LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 12 pode exigir pelo menos 8 GB de RAM para funcionar, diz rumor

27 de março de 2023 53

O Windows 11 foi lançado em 2021 trazendo várias novidades em relação aos requisitos mínimos de hardware para rodar o sistema, como a ferramenta TPM 2.0 desbloqueada na placa-mãe, por exemplo. Essa mudança não agradou os usuários do software, que se posicionaram nas redes questionando as condições de instalação.

Segundo informantes, isso pode se repetir no final de 2024 com a chegada do Windows 12. Ao que tudo indica, a desenvolvedora pode ser ainda mais criteriosa exigindo pelo menos 8 GB de memória RAM e mantendo o TPM 2.0. As demais exigências devem permanecer inalteradas se comparado com a versão atual:

  • Processador de 64 bits dual-core de 1 GHz
  • Armazenamento de 64 GB
  • Tela de 9 polegadas com resolução de 1366 x 768
  • Compatibilidade com UEFI, Secure Boot e TPM 2.0
  • Compatibilidade com DirectX 12 e WDDM 2.x

A Microsoft não confirmou essas especulações, portanto não podemos afirmar que os requisitos listados acima serão mantidos no Windows 12. A previsão é de que esse sistema seja oficializado no final do próximo ano, mas não há detalhes sobre a disponibilidade ou novos recursos que serão adicionados no sistema operacional.

Uma imagem conceitual divulgada pela empresa evidencia uma alteração no Menu Iniciar do Windows 12 se comparado com o Windows 11. A mudança consiste no agrupamento dos aplicativos em uma barra flutuante centralizada na área inferior da tela, função com evolução estética.

Imagem conceitual do Windows 12. (Imagem: Divulgação/Microsoft).
Veja também

Quais são suas expectativas sobre o lançamento do Windows 12? Conta pra gente, comente!


53

Comentários

Windows 12 pode exigir pelo menos 8 GB de RAM para funcionar, diz rumor
  • Na verdade só me atualizo porque tenho que me deparar com as empresas que usam w11 e agora com certeza mais para o meio do ano o w12.. Logicamente quem esta acostumado com a plataforma tem um pouco de dificuldade mas tudo se acostuma. O problema é que muitas vezes eles fazem um monte de mudanças, mas não mudam nada só aparência. Agora vamos ver o W12 mais voltados para o uso de IA, nem sei o que vai dar isso....

      • Vai falir não vai a frente se exigir está md toda tou no 11 tranquilo

          • Foi essa mesma ladainha e choradeira no início dos anos 2000, quando surgiu o rumor de que a Microsoft exigiria no mínimo 128 MB de RAM para rodar o Windows XP.
            Aceitem a evolução.
            PS: não utilizo Windows, utilizo Linux para trabalho e dia a dia já faz uns 15 anos.
            Windows, só para alguns jogos..

            • Mais armadura ao windows 7

              • Enquanto isso no Brasil, muita gente ainda usa o Windows 7 tranquilão sem reclamar.

                  • Acho que não viu kkk. Visto que os navegadores não aceitam mais Windows 7. E como eu formato computador sei bem que a maioria já pede pra instalar Windows 10 justamente por isso. O navegador é o software mais usado no computador e se ele não roda no Windows 7 as pessoas não irão usar esse sistema. Acho q vc tá bem desinformado hoje sobre a situação do Windows.

                      • Sem suporte, sem defesa, uma hora o mal chega no pc da pessoa.

                      • partiu sistema concorrente, pq? vejamos..... um sistema cheio de bugs, que desabilita coisas do seu dispositivo para fazer vc migrar para uma compra de aparelhos mais caros, que não traz muitas novidades relacionadas ao sistema anterior.... e agora me faz imaginar ter 8G de Ram p rodar? já chega ter que fazer gambiarra para fazer rodar w11 em um notebook dell que teho e com certeza sm roda tranquilamente com os pes nas costas o windows 11 e simplesmente a microsoft diz " não atende requisitos?" kkkkk sinto muito pregaram mais um prego no caixão deles..prefiro investir meu dinheiro patra continuar a desenvolver as coisas e trabalhar em outra plataforma mesmo .... adeus microsoft se for realmente verdade....

                        • Que péssimo.

                            • Esse novo Windows deveria ter exigir SSD como requisito tmb. Até lá(fim de 2024) já vai está mt mais barato(o que já está)

                              • Se até um celular com Android de menos de 1999 reais em 2023 tem 8gb de memória RAM e 128gb de memória ROM (Armazenamento).

                                Então por que um notebook ou tablet com Windows 12 não pode ter pelo menos 8gb RAM + 256gb ROM em 2025?

                                  • Espero que tenha um novo sistema de arquivo. NTFS ja está defasado!Espero tambem que o tempo de boot seja melhor otimizado, pois no Windows 11 ou 10 nao importa a velodidade ou modelo do SSD que o tempo é praticamente o mesmo.

                                      • Comentando o que já comentei. Isso é ótimo porque enfim acaba notebook chegando por 2 mil reais e com 4gb de Ram, você abre 3 guias no Chrome e não tem mais 1mb de Ram livre.

                                        • Que seja apenas um rumor, caso contrário será um BAITA DE UM TIRO NO PÉ. Sem condições disso tudo, o sistema precisa ser mais otimizado para diminuir isso aí %uD83D%uDE05%uD83D%uDE05%uD83D%uDE05

                                            • Cara, isso é requisito de fabricante, e vai ser ótimo se for assim... Vai acabar de vez com notebooks com 4gb de Ram saindo de fábrica em pleno 2024.
                                              Lembrando que muita marca só parou com 2Gb de Ram quando a Microsoft deixou 4gb de Ram como requisito no Win 10.

                                              • Tem que ser assim mesmo, proibir fabricante de usar pré-instalar Windows em porcaria. Se o usuário quiser instalar por conta própria, que o faça. Já passou e muito da hora de implementarem algum controle de qualidade.


                                                Eu começaria pela exigência de...

                                                - um processador igual ou superior a um Pentium Silver N5000, para permitir sistemas de extremo baixo consumo com o mínimo aceitável de desempenho.
                                                - 8 GB de RAM DDR4.
                                                - no MÍNIMO, 128 GB de SSD NVMe ou armazenamento UFS. Nada de eMMC, e terminantemente proibido o uso de HDD como drive de boot, se a fabricante quiser incluir, que seja como armazenamento secundário.
                                                - no caso de computadores com tela embutida, resolução 1920x1080 ou superior (pra ver se essa desgraça imunda de 1366x768 morre de uma vez).

                                                Vai elevar o preço dos equipamentos? Talvez não tanto. Os equipamentos minimamente decentes já conseguem cumprir todos os requisitos acima. Os equipamentos que não conseguem também são vendidos a preços superfaturados do mesmo jeito, se quiser provar por você mesmo vá em qualquer loja física e se surpreenda com os preços dos notebooks das nossas queridas Positivo, Multilaser e derivados. E lembre-se que geralmente esse tipo de equipamento é vendido com várias prestações, no carnê, ou o que quer que seja, com juros lá nas alturas, pois enganar leigos não é o bastante.

                                                  • Eu ainda fico surpreso o quanto a memória RAM é restrita, principalmente em notebooks. Agora que começaram a vender com 16gb, 8gb ainda tem que ficar mais acessível.

                                                    • Ó windows 12 tem que se superar em inovação tem que ter todos app agora do Playstore e Apple Store todos sempre no Microsoft Store e novas tecnologia IA e integração sincronização com óculos VR no PC e óculos VR e integração com drones Dji também

                                                      • errado falar em exigir 8 gb de ram quando o correto seria usar ssd , já que o windows pode usar a memoria virtual do ssd e quanto mais rápido o armazenamento melhor será o desempenho já que isso é usado como memoria ram, portanto o windows pode funcionar perfeitamente com 2GB de ram e usar 6GB de espaço do ssd ou m2 em computadores mais atuais.

                                                          • Um SSD NVMe PCIe 3.0 x4 ainda está a umas 2 ordens de magnitude da velocidade de uma simples RAM DDR4... Nem Macbook M1 escapa da lentidão quando o swap começa a agir.

                                                            Se tem, faça o teste você mesmo... use o msconfig, limite a RAM do seu Windows para no máximo 2 GB de RAM e tente usar... vai ficar uma completa porcaria, e ainda vai devorar seu SSD se conseguir usar.

                                                          • Sempre tem esses rumores, quando vai ver continua na mesma kkk

                                                            • Essa imagem conceitual parece a de um tablet gigante, o que já é feio vai ficar pior. Windows tem que se parecer com Windows, sem inventar moda

                                                                • Meu investimento em 32 gb vai valer a pena por mais dois windows kkkk

                                                                    • é muito estranho pensar que 16gb seria pouco pra o win12, tomara que seja só rumor mesmo

                                                                        • Cara, sabe que esses requisitos são mais para fabricantes né? Por exemplo, o Windows exige como requisito há muito tempo microfone e webcam, por isso que todo notebook tem... Se não fosse a exigência da MS, as fabricantes nem colocavam nos básicos.

                                                                            • Vamos ver por que vai chegar ele beta né depois do original pesa mais ó sistema

                                                                              • Está se inspirando no Android, ficando cada vez mais pesado.

                                                                                • por isso só irei pular para o W12 quando tiver tudo certinho...

                                                                                    Android

                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                    Android

                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                    Windows

                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                    Economia e mercado

                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista