LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPod de 2004 é "recriado" para reprodução de músicas pelo Spotify

29 de janeiro de 2021 4

O YouTuber Guy Dupont recriou o clássico iPad, lançado em 2004, para reproduzir músicas direto do Spotify. O projeto, que recebeu o nome de “sPot” transformou totalmente o gadget, lançado há quase duas décadas, para ter acesso ao serviço de streaming musical.

Para atingir o feito, Dupont começou as modificações pela parte do hardware do iPod – seus componentes internos foram substituídos por um Raspberry Pi Zero W. Além disso, outras peças foram adicionadas ou substituídas por tecnologias mais recentes. A tradicional tela monocromática, por exemplo, deu lugar a um display colorido, enquanto uma conexão micro-USB substituiu o padrão antigo de 30 pinos para permitir o carregamento da recém adicionada bateria de 1.000 mAh.

Além da troca das peças, novas conexões ainda foram adicionadas, como o Bluetooth para transmitir o áudio para caixas de som ou fones de ouvido, um mecanismo para feedback tátil e o WiFi para acesso aos dados. O que permaneceu do iPod clássico? Apenas o visual – sua carcaça e a Click Wheel (os clássicos botões dispostos em um circulo do gadget) ainda fazem parte do sPot. Até a entrada para fone de ouvido no padrão de 3,5 mm perdeu sua funcionalidade na nova versão.

Na parte do software, Dupont instalou o Raspberry Pi OS Lite, para permitir a execução da Spotify Connect API no Raspberry Pi. Graças a nova tela colorida, a interface do aparelho exibe uma tela preta com as letras verdes para simular a aparência do Spotify.

Segundo o YouTuber, foram gastos US$ 100 (cerca de R$ 547 em conversão direta) no projeto, sem incluir o valor original do clássico iPod. Guy Dupont ainda planeja disponibilizar todo o projeto do software criado para o sPot em sua página no GitHub. O resultado desse projeto, pelo menos, foi bem sucedido – ao contrário de outro feito por um usuário do Reddit, que tentou reproduzir o filme Shrek em um gadget que também utiliza o Raspberry Pi.


4

Comentários

iPod de 2004 é "recriado" para reprodução de músicas pelo Spotify
  • Ou seja, não é um ipod. É só um raspberry com carcaça de um.

      • o nome do projeto deveria ser isso mesmo... de iPod só tem a carcaça externa. Eu ainda tenho e uso no carro meu iPod com HD de 160Gb, com ele não dependo de sinal de operadora de celular, nem wi-fi, nem preciso pagar assinatura. O programador merece elogio pois apesar de no vídeo ele fazer parecer que é simples, não é qualquer um que consegue dominar as linguagens de programação que ele menciona.

      • Falta do que fazer hein?

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

          Android

          Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020