LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudo sugere aumento na vida útil de celulares para reduzir poluição

03 de março de 2023 3

O aumento da vida útil dos celulares em um ano pode ajudar a reduzir a consideravelmente a poluição. Pelo menos é o que indica um estudo feito pela GSMA, que constatou a possibilidade dessa diminuição ser equivalente a 4,7 milhões de carros. A ação poderia reduzir 21,4 milhões de toneladas de gás carbônico. Steven Moore é chefe de ação climática da entidade e comentou:

Em média, um telefone tem algo como 1.300 componentes. É um eletrônico extremamente complexo e há uma enorme cadeia de suprimentos que precisa ser alinhada.

Moore é líder de uma força tarefa formada há 18 meses que começou fazendo a análise dos celulares. Nesse sentido, o grupo com 20 operadoras de telefonia procura por formas de fazer uma economia circular para os aparelhos. A ideia é que todos os celulares disponíveis tenham energia renovável e sejam feitos com 100% de materiais recicláveis.

O relatório ainda afirma que com um modelo de negócios mais circular, é possível reduzir os impactos negativos tanto no quesito social, quanto no ambiental. Do mesmo modo, é possível criar um novo mercado e também mais empregos. Boa parte desse feito ocorre na parte da logística e produção dos smartphones.

A GSMA teve sua primeira reunião de discussões na MWC. Segundo Moore, próximo passo é ir para o campo de ações práticas. Dito isso, a entidade faz algumas propostas, como aumento na coleta de telefones velhos para reciclagem, além de iniciativas para conscientizar o público. Steven ainda falou sobre as medidas sustentáveis de Apple e Samsung:

A Apple divulgou que cerca de 20% dos conteúdos em seus dispositivos são reciclados, e se comprometeram a usar 100% de energia renovável na sua cadeia de suprimentos até 2030 e criar um telefone livre de carbono até lá. A Samsung não foi tão ambiciosa, mas se comprometeu a usar uma linha de montagem com energia 100% renovável.


No campo da sustentabilidade, a maçã chegou a ser apontada como a fabricante que mais foca em sustentabilidade, enquanto a Samsung teve o tema como pauta durante o último evento Unpacked. Outras empresas como o Google também estão com iniciativas mais sustentáveis.


3

Comentários

Estudo sugere aumento na vida útil de celulares para reduzir poluição
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista