
Economia e mercado 07 Fev
08 de fevereiro de 2023 12
A Xiaomi mostrou que ainda pode melhorar a qualidade de fotografia de seus celulares nos testes comparativos do TudoCelular, e nesta quarta-feira (08), o DxOMark publicou uma análise da câmera frontal do Xiaomi 12S Ultra, apontando os prós e contras das selfies capturadas pelo top de linha anunciado com Snapdragon 8 Plus Gen 1 em 2022.
Amargando o 51º lugar, o Xiaomi 12S Ultra adquiriu pontuação geral de 114, o que está muito abaixo da média para um flagship. Modelos lançados há anos conseguiram resultados muito superiores no ranking do site, como o iPhone 11 (122 pontos) e Galaxy S21 (132 pontos). O aparelho também perdeu para seu próprio antecessor, Mi 11 Ultra (125 pontos).
Cabe lembrar que o modelo em questão é equipado com um sensor frontal de 32 MP com abertura de lente f/2.4. A câmera somente é capaz de gravar vídeos em Full HD @ 30 FPS. Note que o iPhone 11 e Galaxy S21 — lançados em 2019 e 2021, respectivamente — são capazes de gravar em até 4K @ 60 FPS.
O DxOMark afirma que o Xiaomi 12S Ultra oferece exposição precisa em cenas com boa iluminação e em ambientes internos ao capturar fotos e vídeos. As cores do cenário são destaque em lugares abertos e fechados. Quando o sujeito de foco é detectado, há um bom nível de detalhes no rosto, e o ruído é bem gerenciado.
Por outro lado, a fidelidade de tons de pele decepcionou os testadores. O contraste e alcance dinâmico não é dos melhores, e a profundidade do foco é incapaz de registrar todos os rostos em uma selfie com detalhes. Estabilização também não é o forte do Xiaomi 12S Ultra, fazendo com que as gravações sofram com efeito de desfoque de movimento.
As fotografias abaixo comparam o desempenho da câmera frontal do Xiaomi 12S Ultra com os resultados do iPhone 14 Pro — que divide o 1º lugar do ranking com o iPhone 14 Pro Max — e Huawei Mate 50 Pro. Os problemas de contraste ficam nítidos ao observar a discrepância de detalhes do céu registrados por cada uma das lentes.
O problema de renderização de tons de pele também é perceptível ao comparar com o Mate 50 Pro e iPhone 14 Pro, mas o verdadeiro rei da categoria é o Google Pixel 7 Pro, que está em 5º lugar no ranking de selfies do DxOMark.
A profundidade de campo insuficiente da câmera frontal do Xiaomi 12S Ultra faz com que rostos em segundo plano fiquem fora de foco, causando perda significativa de detalhes.
Outro caso em que há perda de detalhes:
O alcance dinâmico limitado faz com que a iluminação do céu “estoure” e perca texturas de nuvens. Confira a seguir, comparando com o Mate 50 Pro e iPhone 14 Pro:
Compare a estabilização de imagem do Xiaomi 12S Ultra com o iPhone 14 Pro, líder do quesito:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários