
Curiosidade 08 Jan
Sendo, sem dúvida, o app de mensagens mais utilizado no Brasil, o WhatsApp hoje atua não somente como uma forma de comunicação entre amigos e familiares, mas também como uma forma de fazer negócios, com empresas adotando o serviço cada vez mais.
Ou seja, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha o app instalado em seu smartphone e que não o abra sequer uma vez por dia. Por conta disso, pode ser bastante interessante utilizar o mensageiro para outras funções, como um bloco de notas ou até mesmo uma nuvem temporária – e é justamente isso que abordaremos no TudoCelular Ensina de hoje (09).
Apesar de quase sempre ser possível encontrar um app de notas nos smartphones mais atuais – independente da marca, e grandes empresas oferecerem suas próprias soluções nesse sentido, a exemplo do Google com o Keep e a Microsoft com o OneNote, nem todas as pessoas conseguem se manter ligadas a esses apps, deixando-os de lado, ocupando espaço na memória do aparelho.
Como o WhatsApp é utilizado a todo o tempo, ter um bloco de notas com anotações rápidas ou até mesmo uma nuvem para arquivos temporários no mensageiro pode ser de grande valia. No entanto, vale ressaltar que essa não é uma funcionalidade oficial do app e sim uma forma de utilizar alguns dos recursos já existentes para esse fim.
Confira a curta sequência de passos logo a seguir e aprenda como criar o seu bloco de notas/nuvem temporária no app.
Agora, basta utilizar esse grupo como seu bloco de anotações, enviando para si tudo o que deseja lembrar em um futuro próximo, e como uma nuvem temporária, já que o WhatsApp permite o envio de arquivos de até 100 Mb para seus servidores. Além disso, com todas as opções de um grupo normal, é possível encaminhar conversas, áudios, fotos e vídeos de outros chats.
Para aumentar ainda mais a utilidade do novo grupo, uma boa opção é fixa-lo no topo de suas conversas, mantendo-o sempre a vista, facilitando ainda mais o seu acesso. Para isso, na tela de conversas, toque no nome do grupo até que opções adicionais surjam; agora, toque no ícone de alfinete localizado no menu superior. No iPhone, deslize o dedo para a direita sobre o grupo e selecione a opção fixar.
Claro que a ação realizada não substitui um serviço comum de nuvem como o Dropbox ou o Google Drive, por exemplo, uma vez que arquivos de mídia costumam sofrer uma compactação automática toda vez que são enviados para o mensageiro, perdendo qualidade. Da mesma forma, não substitui outros apps de notas como os citados Keep e OneNote, já que esses oferecem um leque de opções gigantesco para suas anotações, com a possibilidade muitas vezes de criar múltiplos cadernos de notas.
No entanto, a utilização do WhatsApp para esse fim pode ser de extrema valia para quem não precisa de tanto com suas notas ou para quem não é tão exigente com seus arquivos de mídia ou que busca apenas um lugar para armazenar seus documentos de texto. É importante salientar, porém, que se o grupo for apagado ou se não puder mais ser acessado, todo o conteúdo salvo será perdido – por conta disso a recomendação de utilizar esse meio para conteúdos temporários, sem tanta importância.
E aí, o que achou de mais essa dica? Compartilhe esse tutorial com seus amigos e diga para a gente, nos comentários, o que você gostaria de ver por aqui.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários