LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como verificar a quantidade de ciclos da bateria do Mac

28 de outubro de 2022 0

Se você nos acompanha há algum tempo, então provavelmente já sabe que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários de Mac! Aprenda a seguir como checar a quantidade de ciclos da bateria do seu computador Apple.

Como verificar a quantidade de ciclos de bateria do Mac

De forma unânime, todo componente eletrônico tende a entrar em degradação a partir do seu primeiro uso; e para as baterias isso não é diferente. Compostas majoritariamente por lítio, as baterias embutidas nos computadores sofrem um processo químico sempre que carregam e descarregam.

Os hábitos de uso do usuário, aliado a esse processo natural, dão a bateria um determinado nível de saúde com o passar do tempo, e esse nível é o que reflete diretamente na capacidade máxima de carga suportada pela peça.


Normalmente, esse nível é medido através do número de ciclos de carga pelos quais a bateria já passou. Um ciclo de carga acontece sempre que você usa toda a alimentação da bateria, mas isso não significa necessariamente uma única carga.

Isso é, você pode usar metade da carga do notebook em um dia, recarregar a bateria até os 100%, fazer a mesma coisa no dia seguinte, e isso ainda seria considerado como apenas um ciclo, não dois. Logo, nesse exemplo, um ciclo completo poderia levar vários dias.

Mas, por que essa contagem de ciclos? Como citado, as baterias degradam com o tempo e, de forma geral, têm uma quantidade limitada de ciclos antes que seu desempenho diminua; o que no caso dos notebooks da Apple varia de modelo para modelo – como pode ser consultado aqui, mas que fica em torno dos 1.000 ciclos.

De acordo com a própria Maçã, ao atingir esse limite, o recomendado é que a bateria seja trocada para voltar a sua duração original. Mas é válido ressaltar que mesmo após a contagem de ciclos ser atingida, ainda será possível continuar a usar o Mac; mas você talvez note uma redução na duração.

Sem mais delongas, confira a seguir como conferir a quantidade de ciclos da bateria do seu computador.

  • Com a tecla ⌥ Option pressionada no teclado, clique no ícone da maçã localizado no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção “Informações do Sistema”.
  • No menu lateral esquerdo, na seção de “Hardware", selecione a opção de “Alimentação”;
  • A contagem de ciclos atual será exibida em “Informações Sobre a Bateria”, mais especificamente na “Contagem de Ciclo”.

No macOS Catalina 10.5.5 ou superior, a Apple disponibiliza uma opção de “Carregamento otimizado da bateria” para ajudar a reduzir o envelhecimento desse componente. Assim, o Mac aprende a sua rotina de carregamento e aguarda para carregar acima dos 80% quando mensurar que você irá precisar de toda a autonomia.

Para conferir se o recurso está ativado, acesse as “Preferências do Sistema” > “Bateria” > “Bateria” e cheque se a opção “Carregamento otimizado da bateria” está marcada.



0

Comentários

TC Ensina: como verificar a quantidade de ciclos da bateria do Mac
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista