Economia e mercado 16 Ago
Enquanto cidades nos Estados Unidos e Coreia do Sul já possuem planos comerciais com 5G, o Brasil finalmente começa as discussões sobre a sua implementação.
A primeira licitação deverá acontecer no início de 2020, e a implementação no segundo semestre do próximo ano. Claro, para isso haveria um leilão, que já está em discussão no conselho da Anatel.
Até lá, as principais operadoras que deverão investir na quinta geração de redes móveis deverão promover testes isolados, e foi o que a Oi decidiu fazer na Game XP, evento que acontece no Rio de Janeiro ao longo desse final de semana com novidades do mundo gamer.
A operadora, parceira do evento e fornecedora dos serviços de internet por lá, montou um estande onde os curiosos podem testar a promissora revolução do 5G. Em testes por lá foram atingidas velocidades acima de 1 gigabyte por segundo, um valor que mesmo cidades com a tecnologia já implementada ainda não conseguem oferecer.
Claro, estamos falando de um teste isolado. Em todo caso é animador ver como o patamar de velocidade em redes móveis poderá ser redefinido em um futuro não muito distante.
Vale lembrar, a Huawei é dos maiores nomes a ser contratado pelas operadoras para a implementação dessas redes. Testes já foram realizados com sucesso com pelo menos quatro delas.
Além disso, relatório do OpenSignal revela que as telecom seguem investindo em 4G, que ainda deverá ser a realidade de muitos nos próximos anos.
E você, está ansioso pelo lançamento do 5G comercial no Brasil? Conte para a gente nos comentários!
Comentários