LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: use o WhatsApp como bloco de notas e nuvem temporária

09 de janeiro de 2019 14

Sendo, sem dúvida, o app de mensagens mais utilizado no Brasil, o WhatsApp hoje atua não somente como uma forma de comunicação entre amigos e familiares, mas também como uma forma de fazer negócios, com empresas adotando o serviço cada vez mais.

Ou seja, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha o app instalado em seu smartphone e que não o abra sequer uma vez por dia. Por conta disso, pode ser bastante interessante utilizar o mensageiro para outras funções, como um bloco de notas ou até mesmo uma nuvem temporária – e é justamente isso que abordaremos no TudoCelular Ensina de hoje (09).

Utilizar o WhatsApp como bloco de notas e nuvem temporária

Apesar de quase sempre ser possível encontrar um app de notas nos smartphones mais atuais – independente da marca, e grandes empresas oferecerem suas próprias soluções nesse sentido, a exemplo do Google com o Keep e a Microsoft com o OneNote, nem todas as pessoas conseguem se manter ligadas a esses apps, deixando-os de lado, ocupando espaço na memória do aparelho.

Como o WhatsApp é utilizado a todo o tempo, ter um bloco de notas com anotações rápidas ou até mesmo uma nuvem para arquivos temporários no mensageiro pode ser de grande valia. No entanto, vale ressaltar que essa não é uma funcionalidade oficial do app e sim uma forma de utilizar alguns dos recursos já existentes para esse fim.

Confira a curta sequência de passos logo a seguir e aprenda como criar o seu bloco de notas/nuvem temporária no app.

  • Com o WhatsApp aberto, toque no menu superior de opções (três pontos) e selecione Novo Grupo; no iPhone, toque apenas em Novo Grupo.
  • Selecione um amigo(a) da sua lista de contatos e toque na seta de avanço; no iPhone, toque em Seguinte. Nesse ponto, pode ser interessante deixar o seu amigo(a) ciente do que está acontecendo;
  • Preencha os campos para criação do novo grupo e toque no ícone de check; no iPhone, toque em Criar.
  • Toque no nome do grupo;
  • Deslize até a seção de participantes e toque no nome do seu amigo;
  • Selecione a opção de remoção e toque em Ok (Android) ou Remover (iPhone).

Agora, basta utilizar esse grupo como seu bloco de anotações, enviando para si tudo o que deseja lembrar em um futuro próximo, e como uma nuvem temporária, já que o WhatsApp permite o envio de arquivos de até 100 Mb para seus servidores. Além disso, com todas as opções de um grupo normal, é possível encaminhar conversas, áudios, fotos e vídeos de outros chats.

Para aumentar ainda mais a utilidade do novo grupo, uma boa opção é fixa-lo no topo de suas conversas, mantendo-o sempre a vista, facilitando ainda mais o seu acesso. Para isso, na tela de conversas, toque no nome do grupo até que opções adicionais surjam; agora, toque no ícone de alfinete localizado no menu superior. No iPhone, deslize o dedo para a direita sobre o grupo e selecione a opção fixar.


Claro que a ação realizada não substitui um serviço comum de nuvem como o Dropbox ou o Google Drive, por exemplo, uma vez que arquivos de mídia costumam sofrer uma compactação automática toda vez que são enviados para o mensageiro, perdendo qualidade. Da mesma forma, não substitui outros apps de notas como os citados Keep e OneNote, já que esses oferecem um leque de opções gigantesco para suas anotações, com a possibilidade muitas vezes de criar múltiplos cadernos de notas.

No entanto, a utilização do WhatsApp para esse fim pode ser de extrema valia para quem não precisa de tanto com suas notas ou para quem não é tão exigente com seus arquivos de mídia ou que busca apenas um lugar para armazenar seus documentos de texto. É importante salientar, porém, que se o grupo for apagado ou se não puder mais ser acessado, todo o conteúdo salvo será perdido – por conta disso a recomendação de utilizar esse meio para conteúdos temporários, sem tanta importância.

E aí, o que achou de mais essa dica? Compartilhe esse tutorial com seus amigos e diga para a gente, nos comentários, o que você gostaria de ver por aqui.

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: WhatsApp Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


14

Comentários

TudoCelular Ensina: use o WhatsApp como bloco de notas e nuvem temporária
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular