LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como usar o Google Docs sem uma conexão com a internet

06 de maio de 2019 3

Se você não está disposto a pagar o preço cobrado pela Microsoft ou qualquer outra empresa do tipo em um determinado editor de texto, planilha ou apresentação, as opções gratuitas restantes não são muitas – isso, se consideradas as que apresentam um certo nível de competência em entregar para seu usuário uma boa experiência e um conjunto minimamente completo.

Entre essas, é impossível não citar o Google Docs, suíte de ferramentas que baseia toda a sua operação na nuvem, entregando ao usuário uma experiência multiplataforma, possibilitando visualizar e editar documentos através de um smartphone, tablet, computador e praticamente qualquer dispositivo que carregue consigo um navegador e a possibilidade de se conectar a internet.

Mas, apesar de toda essa comodidade, todo esse fluxo de trabalho e acesso pode ser quebrado, basicamente, por um único fator: a falta de internet. Apesar de vivermos em ambientes quase que totalmente conectados, ainda há momentos em que essa conexão pode estar indisponível, como em um voo ou quando a sua energia cai e você não tem mais banda de acesso no celular.

No entanto, felizmente, isso não é algo sem solução. Dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos nas seções a seguir como ter acesso aos seus documentos, apresentações e planilhas do Google Docs mesmo quando você estiver sem internet.

Como usar o Google Docs off-line no computador

Antes de chegarmos de fato ao acesso da funcionalidade que permite usar o Google Docs sem uma conexão ativa com a internet, alguns pré-requisitos precisam ser preenchidos, sendo o primeiro deles o seu navegador.

Instalar e configurar o Google Chrome

O recurso off-line está restrito ao próprio browser do Google, o Google Chrome. Por isso, caso você esteja usando o Firefox, o Safari ou até mesmo o Microsoft Edge, baixe e instale o Chrome no seu computador – para isso, acesse esse link aqui e siga as instruções da página.


Agora que você baixou e instalou o navegador do Google no seu micro, faça o login com a sua conta Google junto a ele. Para isso, siga os passos pós-instalação. Caso já tenha o browser instalado e ainda não tenha feito o acesso, clique no ícone de usuário ao lado da barra de navegação e selecione a opção Ativar Sincronização. Isso permitirá sincronizar a sua atividade no navegador com o que você faz no mundo Google, incluindo, por tabela, o Google Docs.

Com a conta sincronizada, vamos ao terceiro e último passo dos pré-requisitos: a instalação da extensão que permite o acesso aos seus documentos mesmo sem conexão com a internet. Para isso, acesse esse link aqui e clique no botão azul "Usar no Chrome". Caso o botão azul esteja como “Remover do Google Chrome”, fique calmo, a extensão provavelmente já está instalada no seu navegador – algo relativamente comum nas últimas versões do browser.

Ativar o acesso off-line

Agora que todos os passos acima já foram preenchidos, vamos a ativação do recurso de acesso off-line. Primeiro, abra a página do Google Docs clicando aqui e faça o login com a sua conta Google – se você ainda não o estiver, claro. Agora, clique no menu hambúrguer localizado na parte superior esquerda da tela, selecione a opção de Configurações e, na nova janela, ative a chave de Offline.




Com todos os pré-requisitos atendidos e a opção acima ativada, de agora em diante você poderá visualizar e continuar editando todos os seus documentos, apresentações e planilhas recentes mesmo sem acesso a internet.

Por padrão, o Google fará o download automático dos arquivos editados por você recentemente para que seja possível editá-los mesmo que você não os tenha aberto antes de perder a conexão. Para documentos mais antigos, no entanto, o recomendado é que você os tenha baixado manualmente – assim como descrito na última seção.

Como usar o Google Docs Off-line no celular ou tablet

Assim como citamos anteriormente, além de ser possível visualizar e editar documentos através do computador, é possível também acessar esses arquivos através de dispositivos móveis, a exemplo de tablets e smartphones. A opção de acesso off-line aqui não é uma exceção – sendo, na realidade, mais simples de se ter o acesso.

No entanto, diferente do que acontece no computador, para Android e iOS o Google disponibiliza um aplicativo diferente para cada fim, sendo necessário baixar um app para seus documentos, outro para suas planilhas e um terceiro para suas apresentações. Por conta disso, para dar seguimento aos passos a seguir, baixe o app relacionado a sua intenção. Todos os três citados aqui estarão disponíveis para download através dos cartões ao final dessa matéria.

No app de sua preferência, toque no menu de hambúrguer localizado na parte superior esquerda da tela, selecione a opção de Configurações e, na nova janela, ative a chave “Tornar os arquivos recentes disponíveis off-line”.


Uma vez ativada a função descrita acima, todas as suas contas associadas ao app adotarão o mesmo padrão; no entanto, isso não se aplica aos outros aplicativos da suíte instalados, sendo necessário ativar a opção individualmente.

Agora, assim como acontece no computador, todos os arquivos modificados por você recentemente serão copiados para o armazenamento do seu dispositivo, ganhando uma cópia off-line. Para baixar documentos específicos, confira a seção a seguir.

Disponibilizar off-line arquivos específicos

Apesar do Google fazer automaticamente o download dos arquivos recém editados por você, possibilitando o acesso mesmo sem uma conexão com a internet, nem sempre todos os arquivos que você gostaria estarão nesse grupo. Por conta disso, o conjunto de ferramentas também permite que seus usuários selecionem documentos específicos para o acesso off-line.

Se você está usando um computador, talvez a melhor opção seja instalar a ferramenta de backup e sincronização do Google Drive, capaz de manter todos os seus arquivos e pastas – ou apenas aqueles selecionados – no armazenamento do seu micro, tirando parcialmente das suas costas a necessidade de escolher a dedo os documentos a serem salvos.

No entanto, se a proposta do Google Drive é algo muito abrangente para você, tanto a versão do Google Docs para navegador quanto para dispositivos móveis permite selecionar arquivos individuais para visualização e edição off-line.


Para isso, com o Google Docs aberto no seu navegador ou um dos aplicativos da plataforma aberto no seu telefone ou tablet, clique/toque no ícone dos três pontos localizado ao lado do documento que deseja disponibilizar e ative a opção Disponível off-line; assim como exemplificado na imagem acima.

Uma vez ativada, o documento ganhará um ícone de check ao seu lado para simbolizar a possibilidade de acesso mesmo sem conexão com a internet. Edições realizadas sem conexão serão sincronizadas automaticamente com outros dispositivos dado o restabelecimento da conexão.

E aí, gostou da dica de hoje? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos(as).

Documentos Google

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo.

Planilhas Google

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo.

Apresentações Google

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo.


3

Comentários

TudoCelular Ensina: como usar o Google Docs sem uma conexão com a internet
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista