um dos grandes vilões desse incômodo os intermináveis registros em fotos de alta resolução e vídeos com altas taxas de frames. Se esse é o seu problema, utilizar o armazenamento otimizado do iCloud pode ser uma ótima opção.

Primeiramente, verifique se de fato as fotos e vídeos são os culpados por você estar brigando por cada Mb de armazenamento. Para isso, vá ao caminho Ajustes → Geral → Armazenamento do iPhone, assim como exemplificado na sequência de imagens abaixo.


Como é possível ver no exemplo, um dos itens que mais ocupa espaço são as fotos, com seus 426.5 MB, sendo superado apenas pelos aplicativos e seus intermináveis dados. Para solucionar esse problema, seguindo até mesmo a recomendação dada pelo próprio iOS, siga o passo a passo descrito mais abaixo para ativar o armazenamento otimizado do iCloud no iPad e/ou iPhone.

Vale lembrar que, uma vez ativado, os registros serão armazenados em resolução máxima no iCloud, ficando disponível no aparelho apenas uma versão menor, com qualidade reduzida. Por conta disso, não será possível acessar um vídeo ou foto muito antiga em sua resolução original se o aparelho não estiver conectado a internet.

O próprio sistema gerencia, automaticamente, quais registros ficam disponíveis offline, dando preferência aos mais recentes, fazendo o upload ou o download a medida que você lida com todo o armazenamento do aparelho. Isso é, se há muito espaço disponível na memória interna, o sistema manterá mais fotos e vídeos disponíveis offline em sua qualidade original; se não, grande parte ficará no iCloud, necessitando ser baixado. Sem mais delongas, confira a seguir os passos necessários.

iPhone&iPad: liberando espaço com o armazenamento otimizado do iCloud
  • Abra o app de Ajustes;
  • Deslize até a opção de Fotos;
  • Se você já for usuário do Fotos do iCloud, basta selecionar a opção Otimizar no iPhone;
  • Se esse não for o seu caso, ative a opção Fotos do iCloud e então selecione a opção de otimização.

Caso não tenha gostado, para desativar o serviço, mantendo todo o conteúdo em sua forma original no dispositivo, basta retornar à opção anterior “Transferir e Manter Originais”.

Vale lembrar que, para que o iCloud possa salvar todas as suas imagens, é necessário que haja espaço suficiente para isso. Se os 5 GB gratuitos não forem o bastante, talvez seja necessário realizar a assinatura mensal de um plano mais robusto. Atualmente, é possível ter 50 GB de armazenamento junto ao serviço pela quantia de R$ 3,50/mês, mas se isso ainda não for o suficiente, há como contratar até 2TB.

Utilizando outros serviços de nuvem

Claro que apesar de ser o mais otimizado e de fácil uso para os proprietários de um aparelho com iOS, o iCloud não é a única opção em armazenamento na nuvem. Apesar de não serem sincronizados com o app de Fotos do iPhone/iPad – apagando um registro da nuvem quando ele é apagado da biblioteca do aparelho, há diversas opções competentes para quem quer manter todos as suas fotos e vídeos sem pagar mais por isso.

Entre os principais serviços podemos citar o Google Fotos, com seus 15 GB gratuitos, o OneDrive, com plano básico gratuito de 5 GB, e o Dropbox, aparecendo na lanterninha com seus 2 GB iniciais gratuitos. Com isso, há como fazer um mesclado entre os serviços, utilizando, por exemplo, o iCloud para guardar registros mais recentes e, consequentemente, liberar espaço no iDevice, e o Google Fotos para guardar registros mais antigos, já que o serviço disponibiliza um espaço muito maior.

E aí, gostou dessa dica? Tem alguma sugestão para um outro tutorial? Conta para a gente nos comentários.

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 15:02)

2

Comentários

TudoCelular Ensina: como liberar espaço no iPhone e iPad utilizando o iCloud
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista