LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Copia, só não faz igual! Empresa chinesa imita Oppo com curiosa câmera pop-up

09 de julho de 2019 2

Fabricantes de smartphones, há algum tempo, vêm tentando encontrar uma solução para oferecer o máximo de tela sem a necessidade de notch, qualquer que seja o formato. Uns testam inserir a câmera frontal embaixo da tela - que ainda não está em estágio comercial - e outros tentam a câmera flip (casos do Galaxy A80, da Samsung e do Zenfone 6, da Asus) mas a solução atual mais utilizada é a câmera selfie pop-up.

Uma das soluções mais inusitadas foi utilizada pela Oppo, na linha Reno, que conta com o Oppo Reno, o Oppo Reno 10x Zoom e o Oppo Reno 5G. A tecnologia, apelidada de barbatana de tubarão, sugere que a câmera frontal apareça num slide diagonal à área superior do smartphone, diferente de outros módulos, como no caso do OnePlus 7 Pro e Xiaomi Mi 9T, por exemplo.

Porém, o que a Oppo talvez não esperasse é que uma outra fabricante chinesa utilizasse a já conhecida cultura de contrafacção e literalmente copiasse a técnica da Oppo.

Uma patente foi publicada no Global Design Database da OMPI (Escritório Mundial de Propriedade Intelectual) para um projeto de smartphone com características muito semelhantes ao do Oppo Reno, que foi arquivada pela Shenzhen Haipai Communication Technology, que trabalha como subsidiária da Zhihui Haipai Technology.

A Haipai é conhecida por esse processo de cópia de outros smartphones, como o Huawei P6, que foi lançado com o nome Haipai Noble P6s. No caso do Oppo Reno, copiado pela fabricante, o design é quase idêntico, com o original tendo câmera um pouco menor e mais refinada.


O design permite, graças ao sistema, que a tela tenha bordas mínimas, que torna o aparelho mais retangular. Destaque ainda para o botão de gravação, que fica separado no lado direito do smartphone. A parte de trás conta com uma câmera dupla tal qual o Oppo Reno, com uma pequena diferença: ela é um pouco mais saltada no Haipai, enquanto a Oppo a mantém no mesmo plano da traseira. Há ainda diferenças na localização do flash e no sensor de impressões digitais.

Já é sabido que algumas empresas chinesas irregulares são capazes de reproduzir (falsificar, na verdade) outros produtos premium, através do uso de componentes mais baratos, de fornecedores desconhecidos, cujo funcionamento não é, obviamente, comparável ao dos smartphones originais.

Por isso, é possível supor que o Haipai não terá a mesma qualidade do Oppo Reno, mas pode atrair aqueles que estão dispostos a ostentar o mecanismo de câmera frontal 'barbatana de tubarão' sem pagar pelo preço do smartphone original. Procurada pelo portal holandês Let's Go Digital, a Oppo disse que não fala sobre outras companhias.

É possível ver a patente original do Haipai clicando abaixo nos links VIA.


2

Comentários

Copia, só não faz igual! Empresa chinesa imita Oppo com curiosa câmera pop-up
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular