
Rumores 21 Jun
28 de julho de 2022 2
A Intel pode trazer bons ganhos de performance com sua próxima geração de processadores para centro de dados e servidores, mas de acordo com testes executados na última quarta-feira (27), o top de linha Xeon Platinum 8480 Plus de 52 núcleos pode oferecer menos desempenho que o AMD EPYC 7773X, o carro-chefe da marca rival.
Embora traga números mais atrativos que o AMD EPYC 7763 de 64 núcleos, o Xeon Platinum 8480 Plus está muito abaixo do EPYC 7773X. É possível que a diferença drástica se dê por conta da inovadora tecnologia 3D V-Cache da AMD, além do processo de fabricação mais avançado e o perfil de energia mais adequado para o segmento. Compare os resultados:
Benchmarks do Xeon Platinum 8480 Plus, EPYC 7763 e EPYC 7773X, respectivamente (Imagens: Geekbench)
O Xeon Platinum 8480 Plus pode ser o modelo mais avançado da próxima geração e promete trazer alguns décimos de ganhos sobre o Xeon Platinum 8470. Esse processador suporta todas as instruções lógicas mais populares e curiosamente traz frequências de clock de 2,0 GHz — o que está abaixo de seu antecessor, o Xeon Platinum 8380, com 2,3 GHz.
Esse detalhe é um tanto peculiar, uma vez que a próxima geração passará a utilizar a tecnologia Enhanced SuperFin, garantindo mais eficiência no fluxo de energia e melhor potencial para elevar o clock, embora ainda utilize transistores de 10 nanômetros. Para fins de comparação, o AMD EPYC 7763 é produzido em 7 nanômetros com arquitetura Zen 3.
Caso o Xeon Platinum 8480 Plus seja, de fato, o mais avançado da série, a comparação mais interessante é feita com o EPYC 7773X, que é o segundo processador para servidores mais poderoso do mundo — o líder dessa categoria é o Yitian 710, uma plataforma baseada na arquitetura ARM desenvolvida pelo Alibaba.
É sempre importante ressaltar que esse teste é referente à amostra de produção do Xeon Platinum 8480 Plus, afinal, o modelo sequer foi anunciado oficialmente pela Intel. Isso significa que várias melhorias ainda devem ser implementadas para que tenha maior potencial de concorrência contra os processadores EPYC da AMD.
Entre constantes rumores de que o lançamento irá atrasar, a atual expectativa é que a Intel anunciará o Xeon Scalable de 4ª geração somente no 2º trimestre de 2023. Até lá, é possível que a concorrente tenha revelado os primeiros detalhes a respeito do EPYC 7004 “Genoa” com tecnologia de empilhamento de cache e arquitetura Zen 4.
Qual das empresas se destaca no mercado de chips para servidores? Comente sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários