LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Chrome excluirá suporte a processadores mais antigos em breve

08 de fevereiro de 2021 2

Considerado o navegador mais utilizado na atualidade, o Google Chrome tem como um dos principais atrativos a capacidade de poder ser utilizado em particamente qualquer dispositivo que se conecte a internet, o que inclui notebooks e PCs mais antigos como potenciais usuários.

No entanto, ao que parece, uma parcela desses dispositivos deixará de ser oficialmente suportado pelo navegador oficial do Google, sendo essa informação apontada em um documento de políticas publicado pela equipe de desenvolvimento do Chromium, detalhando assim quais dispositivos podem deixar de contar com o Chrome em breve.

Segundo o documento, o suporte será encerrado em dispositivos que contam com CPU x86 que não possuem suporte ao menos ao SSE3 (Supplemental Streaming SIMD Extensions 3), com remoção prevista para ocorrer no Chrome 89 (atualmente, estamos no Chrome 88).

Para fins de entendimento, o SSE3 já está presente na maioria dos processadores que foram produzidos após 2005, o que inclui por exemplo aqueles lançados antes do Intel Core 2 Duo como o Atom e Celeron M ainda na lista de componentes suportados para as próximas atualizações.


Para evitar que os usuários sejam pegos de surpresa (e também facilitar a identificação de quais máquinas serão excluidas do suporte), o navegador passará a oferecer avisos ao se abrir a área de Ajuda > Sobre o Google Chrome, sendo exibido um alerta de encerramento de suporte, além de uma notificação abaixo da barra de endereços, como pode ser visto acima.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, após a data de encerramento, essas máquinas não conseguirão instalar o Google Chrome e a execução do aplicativo simplesmente travará, impedindo portanto o acesso ao navegador.

Um ponto digno de nota por aqui é que não se sabe ainda como será a implementação dessas regras em outros navegadores que possuem o Chromium como base (caso do novo Microsoft Edge e outros) mas é esperado que essa regra acabe abrangindo eles também.

Google Chrome

Desenvolvedor: Google

Grátis

Tamanho: Varia segundo a plataforma


2

Comentários

Google Chrome excluirá suporte a processadores mais antigos em breve
  • CPUs como Pentium 4, Pentium 3, deixarão de suportar o navegador Chrome.

      • Pois é, quem ainda tem um pc antigo funcionando vai fazer o quê? Morrer no Internet Explorer? Nem os sites da própria microsoft se adaptam quando abertos no ie. Por sorte ainda deve ser possível usar um firefox atualizado. Até quando?

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Especiais

        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

        Software

        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2