
Especiais 22 Nov
20 de dezembro de 2018 8
E parece que a Disney está prestes a entrar em uma briga judicial por conta do uso da frase "Hakuna Matata" nos filmes "O Rei Leão" (a versão clássica da década de 90 e o live-action). Um ativista do Zimbábue está acusando a produtora de patentear algo que pertence a diversas nações africanas.
Quem já assistiu ao filme clássico da Disney "O Rei Leão" ou assistia "Timão e Pumba" durante a TV Cruj no SBT (saudades!), com certeza conhece a icônica frase "Hakuna Matata". Porém o que a maioria desconhece é o fato da empresa ter precisado registrar patente para usá-la em suas produções, e tal registro está sendo caçado por um ativista africano, mediante a acusação de apropriação cultural, haja vista que essa fala faz parte do dialeto Kiswahili.
Apesar da Disney ter usado o termo no primeiro filme em 1994, o processo de patente só foi finalizado em 2003, garantindo uma liberdade de uso por parte deles, bom...em teoria! De acordo com Shelton Mpala, ativista do país Zimbábue e responsável pelo abaixo-assinado, a atitude a produtora do filme faz com que pareça que eles estão tentando tomar posse do território africano.
“Hakuna Matata tem sido usada pela maioria dos países que fala a língua Kiswahili, tais como Tanzânia, Kenya, Uganda, Ruanda, Burundi, Moçambique, e a República Democrática do Congo,” afirma a petição. “A Disney não pode ser permitida a patentear algo que eles não inventaram.”
“Muitos dos que falam a língua Swahili ficaram extremamente chocados, eles não tinham ideia de que isso estava acontecendo,” disse Mpala à BBC. “Tendo crescido no Zimbabwe, eu sempre entendi que a língua de uma cultura era sua maior riqueza.”
"Embora respeitemos a Disney como uma instituição de entretenimento responsável por criar muitas de nossas memórias de infância, a decisão de registrar a marca Hakuna Matata é baseada na ganância e é um insulto não apenas ao espírito do povo swahili, mas também à África como um todo. O filme é ambientado na África e os personagens têm nomes africanos, o que torna ainda mais difícil a decisão de implementar a marca registrada. O termo 'Hakuna Matata' não é uma criação da Disney, portanto, não é uma violação da propriedade intelectual ou criativa, mas um ataque ao povo suaíli e à África como um todo. Ele estabelece uma precedência terrível e suja o espírito do termo para começar", disse Shelton na descrição do abaixo-assinado.
Até o fechamento da matéria, o abaixo-assinado há contava com mais de 73 mil assinaturas, aproximando ainda mais o ativista de alcançar a meta, que são 75 mil. Mas o que vai acontecer quando o objetivo for completado só o tempo dirá, mas vai ser estranho ver a nova versão do filme sem ouvir a música cantada por Timão e Pumba.
E aí, caro leitor, vocês acham essa ação válida ou há um pouco de exagero por parte do ativista? Compartilhe a sua opinião nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários