
Curiosidade 03 Set
Considerado como um dos aplicativos mais famosos do mundo, o WhatsApp detém uma base de usuários gigantesca, com números apontando para mais de 1,5 bilhão de contas ativas diariamente. Por isso, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, apresentaremos a seguir um fácil passo a passo para que você, estimado leitor usuário do serviço, possa extrair o máximo dessa plataforma, garantido que suas mensagens estão a salvo.
Por padrão, diferente de outros mensageiros – a exemplo do Telegram, o WhatsApp não utiliza dos próprios servidores para fazer o armazenamento das mensagens dos seus usuários, recorrendo a serviços na nuvem de terceiros, como Google Drive e iCloud, ou até mesmo para o armazenamento local, no caso do Android.
Por isso, apresentaremos a seguir as instruções de backup em duas seções, uma voltada para o sistema do robozinho do Google, outra para o sistema da Apple, o iOS. Confira abaixo os passos necessários para manter todo o seu histórico no mensageiro guardado, mas lembre-se que em qualquer um dos dois casos, suas mensagens não serão armazenadas respeitando a criptografia de ponta a ponta.
Antes de dar início ao passo a passo, alguns pontos precisam ser destacados. É recomendado que o seu telefone esteja conectado a uma rede Wi-Fi antes de realizar o backup no Google Drive, uma vez que os arquivos salvos podem consumir muitos dados, gerando custos adicionais na sua conta ou consumindo a sua banda.
Além disso, como requisitos mínimos, é necessário ter uma conta Google ativa no seu aparelho, ter o Google Play Services instalado no seu celular (disponível apenas a partir do Android 2.3.4) e ter espaço livre na memória interna do seu dispositivo para criar o arquivo de backup.
Desde novembro de 2018, os arquivos de backup não são contabilizados pelo armazenamento em nuvem do Google, o que implica que independente do tamanho do seu backup, esse espaço de armazenamento não será descontado da sua conta. No entanto, backups do WhatsApp que não forem atualizados dentro de um ano serão removidos automaticamente do Google Drive. Por isso, caso você queira evitar perdas, o recomendado é fazer backups rotineiramente.
Sem mais delongas, vamos as instruções.
Vale lembrar que a depender do tamanho das conversas a serem salvas, o primeiro backup pode demorar, uma vez que todos os arquivos necessitarão ser salvos do zero. No entanto, os próximos deverão ser mais rápidos, já que apenas novas informações serão adicionadas.
Como pode ser observado na tela de Backup de conversas, o WhatsApp informa dois horários de backup, um do local (09:50) e outro do Drive (02:55); sendo o primeiro armazenado na memória interna do seu dispositivo, podendo ser visto através de qualquer gerenciador de arquivos.
Exclusivo do Android, esse backup pode ser útil em casos onde o usuário pretende mudar de conta Google, mas permanecer com o mesmo WhatsApp, mantendo o seu histórico intacto. Não podendo ser aberto fora da aplicação, esse backup é criado automaticamente pela própria plataforma e pode ser encontrado na pasta /WhatsApp, sendo a pasta Database reservada para os históricos das conversas e a pasta Media reservada para as mídias.
Os arquivos locais de backup também poderão ser utilizados pela plataforma em uma eventual reinstalação do app no mesmo dispositivo, restaurando as conversas de uma determinada conta mais rapidamente.
Antes de dar início ao passo a passo, alguns pontos precisam ser destacados. É recomendado que o seu telefone esteja conectado a uma rede Wi-Fi antes de realizar o backup no iCloud, uma vez que os arquivos salvos podem consumir muitos dados, gerando custos adicionais na sua conta ou consumindo a sua banda.
Além disso, como requisitos mínimos, é necessário ter uma sessão iniciada no aparelho com seu ID Apple, ter iOS 7 ou mais recente instalado no iPhone e ter espaço disponível no iPhone e no iCloud; sendo necessário, no mínimo, 2,05 vezes mais espaço disponível em ambos do que o tamanho do seu backup.
Caso você possua um dispositivo com iOS 8 ou mais recente, certifique-se no menu de ajustes do seu aparelho que o iCloud Drive está ativado. Para iDevices com iOS 7, certifique-se que a opção de Documentos e Dados está ativada.
Sem mais delongas, vamos as instruções.
E aí, gostou de mais essa dica? Compartilhe-a com seus amigos e não esqueça de contar para a gente, nos comentários, o que você gostaria de ver aqui no TudoCelular Ensina!
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários