
Economia e mercado 26 Jul
20 de julho de 2023 11
Na manhã desta quinta-feira (20), a Opensignal divulgou o seu mais recente “Relatório da experiência em redes móveis”, com dados do Brasil coletados entre os dias 1º de março e 29 de maio de 2023. O destaque ficou por conta da TIM, que venceu o prêmio “Qualidade Consistente” no Brasil, com 60,1%.
A operadora ficou 2,4 pontos percentuais acima da concorrente Claro, que obteve 57,7%. Já a Vivo registrou 56,3% e terminou na terceira colocação do ranking. Esta categoria é uma métrica crítica que mede com que frequência a experiência dos usuários em uma rede é suficiente para atender aos requisitos dos vários apps mais exigentes.
Ela leva em consideração as velocidades de download e upload, latência, instabilidade, perda de pacotes, tempo até o primeiro byte e o percentual de testes realizados e malsucedidos por um problema de conectividade na hora de baixar arquivos.
A TIM também manteve todos os prêmios relacionados à cobertura. Isso inclui a categoria “Disponibilidade”, bem como “Disponibilidade 5G” e “Alcance 5G”. Neste último, por exemplo, ela venceu com uma pontuação de 4,2 em uma escala de 10 pontos.
O segmento de Experiência em Vídeo foi outro destaque por aqui. Isso porque a TIM desbancou a então campeã Claro aqui, ao fazer 58,4 pontos em uma escala de 100. A vencedora no relatório anterior ficou 3,8 pontos atrás (54,6).
Aqui se mede a capacidade de transmitir vídeos em 720p ou mais, com tempos de carregamento considerados satisfatórios e baixa perda de rendimento.
As duas operadoras haviam compartilharam duas vitórias no relatório antecessor, nos quesitos “Experiência com Jogos” e “Experiência com Aplicativos de Voz”. Agora, a Claro levou a melhor nos games, enquanto a TIM ficou à frente nos apps de voz.
Os dados ainda mostraram que a Claro continuou na liderança nos quesitos “Experiência com Velocidade de Download” e “Experiência com Velocidade de Upload”, ao registrar 23,7 Mbps e 8,1 Mbps, respectivamente.
Desta vez, a vitória não foi tão confortável, visto que a Vivo registrou aumentos expressivos em ambos os cenários. O avanço permitiu diminuir a margem para a campeã para 1,1 Mbps em download e 0,2 Mbps no upload.
A Vivo se mostrou dominante em rapidez com a rede móvel de quinta geração. A companhia manteve a sua liderança nas categorias “Velocidade de Download em 5G” e “Velocidade de Upload em 5G”, com registros de 403,2 Mbps e 35,9 Mbps, respectivamente.
Uma curiosidade ficou por conta da Claro e da TIM no upload, ao ficarem empatadas em cerca de 6,7 Mbps.
Qual é a sua avaliação sobre os resultados do levantamento de redes móveis no Brasil da Opensignal? Participe conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários